Natal







Do Natal ingênuo, com a figura simpática, mas bem pouco vista do Papai Noel, ao Natal agitado, com a figura quase intimidante do Papai Noel.
Na infância, a simplicidade. Uma lembrança, colocada sobre os sapatos ao lado da cama, indicava que o Papai Noel havia passado por ali. Um livro, um pequeno jogo, um tercinho com pedras bonitas. Uma simples lembrança trazia felicidade.
E o Natal tinha a grande marca da religiosidade. O presépio na Igreja, o presépio montado com detalhes, e ocupando quase que uma sala inteira na casa de um tio.
A Missa do Galo à meia noite.
Depois, o Natal dos filhos, que também colocavam os sapatos ao lado da cama, esperando a passagem do velhinho do dia 24 a 25 de dezembro. E o bom Papai Noel escolhia os presentes, que poderiam ser cavalinhos, fogões com panelinhas, jogos, roupas, bonecas e até um balanço que, como não podendo ser colocado sobre os sapatos, ficava no quintal esperando que suas crianças acordassem. 
O presépio montado em casa.
E depois desse Papai Noel particular, ainda havia as reuniões de Natal com os avós e tios, e os presentes aumentavam.
A oração feita pela avó, o presépio vivo pelas crianças, muita interação, muita alegria.
Noite Feliz ao piano, e cantada por todos. Que eram muitos.
Crescidos os filhos, presentes significativos para marcar a data, já sem a intervenção do Papai Noel. E aqueles que haviam encarnado o Papai Noel durante alguns anos, passaram a receber mimos das crianças que haviam crescido.
Daí, os netos, despertando nos avós o Papai Noel que adormecera.
A avó das palavras importantes, das orações no Natal, já não está entre nós. Alguns tios, também não.
As famílias cresceram e se espalharam. Não há sapatos aguardando mimos, mas a figura do Papai Noel, em todos os cantos da cidade, com ar intimidante não nos deixa esquecer dos presentes. Agitação, correria.
Noite Feliz ao piano, e cantada por todos. Que já não são muitos.
O presépio reduzido em tamanho, mas multiplicado pela casa. 
E o Menino Jesus, no seu lugar de honra. A nos lembrar o verdadeiro espírito do Natal.
Que aproveitemos a data para renovar nosso amor pelo próximo. 
Amor e Paz.




Comentários

  1. O Natal também passou por modificações desde os nossos tempos aos atuais. E nós, vamos nos adaptando, com saudades daqueles tempos. Importante é nunca esquecer o real dono da festa! FELIZ NATAL pra todos vocês e que a noite seja linda, abençoada e iluminada com a luz que há de chegar =pra morar no coração! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. natal é a festa do papai noel. bom natal. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Sim, também o Natal está deixando de ser a festa para celebração do nascimento do menino Deus, aquele que, um pouco antes de deixar este mundo, resumiu a própria missão, dizendo: "Um novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei", para se tornar cada vez mais uma festa de consumo, excesso e estresse. O âmago da festa antes era baseado na figura de Jesus Cristo e o legado que Ele deixou à hunamidade. Agora o Natal está - cada vez mais - se dissociando do verdadeiro espírito do cristianismo, uma pena.

    Feliz Natal para você e os seus queridos, Helô, obrigada pela sua presença em minha vida, nesse ano turbulento, rsrs.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Que lindas memórias, Heloísa, de uma forma ou de outra o natal sempre deixa marcado esses momentos. Precisamos de amor e respeito pelo próximo e urgente!
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Em poucas e lindas palavras vc resumiu a transformação do Natal e seus valores. Mas sem dúvida a essência é manter a família unida, costurando feridas, lembrando sempre que o mais importante é o sentido de união e respeito a todos!! Bjs , abraços, um lindo e fraterno Natall!!

    ResponderExcluir
  6. Que reminiscências gostosas de lembrar!
    Destaco o sapatinho colocado na janela. Ainda bem que acabou esse costume, porque conheço histórias não tão felizes envolvendo esse hábito.
    Que seu ano seja de crescimento espiritual constante e marcados por momentos que sejam lembrados com ternura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá Heloísa, td bem?
    O Natal sempre é uma data cercada por momentos felizes e com a família reunida. Bom demais quanto essa união permanece e a tradição é repassada para as novas gerações.
    Te desejo um ótimo 2020 pra você e toda a sua família!
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê