Amor à vida



No último dia 13/07, li uma notícia na Folha de São Paulo com o seguinte título: Por bisnetos, Alencar pede que os médicos o ‘segurem’.
No texto, consta que ele dissera, aos médicos, o seguinte: “Vocês vão ter que me segurar, porque vou ter dois bisnetos.”
Os médicos perguntaram se seria para acompanhar o batismo, e ele respondeu: “Não, para a formatura”.
Logo que li essa notícia, guardadas as proporções e respeitadas as diferenças, lembrei de um fato ocorrido comigo há pouco mais de três anos. Estava numa consulta médica, e fui aconselhada a fazer uma cirurgia, que já vinha adiando há seis meses. Não era de urgência, mas um dia teria que ser feita. 
Então, falei para o médico que não poderia marcá-la, pois minha filha estava esperando nenê. Daí, ele me perguntou: podemos marcá-la para logo depois do nascimento? 
E eu: não, vou esperar ela crescer um pouco. 
Quanto? Alguns meses? 
E eu: Não. Mais tempo. Acho que só quando ela for para a escola.
Estava ansiosa aguardando a chegada da minha netinha, e não queria perder nada. 
A situação é diversa, mas realmente lembrei do meu diálogo com o médico, assim que li a notícia sobre o vice-presidente José Alencar.
Achei seu pedido aos médicos uma coisa fantástica, que bem demonstra o amor que ele tem à vida, a força, a persistência, a vontade de participar e de fazer projetos. Desde 1997 (ainda segundo a Folha de São Paulo) ele luta contra um câncer, que vai, volta, exige cirurgias, tratamentos agressivos, mas parece que ele enfrenta tudo com coragem e otimismo. Não se abate, quer viver, acredita que ainda há coisas que deve fazer.
E é esse amor à vida, aliado, evidentemente aos tratamentos que tem a oportunidade de fazer e aos médicos que o acompanham, que o está “segurando” e permitindo que viva com esperança.

Ao procurar uma imagem para ilustrar esse texto, achei a figura dessa formiga perfeita. O peso é grande, mas ela não desiste. Vocês concordam?
Tirei a imagem daqui.

Comentários

  1. Oi mãe,
    achei lindo o texto e a imagem.
    Realmente, a rapadura não é mole, mas a formiga não desiste!!!
    Acho que ter filhos, provavelmente netos e bisnetos realmente dá grande força e vontade para prosseguirmos na luta. São, realmente, um dos grandes - talvez um dos mais gostosos - incentivos.
    beijos,
    Pri

    ResponderExcluir
  2. Perfeita a sua análise, amiga!

    Isso mesmo! O vice-presidente José Alencar é uma figura que marca neste governo, não por ser o que está como vice da nação, aliás, nunca os vices aparecem e ele, aparece até demais, só que pela sua determinação e valentia em enfrentar a morte e dizer sim para a vida. Realmente é um caso louvável e que serve de incentivo a tantas pessoas que passam por problemas semelhantes.

    Noutro dia, a diarista aqui de casa, ouvindo sobre mais uma de suas internações na TV da cozinha, exclamou "Esse homem não quer morrer, que coisa!" Respondi-lhe:
    "Mas quem quer morrer?" "Por um acaso você se renderia e se entregaria à morte?"
    Ela ficou rindo sem resposta, mas é isso aí, enquanto houver saída e estivermos respirando, devemos tentar sempre - tudo por amor à vida!

    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  3. Faz 1 semana que perdi minha avó e este post me deixou emocionada: ela também tinha tanto amor à vida... foi embora aos 86, com 4 bisneta e amou cada segundo de sua permanência aqui. Obrigada pela emoção que me proporcionou.
    1 beijo,
    Aline

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com você amiga...e a foto ficou fantástica na combinação com o post. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Heloísa, amei seu post. Tenho um caso na família desse jeito. Que força de vontade, que garra! Decididamente, essa motivação influencia o corpo a reagir. Se somatizamos emoções negativas por que não somatizar as positivas?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Acho que é o amor que nos prende à vida. É uma força de vontade que derruba tudo :)

    ResponderExcluir
  7. Oi, Heloísa,

    Obrigada pela visita lá no blog dos meus alunos! Eles nem aparecem por lá! (risos)
    Quanto ao caso do vice-presidente, admiro a força que ele tem e o amor à vida. Com certeza é esta vontade de viver que faz com que a vida dele se prolongue. E eu desejo que ele consiga realizar o máximo que puder.
    Tenho outro blog: www.ocantinhodaborboletaazul.blogspot.com sobre outros assuntos além do trabalho. Estou de recesso, mas quando aparecer será um prazer.
    Freqüento muito o blog da Beth lilás e adoro os textos dela! Vi que ela também te visita!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  8. Lindo seu texto Heloisa, fiquei emocionada!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Muito lindo, é um homem de garra e espero que ele tenha o mesmo sucesso que você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ah, acho tb que o maior incentivo da minha mãe estar viva até hoje é a Mariana, as crianças fazem milagres.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Heloísa,


    Se você pudesse ler agora a postagem deprê que eu estou escrevendo (mas ainda não acabei) você iria entender como foi bom ler a tua postagem. Eu ando naquelas minhas fases montanha abaixo quando fica difícil manter o entusiasmo. Quem sabe a coisa não muda de figura agora no segundo semestre.

    Beijos,

    Claudia

    ResponderExcluir
  12. Heloísa,

    muitas vezes acontece isso: quanto maior é o peso que tem que se carregar, maior é a força que aparece, sabe-se lá vinda de onde...

    é um bom exemplo, esse do vosso "Vice". Muito bonito.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Sim, todo mundo que olhava para ele com o nariz torcido está mudando de opinião. É um guerreiro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Sim, concordo com vc, vovó Helô!!! O amor move montanhas, ele mantém a vida e traz a alegria!

    Estou de volta por aqui, bjosssssssss...

    ResponderExcluir
  15. Helô, lembrei de quando era criança e minha mãe pedia à Deus, saúde para criar os filhos. Crescemos e ela teve seu primeiro neto. Minha irmã era muito nova e minha mãe criou o Gui como se fosse um filho, e, passou à pedir à Deus, saúde para criar o neto. Na verdade, desejo que ela tenha saúde para conhecer os bisnetos.
    Adorei o post! Muito lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Heloisa ,eu fico boba com a coragem do vice presidente e o qu mais impressiona é que sempre que o vemos na TV ele esta com um sorriso no rosto ,muito bacana mesmo !!!

    ResponderExcluir
  17. Tb o acho um valente, Heloisa e me comovi esse apelo que ele fez aos médicos.

    Que ele consiga ir a formatura dos bisnetos!

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Tenho um selinho sem regras para você no Blog ARCO - IRIS ENCANTADO.

    Beijo.

    Jacque

    ResponderExcluir
  19. Heloísa, que saudade que eu tinha dos seus textos. Estive uns diazinhos sem internet e agora estou a voltar a visitar os cantinhos que visito sempre. Este texto é tão bonito, que me deu um ânimo que me estava a faltar.
    Obrigada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Amiga querida, você, com toda sua sensibilidade, combinou com maestria a foto da formiga a esse post, tão bem escrito (como sempre faz)!!
    A persistência e o amor à vida do nosso vice-presidente, o tornam uma pessoa realmente digna de toda nossa admiração!!
    Beijo grande,

    Mari

    ResponderExcluir
  21. Oi, Heloísa. Realmente o exemplo do nosso vice é muito bom.
    Ele teve um câncer, não sei te dizer em que orgão, há mais de 30 anos e a mulher dele, Mariza, fêz a promessa de nunca mais usar uma jóia, se ele sarasse. Ele sarou, ficou muitos anos bem e agora, há mais de 10 já luta contra outros, como teve o da próstata e agora o dos intestinos. Eita destino ingrato, né?
    Mas ela, a Mariza, pode reparar, usa somente a aliança de casada, nenhuma outra jóia, nem um brinquinho. Isso é que é amor, heim?
    Espero que ele consiga acompanhar esses bisnetinhos, pelo tempo que Deus lhe der, com saúde.
    Você me deu um tema pra postar. Vou contar meus pedidos a Deus, no sentido de ver os netos grandes.
    Bj

    ResponderExcluir
  22. HELO,foi agradável nosso encontro,
    hoje, no Fleury.
    Estamos visitando o seu blog e pro-
    curando conhecê-la melhor.
    Uma de nossas características é cultivar as amizades e o amor a família. Algumas de suas páginas
    retratam lembranças de nossas vidas
    também. Parabéns. Sucesso.
    GEraldo e Didi
    24-07-2009

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê