Carnaval





Tanto riso, tanta alegria,
Mais de mil palhaços no salão
Arlequim está chorando pelo amor da colombina
No meio da multidão.

Carnaval era alegria, colorido, marchinhas, confetes e serpentinas.
Carnaval era sol, era luz, era calor.
E era música, muita música.
Dias antes da festa, os rádios transmitiam as novas músicas para o carnaval do ano. Eram tão repetidas que, quando chegavam os dias do carnaval, os foliões podiam cantá-las, intercaladas com as antigas e eternas marchinhas.
Hoje, nem o clima acredita em carnaval. Chove desde ontem à noite, praticamente sem parar.
Onde estão as crianças fantasiadas?
Onde os blocos?
Onde as marchinhas?
As serpentinas e o confete?

... Pedacinho colorido de saudade,
Ai, ai, ai, ai
Ao te ver na fantasia que usei, confete, confesso que chorei.

Adendo:
Assim que publiquei o texto, percebi que havia exagerado um pouco. O carnaval mudou, mas persiste. Só que, em lugares marcados. Quem quiser vê-lo, deve ir atrás. Deve ver as agendas dos blocos, dos bailes (será que ainda existem?), deve procurar os bares ou restaurantes que festejam os dias.
Clima de carnaval só mesmo nos lugares marcados.


Ilustração daqui.


Comentários

  1. Está bem diferente mesmo o carnaval, mas por aqui, hoje vi muitos cachorrinhos fantasiados no shopping, para um Petcarnaval.rs...Um amor!
    Vi algumas crianças fantasiadas e adultos nenhum ainda. Mas também não fui aos lugares certos, onde blocos passam desfilando! Goste da musica lembrada... beijos, lindo carnaval, chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Heloísa: engraçada esta tradição de aprenderem as canções novas depois de tanto as ouvirem. Pena que já não seja assim. Por aqui, confesso que não gosto muito do Carnaval. Só penso mesmo nos três dias de descanso,kkkk
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Oi, Helô,

    Sim, o carnaval persiste, muitos ainda procuram desfrutar de momentos de descontração e brincadeiras, nesses dias de folia. Por acaso, assisti uns minutos da apresentação da Ivete Sangalo, no Trio Elétrico que ela 'comandou' - em Salvador - neste Carnaval de 2020. Havia um "mar" de gente, em volta do Trio, um povo jovem e de muito alto astral, rsrs. Mas, é claro, que muitos outros artistas estão animando outros "bailes" similares.
    As escolas de samba também continuam levando adiante os desfiles que, no carnaval desse ano, têm se revelado bastante politizados e denunciadores das mazelas que testemunhamos nos últimos tempos, nessa seara.
    Porém, eu, como você, não tenho tido - digamos - "espírito" para esse tipo de celebração, embora apoie quem o faça.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Pues mira aquí el carnaval estuvo prohibido por muchos años, en cambio ahora ha resucitado, se celebra en pueblos y ciudades, los niños van disfrazados a los colegios y en ciudades como Santa Cruz de tenerife, Cadiz o Sitges constituyen las fiestas más celebradas. Supongo que como con todo todo son ciclos. Un beso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê