Descompasso


Desde final de janeiro, vivi aceleradamente. Tive que enfrentar uma reforma total da cozinha, que havia sido invadida por cupins. E, ainda, uma reforma de um banheiro, com problemas de vazamento.
Decisões e mais decisões. Escolha e compra de materiais. Sobrevivência em casa sem cozinha. Poeira e mais poeira.
E sem ver o fim da reforma, saí para uma viagem tranquila: 14 dias inteiros dentro de um navio.
Mar quase que o tempo todo. Lindo. Calmo.
E o tempo, rendendo mais.
Hoje, fui assistir à missa. Fiquei impressionada com o número de participantes.
O padre fez um bom sermão e, no final, lembrou-nos de que o Papa Francisco sempre pede que rezemos por ele. Disse, o padre, que essas orações são necessárias não só por problemas internos da Igreja, mas também por incompreensões geradas pela preocupação constante que o Papa tem com os oprimidos, com os desassistidos.
E eu estava pensando. Se todos nós, cristãos, tivéssemos esse tipo de preocupação, com certeza o mundo seria outro.
Se todos nós que ali estávamos, entendêssemos as políticas sociais, e as apoiássemos, a vida seria outra.
Mas é difícil. Vem uma administração que incentiva o tráfego de ônibus, para que aqueles que moram longe não gastem muitas horas até o trabalho, e os proprietários de carro se opõem ferozmente.
Surgem políticas preocupadas em garantir assistência mínima à saúde nos rincões mais pobres do país, e as críticas são volumosas.
E muito mais.
Pensei em tudo isso durante a missa. No final, o padre se colocou à disposição para conversar com quem tivesse interesse.
Resolvi esperar por ele.
Ao meu lado, uma senhora que puxou conversa. Disse que estava fazendo um Curso Bíblico e que queria esclarecer umas dúvidas sobre alguns temas.
Eu lhe disse que queria trocar ideias com o padre sobre a questão que preocupava o Papa Francisco, e sobre a falta de amor que impera na sociedade. E fiz mínimas referências a algumas políticas de inclusão social.
Foi o suficiente para que ela passasse por uma transformação impressionante. Fez comentários ácidos, fortes, e terminou dizendo:
 - Mas sabe quem eu quero que suma de vez? O Lula. Esse homem é um câncer. Ele me desperta um ódio enorme. E é mau. É tão ruim, mas tão ruim, que nem o câncer que teve conseguiu levá-lo.
Fiquei pasma. 
Havíamos acabado de assistir à missa. Convocados a sermos bons pastores. A espalharmos o amor.
Desisti de esperar.
Espero que, pelo menos, ela tenha conseguido esclarecer suas dúvidas a respeito da Bíblia.


Comentários

  1. Heloísa , Reformas em casa são realmente o ó do borogodó, mas depois de prontas( se resistirmos) fica tudo lindo!

    A viagem deve ter sido linda e reenergizante!

    A missa, que bom que o tema foi bom e a frequência grande. Ideia boa do padre de se colocar à disposição às dúvidas. Pena uma pessoa que acaba de ouvir palavras bíblicas, (e talvez até tenha feito a comunhão) ter reações assim realmente descompassadas!

    Mas é a velha história: ninguém ,mesmo querendo se passar por santa, consegue manter a máscara por muito tempo...

    Bom te ler, te ver aqui! beijos, tuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto e reflexão. Mas deveria ter esperado o padre, sim! Volta lá! Valeria essa conversa.

    ResponderExcluir
  3. En cuanto a las obras me alegro por ti, has pasado momentos malos y alborotados pero ahora seguro que tienesa una cocina nueva preciosa. Ya está lo peor ahora sólo ha disfrutarla, además con tu viajecito descansado debes estar como nueva. En cuanto a la secuencia de la iglesia: sin comentarios, no vale la pena. Un beso

    ResponderExcluir
  4. Helo,esse Cristo Grande que deve habitar em nós faz com que sejamos Cristãos,mas nem sempre o resultado das palavras do Padre surtem efeito.Achei ele inspirado!!Na verdade um privilégio no meio do oceano desfrutar da Eucaristia!!Adorei o que escreveu!!Serei sua leitora!!bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê