Caixinha de lembranças






Naquela época, eu até sabia do prestígio do chocolate belga. Mas, como a importação desse tipo de produto pouco existia, por aqui, eu não conhecia qualquer marca dele em especial.  
De repente, tive a grande oportunidade de fazer uma viagem para a Europa e, me vi na bela Grande Praça de Bruxelas, que em um dos seus lados, tinha várias lojas de chocolates. 
E agora, qual provar?
Olhei e admirei várias vitrines, comparei a apresentação das “quase joias” e acabei escolhendo a loja que me pareceu mais atraente.
Estávamos em 1991. Parece incrível porém, naquele tempo, o Brasil não contava com cartão de crédito internacional. E também não existia a facilidade da internet, para que se pudesse antecipar o pagamento das despesas certas.
Numa viagem para o exterior, levava-se dinheiro vivo, calculado para cobrir todas as despesas de hotéis, restaurantes e passeios. Com isso, é evidente que não se podia ir saindo por aí e comprando chocolates de diversos tipos e lugares. Era preciso cautela.
Mas acho que acertei na escolha.
Provei o chocolate no local, e comprei duas pequenas caixas para trazer na volta da viagem, sendo uma para presente.
Com o tempo, fiquei sabendo que aquela marca de chocolates era famosa, e considerada uma das melhores da Bélgica.
Outro dia, arrumando alguns guardados, vi a caixinha de chocolate que me dera tanto prazer. Sim, ela mesma, que está comigo há pouco mais de 22 anos. Dentro dela, dois papéis de embalagem dos deliciosos chocolates.
Às vezes, guardo alguma lembrança de viagem, e essa caixinha de chocolates Godiva ocupou um lugar importante na memória daquela época.
Talvez porque tenha ficado associada a um encontro feliz, que aconteceu lá em Bruxelas.
Meu filho, Gustavo, estava completando quase um ano de moradia na Europa. Não havia skype, ou qualquer tipo de comunicação com imagem. Telefonema internacional era complicado, caro e pouco usado. Restavam as cartas, boas porém demoradas.
E no dia em que chegamos em Bruxelas, o Gustavo estava nos esperando no hotel, com um lindo buquê de tulipas.
Saudades, emoção, alegria.
E tudo isso vem à lembrança, quando vejo minha caixinha dourada de chocolates Godiva.

Em Bruxelas, depois de um ano de distância.

Na linda Grand-Place de Bruxelas. 


Comentários

  1. Que lindo post cheio da saudade daquele lindo momento vivido, que pude imaginar muito bem a emoção sentida por lá!

    Esse chocolate é mesmo maravilhoso e que legal esse teu achado!

    Valeu guardar, rendeu um lindo post e momentos de recordação que sempre valem! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida
    Muita linda a lembrança do filho que cresce e que cuida de nós agora... de um modo especial: carinho e valor (tulipas é uma lindeza só!!!)...
    Post muito bem escrito e envolvente para quem é mãe também...
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Helô,

    A Bélgica realmente produz uns chocolates maravilhosos, a palavra que você usou, "jóia", foi exatamente a que eu empreguei, quando assistia a um documentário sobre os artesãos do chocolate da cidade de Bruges, que fica no nordeste do país (província de Flandres). Também ainda me surpreendo com todas as mudanças ocorridas no mundo, nos últimos 20 anos, mal dá para acreditar que em 1991 as comunicações com outros países eram tão difíceis, não é verdade? rsrs.
    Mas sabe que a Godiva teve uma loja num shopping daqui, nos anos 90? Os chocolates porém eram caríssimos, e talvez por isso a loja tenha fechado, rsrs. Adorei as fotos, especialmente esta primeira, em que você aparece com o seu filho, ficou linda demais porque nela transparece toda a sua alegria, rsrs.

    Um beijo e boa noite!

    ResponderExcluir
  4. Oi Helô,
    Eu também como você gosto de guardar caixinhas, embalagens, saquinhos...recordações de viagens que me recordam bons momentos. Aí, acontece como você, quando me deparo com eles novamente é como vivesse aquele momento.
    Que bom recordar alegrias como essa! Ótimas fotos, ótimas recordações.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Oi mãe, incrível tb o shape super esbelto do tio Gus!!! bjs

    ResponderExcluir
  6. Emocionante Helo , eu guardo também algumas "coisinhas" de viagens, e quando as encontro, é uma alegria enorme, pois sempre trazem bons momentos já vividos... Bjs

    ResponderExcluir
  7. ¡Dios mío los chocolates Leonidad, son mis preferidos!. ¿Te acueerdas como los servían las dependientas con sus guantes blancos. En Barecelona hay una tienda de chocolates leonidas, pero son carísimos,ahora mi hijo y su mujer se han ido a vivir a Holanda, ya les he dicho que cuando vayan a Bruselas me compren de esos chocolates. ¡Qué gapo estaba tu hijo!, y tu también. Un beso

    ResponderExcluir
  8. Esta postagem está uma poesia! Tem luxo, tem amor de mãe, tem emoção de filho morando fora e sabor. Chocolate Godiva... Que chique! Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  9. Lindo! Obrigada por compartilhar coisas lindas em seu Blog. Nesses dias em que falta romantismo nos corações, é sempre um prazer abrir a internet e ler o Belo. Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê