Museu e o mundo






Parece que o “mundo” não para em casa. Essa foi a impressão que tive ao visitar o Rijksmuseum em Amsterdam.
O museu é lindo, tanto na sua arquitetura como no seu rico conteúdo.
É realmente uma multidão que se movimenta por suas salas. E isso não ocorre num só dia. É em todos os dias, do ano inteiro. Entra ano, sai ano, e o museu tem suas salas cheias.








De crianças, a idosos. Bebês em carrinhos, crianças de mãos dadas com os pais, escolares em grupos, jovens, muitos jovens. E, ainda, muitos e muitos idosos. Sãos, e nem tanto. Caminhando bem, ou com bengalas, apoiados em “andadores”, ou em cadeiras de rodas.
Pessoas falando uma variedade enorme de línguas, todas ligadas pelo mesmo objetivo da busca do conhecimento e da beleza.
E todos muito atentos, vivenciando a magnitude das obras que atravessam séculos.




O mesmo em relação ao Museu Van Gogh, que contém a maior parte das obras do pintor que, embora tendo vivido somente 37 anos, deixou aproximadamente 900 trabalhos de beleza indescritível.
Abençoadas as mãos, e as mentes, que com suas criações atingem, tão profundamente, a alma de pessoas de todos os tempos e lugares.
Com certeza, esses artistas jamais poderiam imaginar o valor imensurável de suas obras, e nem a imensidão do interesse que elas iriam despertar.
Van Gogh que, com toda sua genialidade, conseguiu vender somente um quadro enquanto vivo, deixou um recado impressionante:
“Ainda tenho a esperança de não pintar somente para mim.”
Sua esperança não foi em vão. Ele pintou para o mundo.



Publiquei esse texto enquanto aguardava, no aeroporto de Schipol, meu vôo de volta. Hoje, 1/06, acrescentei as fotos. 





Comentários

  1. Lindo e realmente ele pintou para o mundo.Deve ter sido maravilhosa essa visita ao museu. Pena tão lotado de gente! Valeu,né? beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Helô,

    Viagens e excursões a museus são duas coisas que nos acrescentam muito, não é verdade? Sobretudo se o museu é de arte, pois a arte nos comunica coisas que outros meios não conseguem. Eu acho que esta é uma das razões pelas quais tanta gente busca ver as obras. Aqui em Brasília está ocorrendo a exposição chamada "Rembrandt e a figura bíblica", que tem atraído muita gente também.

    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Também conheci esse museu bem cheio....mas é lindo demais, não é? Tenho lindas recordações .... Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adoro arte e museus e este ainda não fui.Meus pais falavam e tenho vontade de conhecer!!Que lindo todas as idades unidas neste interesse cultural!!bjs

    ResponderExcluir
  5. OI Helô,
    Saudades de você!
    Sempre é bom vir aqui e ver tanta coisa bonita. Infelizmente não conheci esses museus quando estive em Amsterdan, quem sabe um dia?
    Bj e boa semana,
    Lylia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê