Envelhecer





Nos últimos dias li algumas matérias sobre a “medicina antiaging”, ou “antienvelhecimento”. 
Acho essa nomenclatura totalmente equivocada. 
Não há como impedir o envelhecimento e fazer de conta que o aumento de idade não está acontecendo. 
A velhice é uma das fases da vida, assim como a infância, a adolescência, a idade adulta, e não há como impedir sua ocorrência. Ela só não existirá, se a morte ocorrer antes. 
Mas há quem pense que adotando a medicina “antienvelhecimento”, e usando dos recursos estéticos como cirurgias plásticas, botox e outros, deixará de ser velho/a. 
A aparência pode (?) se assemelhar à de uma pessoa mais nova, mas as células, os tecidos e os órgãos não conseguirão manter equivalência com os corpos jovens. 
Assim, a busca pela manutenção da juventude, é realmente uma luta vã. 
Contudo é necessária uma outra luta, que exige bastante empenho: a busca de uma boa qualidade de vida, aliada à aceitação da idade. 
Portanto, nada de “antienvelhecimento” mas, sim, de velhice com saúde ou, ainda que com algum problema, velhice com qualidade de vida.





Comentários

  1. Oi, querida,

    Você tem toda razão, é vã a luta contra a natureza e é mais sábio aceitar os acontecimentos naturais... naturalmente, rsrs.
    Devemos, porém, nos cuidar, para ter sempre qualidade de vida.

    P.S: Que bom ler um post novo, vejo que o problema com o blogger foi resolvido, não é?

    Beijo e boa noite!

    ResponderExcluir
  2. Sabedoria pura nas tuas palavras.Deixar de envelhecer é impossível, mas tentar ter uma boa velhice, fundamental...beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Penso como você, Heloísa, envelhecer é natural, não devemos lutar contra isso.
    O que precisamos é ter qualidade de vida, cuidando-nos para que os sinais da idade demorem mais a aparecer. Cuidados são essenciais e bem vindos, mas isso de se "esticar" toda/o e querer parecer ter menos idade, é patético. Temos que ter cuidados quanto ao que vestir e como nos portarmos, tudo de acordo com o momento de vida, sem precisar ser austera, careta, sem graça.
    Ontem minha mãe estava com uma legging de um tom de azul lindo, com a camisa longa e discreta, tampando os quadris, quer dizer, totalmente adequada e jovial, mesmo estampados no rosto os seus 86 anos.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Vc foi muito feliz nesse post, querida Helo! Sábias palavras!
    Obrigada pelo seu carinho no meu blog,
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Totalmente apoiada, o importante é chegar a velhice com saúde e muuuuita sabedoria né.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Também apoio e assino embaixo. É claro que se cuidar é bom e usar os recursos disponíveis hoje em dia, para se manter mais iluminada não é pecado, mas interferência tem limites. Tô cansada de ver um monte de cinquentonas, sessentonas e até setentonas que definitivamente não se enxergam! Estar linda também é um estado de espirito!
    Adorei passar aqui hoje.
    bj
    yvone

    ResponderExcluir
  7. Oi tia, é isso mesmo, e é preciso ressaltar que hoje as pessoas vivem mais e melhor, de forma natural, apenas seguindo alguns preceitos de saúde, tipo melhor alimentação, etc... Tudo está bem se enquanto o corpo envelhece o Espírito rejuvenesce, não é?! bjs,

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse texto. Concordo que não é possível evitar o envelhecimento porque é natural, mas é fundamental ter saúde. Escutei sua entrevista na CBN e adorei...

    ResponderExcluir
  9. Só tenho uma palavra para descrever este seu post: LINDO!

    ResponderExcluir
  10. olha, realmente estou viajando nesse blog, muito lindo

    ResponderExcluir
  11. muito lindo, deslumbrante , parece que estou fazendo uma viagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê