Novo ano: luz e sombra.




Iniciamos o ano de 2019 assistindo, na praia de Santos, uma linda queima de fogos. 
Clima de alegria, ótimas companhias.


Terminados os 16 minutos dos fogos, e depois de um tempinho, voltei para casa pensando no significado dessa passagem de ano. 
De um lado, o reconhecimento do benefício de estar viva, de estar comemorando mais uma entrada de ano, de estar acompanhada por pessoas queridas. 
De outro, as apreensões. Como será esse ano, na esfera pessoal? E, sobretudo, como será esse ano na esfera social, na vida como cidadã brasileira?
E veio um estremecimento. 
Em poucas horas, uma nova política velha passaria a comandar nossas estruturas administrativas, passaria a regrar nossas vidas. Política velha com  roupagem de extremismo, mostrando, mesmo antes de começar a ser adotada, um desprezo total pelo humanismo, pelo social, pelo cultural.
Os psicólogos e psicanalistas nos aconselham a manter pensamentos tranquilos, positivos, elevados. Tudo isso em benefício de uma boa saúde mental.
Mas, temos que reconhecer que, na atual conjuntura, está difícil. A cada ato governamental de desmonte de instituições, a cada manifestação desprovida de senso, a cada ameaça de adoção de medidas absurdas, entramos num estado de preocupação e tristeza.
Há de haver uma forma de passar por tudo isso, sem sofrimento diário. Talvez num estado de “alienação”, fugindo cada vez mais do noticiário.
E, ainda, com bastante esforço, procurar manter uma agenda positiva com todas as coisas que gostamos de fazer.
Entre elas, alimentar de forma leve tanto esse blog, como o meu outro, o blog de memórias de viagens.
E, como não pode deixar de ser, seguir.



Comentários

  1. Muito lindo como sempre. E, também como sempre, você já traz muito sábias soluções ou propostas...vamos segui-las! ❤️

    ResponderExcluir
  2. Helô querida, todos que pensamos um dia deixar um mundo melhor para nossos sucessores na aventura da vida estamos apreensivos, ainda mais num momento no qual o extremismo dita as regras. Mas,temos que seguir e lutar dormente por nossos ideais. Feliz 2019!

    ResponderExcluir
  3. Heloísa, que o ano seja como as fotos que trouxeste: lindas e serenas!

    Adorei! E tuas palavras muito acertadas... O extremismo aliado à prepotência ameaçam nossos dias! Será o governo do medo!!! Mas ,não podemos permitir que essa raça estrague nossos dias...Sigamos e continuemos a achar motivos para seguir com alegria...
    Linda semana! beijos, chica

    ResponderExcluir
  4. Linda fogo dos fogos atras das palmeiras.
    Nao deixe que as apreensões advindas ddas bestialidades governamentais governem também seus dias.
    Acho que talvez você tenha razão... o único jeito é tentar se alienar dos noticiários e mídias sociais para não passar nervoso.
    Minha frase de comentários políticos/bizarrices tem sido "Que desânimo!"

    ResponderExcluir
  5. Feliz 2019! tb estou muito apreensiva. tb não estou conseguindo ser otimista. é bom ter bons pensamentos, mas tb não dá pra não ver a realidade ou mesmo pintá-la de cor-de-rosa. e acho que temos que estar atentos pra lutar por todos. sim, tem gente que prefere a alienação. uns pq acreditam que será melhor. outros pq preferem não ver. eu não acho q eu deva esbravejar a tudo e ser contundente. mas vou tentar ajudar aos meus no q posso, estamos todos juntos. estou lendo um livro do agualusa. os negros conviviam com os brancos, mas os novos líderes resolvem que os brancos não deviam se misturar aos brancos e começam a demiti-los. um líder negro fala exatamente isso. que não dá pra mudar tudo. mas que eles vão em pequenas doses falando aqui, ali, apoiando aqui e ali. pra fazer a mudança em movimentos pequenos. acho que esse é o caminho. já que não é possível mudar e são vários anos, o melhor é fazer o melhor que podemos aos nossos e mudar o que é possível. essa sua postagem inclusive é uma forma de resistência, de reflexão. e é isso que teremos que fazer. aos poucos, para poucos, mas nos fortalecendo. fique bem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  6. A situação que vivemos no momento já me fez sofrer demais. Para mim a coisa tem sido até pior que para os demais, por ter parentes próximos que não entendem as minhas apreensões.
    No entanto, depois de vivenciar todo tipo de conflito e mortificações, decidi tentar ser o mais feliz que eu puder, a despeito de tudo.
    A gente não pode perder a fé nem a esperança. E isso só é possível se estivermos mentalmente sãs e emocionalmente fortes. E sabe o que mais? A vida tem o seu próprio modo de fazer justiça e também um modo particular de ser sábia. Estou me apegando a isso.

    Um beijo e um ótimo 2019 para vocês!

    ResponderExcluir
  7. Oi Heloísa, que lindas fotos de sua passagem de ano, povo bunitu!!

    Difícil ser otimista, viu...Antes da posse, indicações e fatos já denunciavam os dias que virão...E assim está sendo.
    Pior é que as pessoas que votaram acreditando, para não dar o braço a torcer/orgulho, se calam ou dizem Amém. Pelo jeito a presidência da câmara já está "ajeitada" mesmo, provavelmente senado também...Ficarão com a faca e o queijo para decidirem o melhor para o que eles julgam ser melhor para eles e com o aval do eleitores dele.

    Enquanto não dói na própria carne acharão que está bom!

    Que saibamos aproveitar os momentos de alegria apesar de tudo.
    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Olá Heloísa: gostei de ver as bonitas fotos.
    Quanto à situação do seu país, é caso mesmo para apreensão. Infelizmente e um pouco por todo o mundo, a extrema direita está a ganhar força. Esperemos que, no fim, tudo se resolva para bem de todos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo teu cantinho.
    Tenha um abençoado 2019.Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê