Ricota e maracujá






Ricota e maracujá. Não é que combinam bem?
Estava com alguns maracujás e uma ricota para ser aproveitada. Resolvi repetir uma receita de pão de ricota, que havia feito há algum tempo. Só que, dessa vez, usei a máquina de fazer pão unicamente para bater a massa. Tirei da máquina, modelei (?) os pães, deixei crescer e assei no forno. Na máquina o procedimento é mais prático e até se pode programar a hora para o pão ficar pronto. Mas o modelo do pão é sempre o mesmo. Na máquina eu teria tido um pão grande. Aqui foram dois médios (mal modelados).


Com o restante da ricota fiz uma torta tipo "chessecake", que ficou deliciosa (bem melhor que o pão), e que recebeu uma cobertura da geleia de maracujá. 
Infelizmente não tive a ideia de fotografá-la. E acabou rapidamente.

Depois do uso da ricota, chegou a vez dos maracujás, que adoro. A geleia ficou muito boa. Tão boa que já a repeti. Antes mesmo de acabar com os primeiros vidrinhos.  

Geleia de maracujá

Lavar bem 6 maracujás ( com uma escovinha). Cortar no meio e retirar a polpa. Bater a polpa no liquidificador, rapidamente para não desmanchar as sementes. Passar na peneira. Reservar o suco obtido e, mais ou menos, duas colheres de sopa das sementes.
Colocar as cascas em panela de pressão, cobrir com água e levar para cozinhar durante 15 minutos (depois de abaixar o fogo). Depois de frias, separar a parte branca das cascas amarelas. Colocar a parte branca no liquidificador e bater bem.
Medir a quantidade do suco de maracujá reservado, misturado à massa branca batida. Coloquei pouco mais da metade da massa branca, rejeitando o restante. 
Consegui 500 ml de suco (com a massa). Esse volume serve de base para o cálculo do açúcar, que deve corresponder à metade do suco.
Colocar o suco com o açúcar (comum ou cristal) em uma panela e levar ao fogo médio. Mexer às vezes, até o doce engrossar um pouco.
Colocar as sementes separadas, mexer mais um pouco e retirar.
Fiz com açúcar cristalizado e consegui dois vidrinhos (devidamente esterilizados).



 É uma geleia deliciosa. Nem bem ficou pronta e já foi experimentada em torradinhas.


E no lanche, acompanhou o pão de ricota e o chá.


Servidos?



Comentários

  1. Olá, Helô,

    Huuumm, o seu fim de semana foi então cheio de delícias, né? rsrs.
    Tanto o pão quanto a geléia devem ter ficado muito saborosos, eu já tinha arquivado uma receita parecida com esta de geléia de maracujá e agora me sinto ainda mais compelida a fazê-la, rsrs.

    Um beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. UauauuauU de babar minha amiga, esta geléia que coisa mais linda!
    Você me deu uma boa ideia, acho que vou comprar uma máquina dessas lá pra serra, só pra fazer lá nos dias frios. muito legal!
    bjs cariocas


    ResponderExcluir
  3. As fotos são convidativas, Heloísa.
    Mas agradeço. Ficaria para um bom papo e um cafezinho, com as torradinhas.
    Não gosto de maracujá, a começar do cheiro. rs
    Mas um pãozinho é sempre bom, imagino que o de ricota deve ser uma delícia.
    Gosto de ver sua animação na cozinha.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Me deixaste com água na boca! Parece muito bom! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Helô
    Gosto tanto da geleia como da ricota no pão...
    Bjm de paz e orante

    ResponderExcluir
  6. Que delícia, Helô! Cada uma melhor que a outra.Essa geleia de maracujá vai super bem com uma receita de um bolo que tenho.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. Heloísa, gosto muito de maracujá. Enquanto ia lendo sua receita da geleia, minha boca ia enchendo de água. O azedinho do maracujá é muito bom. Estas receitas que aproveitam cascas dos alimentos sempre me atraíram pois sou defensora de aproveitar ao máximo dos alimentos. Dia desses, por exemplo, aprendi a fazer suco com a casca da melancia! Bem, ainda farei sua geleia... Estou curiosa para ver as cascas do maracujá saindo da panela de pressão. Um grande beijo e boa semana! Paula

    ResponderExcluir
  8. Olá, Helô!
    Quando publiquei essa receita de geleia de maracujá você comentou que iria experimentá-la e realmente o fez. A única diferença é que não coloco as sementes.
    Viu como fica boa?
    Sigo em mudança, aos poucos. Espero em março estar definitivamente na casa nova!
    Bja.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê