Horário de verão





Em janeiro do corrente ano, tomou posse, no Brasil, o novo governo federal eleito para nos governar por quatro anos.
Em linguagem popular, é um governo que chegou “botando pra quebrar”.
Em pouco tempo, deu uma remexida em tudo que estava estabelecido há anos, até mesmo no campo das relações pessoais. Parece incrível, mas conseguiu criar um clima de discórdia, de intolerância, de ódio, mesmo, que alterou profundamente relações familiares e de amizade, que antes aconteciam sem grandes choques.
Revogou direitos trabalhistas e previdenciários, cancelou o programa Mais Médicos, reduziu o índice de aumento do salário mínimo, introduziu critérios bizarros para a escolha de ministros, valorizou a mediocridade.
E, no meio de toda a mixórdia, acabou com o horário de verão.
Desde 1985 o horário de verão era adotado, em grande parte do nosso território, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica. Os relógios eram adiantados em uma hora, durante parte da primavera e do verão, época em que os dias, mais longos, permitem um melhor aproveitamento da luz natural.
Dessa forma, quem acordava às 7:00h, com o adiantamento dos relógios, passava a acordar às 6:00, já com dia claro. E terminava os trabalhos do dia, ainda com a luz do sol. 
Pois esse costume de iniciar-se os trabalhos do dia mais cedo, foi afastado.
Decretou-se o fim do horário de verão. Os relógios, não mudam mais. 
Mas o sol, continua o mesmo. Desde o final de outubro, que ele vem nascendo cada dia mais cedo.
E eu, embora sem o horário de verão, passei a acordar, natural e pontualmente, em torno das 5:30 horas.
A claridade entra pelas frestas da janela, me avisando que o dia começou. 
Não, não é bem assim. O "dia" ainda não começou.
Com urgência, preciso fazer meu corpo entender que o horário de verão acabou.




Hoje o sol nasceu às 5:17h. Resolvi escrever esse texto, mas não tive a ideia de registrar o nascer do sol. Por isso usei essa foto, tirada bem perto da minha casa, por Solange Freitas/TV Tribuna, publicada pela G1 na web.

Comentários

  1. Pois é, Heloísa!
    Ele chegou se achando e mexeu em tudo, mas deixando rastros de dúvidas sobre tudo...

    Faz um montão de coisas erradas, tantas respostas nos deve,fake news, não sabe nem controlar sua família...
    Pois pra mim que gosto das coisas naturais, acredito que até agora essa da mudança do horário foi a única boa que fez...
    Aqui em Poa, como falta segurança, não temos liberdade de nas ruas andar e quanto mais comprido o dia, pior fica, pois não sabemos o que inventar com nossa vontade de estar passeando quando ainda está claro e mesmo assim, se não for em locais muito especiais, não podemos. Por isso, prefiro a normalidade até sol,rs...
    Mas até nisso, como em tudo na vida, há que goste, outros não!
    A vida assim é!

    beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Helô,

    Não tenho simpatias por este governo e espero que a história o retrate como ele tem feito por merecer. Acho que o grande mérito dele - involuntário, com certeza - tem sido o de revelar uma face do Brasil que foi mantida encoberta, ao longo dos séculos.
    Qaunto ao horário de verão, não me agradava também. Costumo acordar de madrugada e a antecipação do horário - no meu caso - mais confundia do que ajudava.

    ResponderExcluir
  3. Olá Heloísa: infelizmente a ideia que o vosso presidente passa para o exterior é o de um homem bronco, ignorante e que não respeita outras ideias para além das suas. Foi anedótico ouvir um dos seus ministros dizer que os peixes são inteligentes e que iam fugir do petróleo. Santa ignorância!!
    Bolsonaro e Trump são duas faces da mesma moeda. Que Deus nos proteja!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Oi Heloisa! Havia me acostumado bem com o horário de verão, acertava o relógio e no dia seguinte já nem lembrava mais. Engraçado que esse ano sem o dito, estou acordando mais cedo e ao final do dia estou morrendo de sono uma hora antes...Acho que vou voltar aos tempos que dormia cedo e acordava com as galinhas, pássaros e o sol.
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. essa polarização é péssima mesmo. tb é péssimo esse costume de acabar tudo da gestão anterior, nada tem continuidade. o horário de verão não resolvia muito, mas eu adorava. imagino q quem acorda muito cedo devia ser mais difícil, mas eu amava os dias mais longos. estou sentindo muita falta. e a cultura? nossa, cada dia mais triste com cada notícia pavorosa. agora a cultura foi para o ministério do turismo. o ministro do turismo foi em uma praia no pernambuco e disse em coletiva na praia q tds as praias do nordeste estão boas pra banho. q vergonha. não aguento mais tanta mentira. e pior, mentira q põe em risco a vida das pessoas. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  6. Aquí en España, es un tema muy controvertido el del horario, pues cada otoño y primavera lo cambiamos para aprovechar las horas de luz, pero ya hace tiempo que se oyen voces contrarias a esa práctica, cada año se cuestiona pero al final se sigue cambiando. En realidad en nuestro país al sur de Europa no tiene demasiado sentido, pero como te digo es un tema que cada año se debate y de momento seguimos igual. Un beso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê