Prato do sábado






Parece que adivinhei. Andava com vontade de comer feijoada, e resolvi deixar de molho os preparos, na última 6ª feira à noite.

Amanheceu um sábado nublado, friozinho, e com chuva na hora do almoço. Dia perfeito para uma feijoada, orgulho da culinária nacional.

Fiz com poucas carnes: costelinha e lombo de porco defumados, charque, paio e toucinho defumado. Ainda assim, deu um panelão. É quase que impossível fazer uma feijoada pequena.

É um prato bom para várias pessoas e, como estávamos sós, teremos feijoada para mais dois dias. O freezer se encarregará de conservá-la.

Outro problema, além do panelão, é que não se consegue fazer um prato pequeno, e arrumadinho. Basta que se coloque um pedaço de cada carne, um pouquinho de couve mineira, farinha, arroz (que é dispensável) e pedaços da indispensável laranja, para se ter um prato de pessoa esfomeada.

Comi o pratão, mas pelo menos me esforcei para não repetir, porque havia caprichado na sobremesa: panna cotta servida com morangos e calda de framboesa.



Foi um almoço “supimpa”.

A feijoada estava no ponto, com um mínimo de gordura e sal na medida.

E a sobremesa... Deliciosa.

Faltou dizer que o almoço foi precedido pela tradicional caipirinha de limão, feita com um aguardente prá lá de bom: Germana.



Já viram sábado chuvoso e frio ser considerado maravilhoso?

Pois esse foi.



Comentários

  1. Com um cardápio desses só pode ter sido bom!


    Dá gosto,né? E bem certo para o frio!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. bom tempo para feijoada e essa sobremesa fechou com chave de ouro!
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Uma boa feijoada é mesmo uma delícia! E com esta saborosa sobremesa é que a coisa fica realmente irrsistível, rsrs. O almoço do sábado foi muito bom, hem? rsrs.

    (o meu computador deve estar mais 'doido' do que eu supunha, pois hoje de manhã ainda assinalva o post do aniversário do blog e agora diz que este foi postado há três dias, afe!)

    ResponderExcluir
  4. Oi Helô, não sou muito chegada em feijoada, na verdade eu gosto do gosto do feijão da feijoada, mas não como nenhuma das carnes que vai, rs, enjoada eu né!
    Mas a sobremesa me pareceu maravilhosa!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Maravilha de almoço, Helô!
    A sobremesa me pareceu deliciosa. vou procurar receita na Net imediatamente, hehe...

    Beijos,

    Gi&Lucca

    ResponderExcluir
  6. Hummm Helô,de dar água na boca! Faz um tempão que não como feijoada.
    Me deu uma ótima idéia pro próximo final de semana! Coisa boa...

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Irresistível mesmo, uma feijoada.
    Também sei fazer sem ficar "gorda" demias, e dispenso o charque (mas marido adora!) e faço com todos os ingredientes frescos, não gosto dos salgados.
    Você descrevendo parece que foi rápido, mas é um prato que se demora pra fazer. Em compensação, devora-se num minuto! rsrs
    Uma delícia de sábado, sem dúvida!
    beijo!

    ResponderExcluir
  8. Que delícia de almoço, já há tanto tempo que não como feijoada "à brasileira", é bom demais! Não sei o que é charque, mas já vou pesquisar.
    E a sobremesa? Que bela refeição, supimpa por demais! (rs)
    Aí está uma bela forma de ver o lado bom de um dia de chuva.
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê