Difícil é improvisar.




Há algum tempo, conseguia-se fazer programas com mais facilidade. No meu caso, não só porque a idade era menor, mas também porque era mais fácil conseguir-se lugares em espetáculos e até hotéis.
Hoje, tudo tem que ser feito com muita antecedência. 
Viagens, dependendo da época, precisam ser resolvidas pelo menos com três meses de antecedência. Caso contrário, passagens serão difíceis, ou muito mais caras, e hotéis preferidos poderão estar lotados.
Espetáculos musicais, teatros, shows, também exigem planejamento. Ingressos devem ser comprados com antecedência.
Às vezes, durante a semana, surge a vontade de fazer uma viagem de fim de semana, ou de ir a algum teatro ou show. Provavelmente, será difícil. Sem reservas, só por sorte.
Parece que, com isso, a vida fica muito esquematizada. Ou se decide tudo com antecedência, assumindo compromissos que não se sabe se poderão ser cumpridos, ou se corre o risco de ficar de fora, na hora de se aproveitar o tempo.
Isso porque a surpresa, o prazer de fazer um bom programa de última hora, praticamente inexistem.
Anos atrás, ousadamente, fizemos uma viagem para a Europa sem reserva antecipada de hotéis. Foi uma viagem maravilhosa de trem, por vários países, com início em Paris.
A ideia era chegar na estação de trem das várias cidades, buscar o escritório de turismo ali existente e fazer a reserva para o dia. Eram tempos sem internet. 
Comprada a passagem aérea, e após um bom estudo sobre o roteiro e os horários de trens, saímos de São Paulo direto para Paris, sem reserva de hotel.
E, daí, o susto. Não havíamos atentado para o fato de que, naqueles dias, realizavam-se os jogos das finais do famoso torneio de tênis Roland Garros. Os hotéis em Paris estavam lotados. No escritório de turismo do aeroporto, o funcionário nos conseguiu hospedagem só para uma noite, mas um brasileiro que estava no local, pelo telefone, nos arranjou um hotel bem simples, na Rue Cujas, Hotel Saint Michel. 
Afortunadamente, hotel bem localizado, a um passo da Sorbonne. 
Hoje, pesquisando sobre o hotel, descobri que atualmente há um hotel mais estrelado praticamente no mesmo local, com o nome de Grand Hotel Saint Michel. Não foi o que ficamos. Mas o que mais me surpreendeu foi saber, pelas pesquisas, que quem viveu por um tempo no hotel simples em que nos hospedamos foi o casal Zélia Gattai e Jorge Amado.
A dificuldade na reserva do hotel em Paris, foi uma exceção. O resto da deliciosa viagem foi feito sem problemas, com reserva somente na chegada ao local, e em hotéis, de preferência, próximos das estações. 
Hoje, penso que ninguém se atreve a viajar dessa forma.
Principalmente nas viagens internacionais, deve-se sair do Brasil com tudo reservado: hotéis, passeios, museus, espetáculos e, muitas vezes restaurantes. Reservados e, até, pagos. Quase não há espaço para improvisações.
E nas andanças por aqui, também é difícil improvisar. Em outros tempos, fui muitas vezes para São Paulo sem programa agendado. Sempre conseguia um bom teatro, ou outro espetáculo atrativo.
Agora, é quase impossível. Bons espetáculos, sempre lotados. 
E o lazer improvisado acaba se realizando em algum passeio pela cidade, feira de variedades, antiguidades ou artesanato. Felizmente, em São Paulo há muitas, e todas muito interessantes.
Foi o que fizemos no último sábado, aproveitando um agradável passeio no bairro da Liberdade.








Ilustração inicial, daqui.
Já escrevi várias vezes sobre lazer em São Paulo. Em caso de interesse, é só pesquisar pela lente de aumento em: São Paulo, turismo em São Paulo, feiras, concertos, museus.



Comentários

  1. realmente muitos lugares só com antecedência mesmo. mas eu costumo ir em eventos não tão concorridos, que tem ingressos na hora. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Tens toda razão,Heloisa! Tudo ficou m ais complicado , de verdade!
    Ou pensamos bem antes ou nos ralamos,RS...
    Tudo Deve ser previsto e as surpresas quase inexistem!

    Obri gada pelo carinho com a Tita! Bjs,tud o de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Vc tem razão.Quanto mais conceituado o restaurante ou barzinho com música ao vivo , mais dificuldades para achar lugar e ainda mais difícil, uma boa mesa. Reservar com antecedência é a melhor opção,especialmente nas casas localizadas na badalada Tolentino Filgueiras, em Santos.No caso de peças teatrais e musicais em SP, muitas vezes nem a antecedência de reserva garante a diversão. Havia reservado, junto a uma cia.de viagens Santos, a ida ao musical Zorro, no teatro Santander,. Shopping JK, no último domingo, 6 de outubro, com antecedência de 2 meses. Dez dias antes, a cia teatral cancelou a apresentação ( não sei a razão), mas eu, particularmente, só fui avisada na véspera. Enfim, esse é o ritmo da modernidade no campo do lazer e de alegrias agendadas!

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Heloísa. Hoje, para fazer qualquer viagem há que planeá-la muito bem e claro, nada de arriscar a ir sem hotel marcado. Gostei muito de ver as fotos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Olá, Helô,

    Sim, atualmente há pouco espaço para improvisações, quando se trata de viagens e desfrute de espetáculos culturais e outros. Eu, realmente, nem sei se lamento isso, pois vivemos num país que desvaloriza a cultura e desestimula as atividades ... digamos... civilizatórias. Mas, se mesmo assim as pessoas procuram essas coisas, a ponto de elas se tornarem concorridas, acho que estamos no caminho certo, rsrs.
    Estive, no bairro da Liberdade no ano passado e minhas filhas estiveram lá, poucos dias atrás. Todos amamos São Paulo!
    Ah, tenho me ausentado do blog e dos blogs amigos devido ao tratamento que estou a fazer. Mas devo atualizar a minha página em breve.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Heloisa, tem o lado bom e lado ruim da coisa...Certos ingressos ficam esgotados em pouquíssimo tempo, tudo pela internet, é uma facilidade, mas muitas vezes acaba sendo sorte conseguir.
    Realmente é chato, até o cineminha de última hora ficou impossível assistir se for lançamento.
    Adoro o bairro da Liberdade, principalmente aos domingos (qdo não está muito quente) para comer takoyaki, delícia!!
    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Olá querida Heloisa, como você está?
    Realmente você tem toda a razão, não existe mais espaço para improvisar programas, tudo precisa ser agendado com muita antecedência ou já era. Infelizmente a tecnologia nessas horas atrapalha, pois tudo é realizado pela internet, compras de ingressos para shows, teatros, eventos, partidas de futebol e por aí vai. Bom que sempre haverá opções de passeios, mesmo os mais simples como passar um dia em qualquer parque da cidade, pra isso ainda não precisa se programar com antecedência...rs!
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê