Bolsinha dengosa
Outro dia escrevi sobre bailes de formatura dos meus tempos de juventude. Aqueles bailes em que as moças colocavam seus vestidos longos, de tule ou tafetá, os rapazes iam de terno, muitas vezes de smoking, e a orquestra, depois de muitos boleros, foxtrots e sambas-canções, garantia três valsas lindas, usualmente à meia-noite.
Tudo era muito elegante.
E não é que outro dia, arrumando uma gaveta de lembranças, muitas dos tempos das valsas, voltei aos meus 15 anos ao encontrar minha “minaudière”.
Minaudière, com seu nome original vindo da França, é uma bolsinha metálica com pequenas divisões internas, e um espelho. Continha o essencial para uma noite de festa: espaço para um batom, pó de arroz, ou compacto, pequena esponja e um espelho.
Havia minaudières um pouco maiores, com outras repartições, inclusive para piteiras e pequenos relógios, e que eram usadas nos grandes salões.
Com essa bolsinha tão especial, as jovens compunham seu figurino de festa.
Na verdade, a minaudière era mais um enfeite, do que utilidade. Foi criada pela joalheria Van Cleef & Arpels, como um símbolo de elegância e feminilidade, e parece que seu uso durou dos anos 30 a 50.
E você, já havia ouvido falar em Minaudière?
Em tempo:
1. Para quem desconhece francês, e quer conhecer a pronúncia, fala-se "minodier", com a vogal "e" aberta.
2. Minha minaudière, foto acima, era simples, mas cumpriu seu papel. Agora, nos seus mais de 70 anos, está meio acabadinha.
3. Parece que, entre nós, muitos chamavam esssa bolsinha de "dengosa".
Bah, quer lindo achado em meio às tuas coisas e tão boas recordações devem ter chegado jujto com ela!Adorei!
ResponderExcluirbeijos,tudo de bom,chica
Nessa volta ao passado com lembranças doces, como essa bolsinha elegante, vc dá um respiro em tudo que se lê na Internet. Não se trata de alienação mas de autopreservação. Depois de assistir Adolescência e sua imensa repercussão foi o primeiro momento em que eu sorri nessa semana. Abraços e parabéns pelo texto leve e saboroso. Maria Ines Notari.
ResponderExcluirQue chique! Não fazia ideia dessa moda nem da sua particular! Agora pode somar à sua coleção HeloArte. beijos, Pri
ResponderExcluirQue linda bolsinha! Em sim, estamos cada vez menos elegantes. E em vários sentidos. O que me consola é que as coisas no mundo costumam se alternar, a fase de falta de elegância é seguida pela da busca da elegância, a da grosseria é seguida pela da delicadeza.
ResponderExcluirBelo post!
Beijo e boa semana
uma graça. beijos, pedrita
ResponderExcluir