Bordando


Se a costura criativa já me deixava fortemente envolvida, e com vontade de ficar só no lazer, a redescoberta do bordado serviu ainda mais para eu me distrair, e preencher bem o tempo dentro de casa.

Quando aprendi os pontos básicos de bordado, há muito e muito tempo, os primeiros passos eram ensinados por mães, ou avós, e reforçados nas escolas. A disciplina Trabalhos Manuais, fazia parte do currículo das escolas, ao lado das outras matérias.

Lembro que fazíamos o chamado Pano de Amostras, um retângulo de tecido branco, onde eram bordados os vários pontos em linhas paralelas. Nesse Pano de Amostras também aprendíamos a fazer casas para botões, bainhas e outros procedimentos práticos.

Naquela época o bordado era muito usado em utilidades como toalhas de mesa, toalhinhas para bandejas, roupinhas para recém-nascidos e crianças, panos de prato. Os enxovais das noivas tinham muitas peças bordadas em ponto cheio, sombra, "richelieu", crivo e por aí vai.

Com o tempo, tudo foi mudando. Os trabalhos manuais sumiram das escolas e parece que as avós, e mães, deixaram de apresentá-los às suas meninas.

Mas eis que, de repente, o bordado explodiu. A garotada passou a conhecê-lo, não sei como. Talvez, pela internet. E hoje há muita gente, mas muita mesmo, bordando e até "ganhando a vida"com seus bordados.

A diferença é que, nos dias atuais, o bordado é mais utilizado na decoração, aparecendo muito em quadros, alguns deles com o bastidor como moldura.

Eu que, na minha caminhada, havia feito trabalhos esporádicos, fui atrás da minha antiga caixa de linhas, dos bastidores e agulhas, e me pus a bordar aceleradamente.


Acima, minha galeria do mês de agosto.


Notas: Falei sobre o Pano de Amostras em maio de 2009,  aqui.

Comentários

  1. Que lindo,Heloisa! Tenho acompanhado até a tua neta está bordando,não? Tão lindo tudo isso e que belo passatempo. Eu tive as tais aulas de bordado na escola, aprendi tudo, mas lá de casa apenas minha mãe e uma das irmãs é talentosa assim. Quando chegou o tempo dos enxovais, aqueles monogramas a bordar, eu já achei que não precisava ,rs... E bordei muito as camisinhas de bebês. Isso eu adorava. E os vira xales, lençóis. Depois parei... Adorei teu post e ver teus lindos trabalhos! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Lindos trabalhos, Heloisa. Por cá também havia a disciplina de Trabalhos Manuais que, infelizmente, já desapareceu dos curriculos. Hoje em dia temos a internet para nos ensinar, graças à generosidade de quem sempre gosta de partilhar os seus conhecimentos.
    Gostei muito dos seus bordados. Pintei um vaso com o desenho que aqui apresenta da Frida Kahlo.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Márcia. Sim, é muito bom encontrar pessoas talentosas e que gostam de partilhar o que fazem. Beijo.

      Excluir
  3. nossa, tão lindo. então vc tb aprendeu a bordar em outra encarnação hahahahahaha. eu tb, mas eu parei depois ahhahahahahaha. eu tenho bordados desse jeito q vc falou. minha mãe tinha amigas q bordavam, então era um tal de uma comprar da outra e ela me presentear. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrita, pelo tempo foi quase na outra encarnação, mesmo. Mas é algo que não se esquece.

      Excluir
  4. Lindos, trabalhos, Helô, parabéns! Eu amo bordados e amo bordar. Estou à procura - faz tempo - de tecidos já com os 'riscos' para bordar. Acho a transferência do desenho para o tecido a parte mais difícil dessa arte. Encontrei uma loja brasileira que os vende - online - mas os achei caro demais, rsrs.

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly, é difícil, mesmo, encontrar riscos para bordar, embora, hoje, estejam surgindo muitas bordadeiras que oferecem riscos. Alguns pagos e outros postos à disposição. Tenho pegado pela internet. Imprimo e, em seguida copio com uma mesa de luz improvisada.

      Excluir
  5. Heloísa, ficaram maravilhosos, toda beleza do passado com um ar moderno, estou adorando seus trabalhos!
    Sei post está lindo, cheio de emoção com esse olhar no passado antenado com o presente, parabéns!!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalva, você sempre tão gentil. Gosto demais dos seus comentários. Beijo.

      Excluir
  6. Olá, Heloísa, boa noite!
    Adorei o blog, achei interessante tudo o que você comentou sobre as escolas que tinham a matéria de artes manuais, dentre os quais o bordado e a culinária , faziam parte de educação artística. Bons tempos aqueles... Bordados lindos, post interessante ! Uma ótima semana pra você. Sucesso!
    Bjos,
    Lauren
    http://aprendendocommamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê