sábado, 28 de fevereiro de 2015

Tempos difíceis


Parece que uma das regras para nos sentirmos bem, é a ausência de expectativa em relação aos outros. Nada de esperar determinadas respostas, nada de aguardar determinadas ações.
Outra, é não termos preocupações com aqueles que nos são próximos.
Devemos tentar nos desligar de eventuais dificuldades ou problemas que possam estar enfrentando.
E devemos fugir das saudades. Porque elas podem doer.
E, ainda, é preciso que não nos emocionemos a cada instante.
Serão essas as regras para que fiquemos bem?
Distantes, quase desligados.
Indiferentes?
Tiramos isso, tiramos aquilo.
Deixamos de pensar nos outros, evitamos esperar respostas, procuramos não sentir falta ou saudades.
O que nos sobrará?


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Hiperrealismo



Aproveitando bem um fim de semana em São Paulo, fomos ver a exposição do Ron Mueck, na Pinacoteca de São Paulo.
A simples ida à Pinacoteca já vale o passeio. O prédio tem uma arquitetura linda e fica no simpático Jardim da Luz, no centro da cidade.


É o mais antigo museu de artes de São Paulo, tendo sido fundado em 1905 e, até 1989, dividiu espaço com a Faculdade de Belas-Artes. 
De 1994 a 1998, o prédio passou por uma grande reforma, com projeto do renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Por esse projeto, o arquiteto foi merecedor  de um importante Prêmio Internacional.




O acervo da Pinacoteca é valioso, e representativo da arte brasileira, e muitas são as exposições temporárias que ela abriga.
Desta vez a atração estava nas fantásticas esculturas de Ron Mueck, australiano que se serve basicamente de fibra de vidro, silicone e resina, para seus trabalhos hiperrealistas.
As esculturas representativas de pessoas ou são enormes, ou menores que o normal. Os detalhes são perfeitos: a pele, os cabelos, o brilho dos olhos. 




As filas para a visita à exposição sempre estavam enormes, mas exercendo nosso direito à prioridade, como já contei aqui, conseguimos, juntamente com a netinha, apreciar obras tão interessantes.




Foi um programa muito agradável.