Desafio alucinante





Quando preenchi meu perfil, ao criar esse blog há quase doze anos, me descrevi como uma pessoa que gosta de desafios.
Realmente, a vida tem me mostrado que o desafio, no plano das atividades, me motiva, me fortalece, me empolga.
Nos últimos dois meses, resolvi enfrentar um novo desafio, o de usar máquina de costura e aprender a confeccionar bolsas de tecido.
Minha máquina estava guardada há quase seis anos, depois de um curto período de uso. Ganhei da filha e neta no Natal de 2013, enfrentei o desafio de fazer dois ou três vestidinhos para a Isadora e guardei-a. Pouco entendia de costura e não encontrei ninguém para me orientar.
No atropelo do tempo, com os anos se acumulando, fui me distraindo com outros trabalhos manuais. O último foi o resgate do bordado, que havia aprendido nos tempos do colégio.
Pesquisei um risco, comprei o material e, consultando a memória e aulas virtuais, terminei meu bordado. 
Pronto o bordado, a dúvida. Como utilizá-lo? Numa almofada? Numa bolsa?
Sim, numa bolsa.
Como fazê-la?
Fui atrás de lições e me entusiasmei.






Ao mesmo tempo fui aprendendo a usar a máquina de costura, e a fazer todos os passos da confecção de uma bolsa. Cortar, costurar, matelassar, fazer bolsos, colocar zíper, fazer forro, caprichar.







De costura eu entendia o elementar por observar, quando criança, minha mãe nos seus eventuais momentos de máquina, e por autodidatismo e coragem. Faltava um estímulo para me desenvolver, e a ideia de uma atividade diferente logo me atraiu. Ainda mais que logo veria os resultados.
Em pouco tempo descobri que a confecção de bolsas é um trabalho delicioso, embora eu não tenha conseguido descobrir qual a melhor postura para o uso da máquina, o que tem me causado algumas dores na coluna.
Mas ver o resultado, é algo muito prazeroso.
O usual é a confecção com tecidos estampados, e logo adquiri alguns cortes muito bonitos. Contudo, comecei pela bolsa feita com meu bordado colorido e, entusiasmada com o final, resolvi fazer mais um bordado, para uma segunda bolsa. Assim descobri o lindo bordado japonês.


E depois da segunda, vieram a terceira, a quarta, a quinta e outras mais, agora usando os tecidos tão especiais e cheios de cores.
Uma coisa é certa. Desconfio que estou ficando meio alucinada com esse novo projeto.



Em dezembro de 2013 contei sobre meu presente de Natal, que agora estou aproveitando. Leia aqui.
E, em novembro de 2018, escrevi sobre o bordado que agora virou bolsa. Está aqui.
A primeira foto, e algumas outras, entre as quais a da máquina ( que é igual à minha) foram tiradas no Ateliê da Márcia, onde estou aprendendo essa nova arte. Logo escreverei sobre ele.


Comentários

  1. Heloisa, que maravilha esse dom e ainda mais a vontade, paciência pra com capricho cada uma bolar, inventar , criar. ADOREI! Parabéns! Continua ! bjs, tuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. está lindo demais, vc é muito talentosa. eu brinco q a minha habilidade para trabalhos manuais é de outra vida tantos anos faz. parabéns. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Estou maravilhada!
    Cada bolsa linda!
    Que trabalho encantador!

    ResponderExcluir
  4. Caramba, você é craque, tão rapidamente nesta perfeição, é dom, parabéns!!
    Todas ficaram lindas, mas amei a do bordado japonês, vou me informar, mais por curiosidade, minha visão já não aceita trabalhos a curta distancia. Acho que ficariam lindos até emoldurados!
    Abraço, Helena!

    ResponderExcluir
  5. Todas lindas, Helo. Incrível suas habilidades. Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde de paz, querida Heloísa!
    Incrível como seu capricho a faz chegar longe na cofecções das bolsas.
    Cada uma mais linda e vale a pena enfrentar desafios e a vida nos permite esse crescimento cada vez mais.
    Meus parabéns!
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  7. Lindas Helo
    Parabéns
    Sempre se reinventando

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Helô,

    Nossa, fiquei impressionada, é óbvio que você tem dom para a coisa! rsrs. Parabéns pelas lindas bolsas, pelos bordados (amo esta arte!) e pelo bom gosto. Você é talentosa e perceptiva, logo aprende aquilo que se desafia a aprender, o que não é pouca coisa.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Hola Heloisa, a mi también me encantan los desafíos, creo que su logro nos rejuvenece y estimula. Yo también voy a una escuela, en mi caso es de Patchwork, aunque tocamos todas las técnicas, disfruto con cada nuevo proyecto y contra más difíciles son más me gustan. Tus bolsos son una preciosidad e imagino lo bien que debes estar mientras los confeccionas. En una próxima entrada quiero poner algunos de los proyectos que he ido haciendo para Navidad, con la radio, mis telas y agujas soy feliz. Un beso

    ResponderExcluir
  10. Querida Heloisa: obrigada pela companhia ao longo deste ano. Espero que no próximo nos continuemos a visitar.
    Votos de um Feliz Natal.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  11. Boas Festas, Heloísa, dias de alegrias, harmonia e afeto! Abração!

    ResponderExcluir
  12. Önemli giriş adreslerine buradan ulaşabilirsiniz.
    betturkey giriş
    betpark giriş
    36A3S

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê