Quem me lê?




Quem escreve, e publica, pretende que seus escritos sejam lidos.
Porém, como conseguir leitores?
Algumas divulgações entre pessoas próximas, têm certo resultado. Mas é um grupo pequeno e, quando se acompanha o número visualizações de determinados posts, o que se vê é que se tem um número bem maior de possíveis leitores.
Há algum tempo, a plataforma do blog abria um espaço para inscrições de seguidores, com seus nomes e fotos. Nessa época, apareciam mais de trezentos seguidores do meu blog. 
Que alegria.
Como me encontraram?
Será que todos ainda me seguem?
Desconfio que não, pois as redes sociais absorveram grande parte daqueles que se interessavam por blogs.
Uma coisa é certa. Depois que se publica um texto, ele pode chegar a lugares inimagináveis, e atingir pessoas de diversas formações e idades.
Curiosa para saber qual o caminho percorrido pelos leitores até me descobrirem, fui pesquisar as estatísticas do blog. No setor "origens de tráfego” tomei ciência de que, nos últimos tempos, muitos leitores chegaram pelo google, outros por meio de alguns blogs que me seguem, e há aqueles que chegaram ao meu blog por meio do Portal do Professor, site do MEC.
Entrei na página do Portal do Professor que teria referência ao meu blog e, surpresa, fiquei sabendo que uma das minhas crônicas havia sido utilizada numa aula sobre Consumismo Infantil.
O mais interessante é que, ainda hoje, ao chegar à Caixa de um Supermercado, acompanhada da minha netinha Isadora, eu havia, por coincidência, lembrado desse texto escrito em maio de 2010.
E havia lembrado porque vi, ao lado da funcionária, um pote com vários chocolates de nome Baton.
O “Baton” me levou a uma época gostosa com a Isa, pequeninha, passeando comigo num centro comercial e despertando para as muitas tentações que desembocam no consumismo.
Fui, então, ler minha crônica indicada pelo Portal do Professor para debate sobre o Consumismo Infantil, e tive saudades daqueles tempos em que, a toda hora, tinha uma historinha para contar sobre quem teve grande peso na minha motivação para criar esse blog.
Obrigada, minha netinha.


A referência do Portal do Professor está aqui .(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29465).

A crônica sobre o Consumismo Infantil, pode ser lida em http://blogdavovohelo.blogspot.com/2010/05/consumismo-infantil.html


Em tempo. Encontrei na configuração do blog, a referência aos meus seguidores. Seriam 351, mas acredito que muitos devem ter participado somente nos tempos áureos dos blogs.


Comentários

  1. Que legal ver nossos escritos aproveitados assim. Muito lindo o teu texto e sempre te acompanhei e sei bem das tuas propostas de vida e ensinamentos, nas pequenas coisas do dia a dia. Fico feliz por ti e contigo! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. o público do meu blog flutua pouco. em geral são sempre os mesmos. como meu blog tem vários anos, alguns foram, outros surgiram como vc. eu prefiro blogs pq os meus textos de anos podem ser consultados. agora mesmo vi uma postagem de 2014. nas redes sociais tudo é mais volátil. e eu tenho público específico para cada tema. filmes mais comerciais é o q tem mais gente. tem uma turminha q só fala de tv. livros então é qd meu amigo de portugal aparece. eu acho q eu vim pq vc me visitou, mas não sei como vc me achou. a chica que comentou antes eu já fui lá, mas eu não vou lá faz tempo e vice versa. vou ler essas postagens antigas. bem o q comecei comentando aqui, os textos antigos de blogs podem ser revisitados e isso sempre é ótimo. adoro o seu espaço. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Olá Heloísa: gosto muito de ler os seus textos. São muito bem escritos e cheios de interesse.Que honra ver um texto seu aproveitado para uma aula. É sinal da sua excelente qualidade.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Heloisa, cada família tem que fazer sua parte educando, até a escola deve, ou pelo menos deveria agir conscientizando as crianças, mas vemos tantos pais já crescidos com esses hábitos, os bons exemplos são poucos...Compramos panetones o ano inteiro, chocolates o ano inteiro, roupas, brinquedos, decorações novas...Como se fosse um sonho a realizar constantemente que nem mesmo traz prazer.
    Que legal o alcance do post e blog! Fico feliz qdo leem algo que escrevi, mesmo não tendo muitos leitores, mas certamente tenho alguns amigos muito queridos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê