Velhice sem pressa




Com esse título não estou querendo dizer que ninguém deve ter pressa para chegar à velhice. Mesmo porque acho que deve ser muito difícil encontrar alguém que queira que o tempo passe depressa, para logo chegar à velhice.
O que na verdade estou querendo dizer com "Velhice sem pressa" é que a pressa não combina com a velhice.
Para vivermos com riscos diminuídos, não podemos ter pressa.
Está dentro de um carro, chegou ao seu destino e vai precisar sair dele? Saia com calma. Sem pressa. Coloque os dois pés no chão, fique ereto. Agora sim. Está pronto para começar a caminhar, sem pressa.
Vai subir, ou descer, uma escada? O corrimão existe para ajudar. Segure nele e desça, ou suba, sem pressa. Você chegará sem correr riscos desnecessários.
Está terminando o banho e não quer atrasar para um compromisso? E, numa falha da memória, você esquece da sua idade e, como se jovem fosse, resolve apressar a saída do banho, para ganhar tempo?Esquece até das barras de segurança, caso as tenha no box, sai apressado. Escorrega no chão molhado e ...
Sim, poderia ter caído. Poderia ter se machucado bastante.
Na velhice, aquela história de "vou tomar um banho rapidinho e já saio" dificilmente acontece. A pressa não combina com a velhice.
Acordou e está na hora de levantar? Não, você não pode colocar os pés no chão e sair andando de imediato. Vire de lado, sente-se apoiando os pés no chão e espere um tempinho. Agora sim. Sem pressa, você pode sair andando.
Vai atravessar uma rua ou avenida? Procure a faixa de segurança, espere que o semáforo fique favorável para os pedestres e, daí, vá no seu ritmo. Sem pressa. Ainda que o sinal mude, você pode continuar no seu ritmo. Nem pense em correr ou apertar o passo.


A questão mais difícil é nas travessias sem sinal luminoso. Caso haja uma faixa de pedestre, calcule, dentro do possível, a distância entre você e os carros. Estique o braço e balance, algumas vezes, para que vejam que você está atravessando a rua. Pode ser que você tenha sorte e que os motoristas parem para que você atravesse. Normalmente, alguém mais atento para, mas o outro veículo passa sem ver a faixa e o idoso. Por isso, não se deve atravessar sem a certeza de que todos os veículos estão diminuindo a marcha, e parando. 
E também há a questão das motos, sempre na velocidade. Na maior parte das vezes elas passam  sem perceber nada. O cuidado com elas deve ser dobrado. O melhor, mesmo, é fugir delas.
Jamais pode-se pensar que, andando depressa, vai dar para atravessar. Não é comportamento recomendável para ninguém, em qualquer idade, e muito menos para os idosos.
Contudo, para se perceber tudo isso, só mesmo quando se está vivenciando a velhice.
Não a velhice dos recém-chegados a ela, os sessentões que estão dando os primeiros passos na vida com limites, e que pouco a pouco irão perceber e se adaptar às mudanças. Até que um dia, sem traumas ou sustos, vão ter a certeza de que velhice não combina com pressa.


Comentários

  1. Muito proveitoso seu texto, não só para idosos, mas para todos 😊😊😊

    ResponderExcluir
  2. Heloisa, precisamos mesmo desses cuidados e com o passar dos anos, cada vez mais! Muito bom teu texto, alertas e lembretes importantes! beijos, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  3. Exatamente assim, Heloísa, excelente texto!
    Precisamos acostumar o cérebro de que o corpo que o acompanha já não é o mesmo.
    Há idosos com boa mobilidade, mas não é regra, então...
    O orgulho também não deve ser impedimento para sua própria segurança, a pessoa pode não querer se mostrar frágil, na mente ainda se sente cheia de vigor físico.
    É uma fase que o bom senso tem que prevalecer para não correr riscos e aí a consequência pode ser muito pior...para todos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. ouvi médicos dizerem que qd um idoso levanta demora mais para a cabeça dar o equilíbrio, por isso tem q ser feito devagar. com a vida que temos hj e a negação da passagem do tempo deve ser bem difícil seguir a regra. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  5. Sim, é muito mais sensato fazer as coisas dentro do ritmo e das possibilidades determinadas pela idade. Algo que eu acho que falta, nas sociedades do mundo, é o preparo das populações para a vivência da velhice. Na minha opinião, isso também ajudaria os mais jovens a se tornarem mais solidários e empáticos, com relação aos mais velhos. Chegar a uma idade avançada é um privilégio, especialmente num país como o nosso. Então que os idosos possam viver com dignidade e desfrutando de tudo, da melhor forma possível.

    Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê