Pisando na Ásia e outras curiosidades




Foto tirada logo que descemos da condução.

Sim. Nessa última viagem, pisei na Ásia pela primeira vez.
Dos cinco continentes, faltava ir à Ásia e à África.
Como fui a Istambul, e essa interessante cidade tem parte do seu território na Europa, e parte na Ásia, pude pisar no continente asiático. Simplesmente atravessando uma ponte.


De um mirante bem posicionado na colina Çamlica, tivemos vistas lindas. Nós na Ásia, vendo a Europa do outro lado.


Caminhamos um pouco pela colina, antes de irmos visitar o lindíssimo palácio Beylerbeyi, na margem oriental do Bósforus.



O Palácio de Beylerbeyi, construído entre 1861 e 1865, é considerado o mais elegante dos palácios otomanos e tem ambientes luxuosíssimos. Não tenho fotos do seu interior, porque não é permitido tirá-las.

Frente do Palácio, dando para o Bósforus. Foto da web.
Um dos ambientes do Palácio. Foto da web.
Parte externa do Palácio, por onde iniciamos a visita.

Portão dando para o Bósforus.
A visita à Istambul asiática foi uma visita rápida, durante uma tarde, mas já posso dizer que, agora, só falta ir ao continente africano.
Essa viagem também me permitiu navegar por dois estreitos: Gibraltar e Bósforo. Achei muito interessante e lembrei dos meus estudos de Geografia Geral, no antigo Ginásio. Naquela época tudo parecia tão distante ...
Ainda no navio, no qual fizemos a travessia do Oceano Atlântico, passamos, com uma ponta de emoção, pelo Estreito de Gibraltar. Quase à zero hora do dia 4 de maio entramos no estreito. E vimos, ao longe, de um lado as luzinhas da África, talvez de Marrocos e, do outro, as pequenas luzes da Europa, no sul da Espanha. Pena que não consegui fotografar.
Depois foi a vez do Estreito de Bósforo, que é um dos encantos de Istambul. Fizemos um passeio de barco que durou mais ou menos três horas, tendo de um lado o continente europeu e, do outro, o asiático. Na ida fomos observando a Istambul européia, com suas igrejas, mesquitas, casarões e palácios.




Na volta, as construções da Istambul asiática, quase todas residenciais. 


E, no caminho, as pontes ligando um continente ao outro.



Outro aspecto diferente da viagem foi a observação da indumentária em Istambul, determinada pelo islamismo, religião predominante.
Homens com roupas diferentes das nossas, vi poucos.



Mulheres com vestes muçulmanas, vi muitíssimas.


Desde as que se diferenciavam somente pelo lenço encobrindo os cabelos e orelhas, até as que se apresentavam inteiramente cobertas. Vestes negras, longas, véu cobrindo totalmente a cabeça, com abertura somente para os olhos (niqab) e, muitas vezes também com luvas. Há, também, as que usam roupas longas, coloridas, largas ou não, mas sempre com lenço ou véu (hijab).



Na Basílica Santa Sofia, com niqab.

E, também em Istambul, surpreendi-me com o número de gatos. Há gatos nas lojas, nas ruas e até em restaurantes. Cheguei a pensar que lá não existiriam cachorros mas, com o tempo, vi uns três ou quatro.


No restaurante, na mesa ao lado da nossa.
Foi uma viagem rica em diversidades e ainda terei muito que contar.



Comentários

  1. Está muito boa fotógrafa de costumes! As fotos ficaram ótimas. No próximo post mostra os cachorrinhos tb. E os bazares, o comércio! beijos

    ResponderExcluir
  2. Heloisa, estou de 'boca aberta' com a riqueza de cenários e pessoas dessa sua viagem. Este Palácio de Beylerbeyi... que luxo! Tenho certeza de que uma viagem dessa deixa muito, muito o que falar a respeito. A propósito, as fotos estão lindas! Você captou momentos e isso é a verdadeira arte da fotografia. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha e tantas emoções diferentes na viagem. Lindas fotos, adorei.Não podia perder... beijos,tudo de bom,aqui curtindo o filhão e hoje, niver do Kiko! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Lindíssima Istambul,


    O Ocidente e Oriente se encontrando de forma harmoniosa, moderna e pacífica, sem dúvida um belo passeio,

    Adorei as fotos,

    Abraço
    Renata

    ResponderExcluir
  5. Muita coisa linda nesse mundo!! É sempre muito interessante acompanhar o olhar das pessoas quando viajam. Adoro isso e amanhã vou mostrar a cidade de Porto, em Portugal, um pouco além do foco na culinária.
    Maravilha, Helô!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Demais Helô! Vc é perfeita para descrever suas viagens!!! Parabéns pela viagem, foi muito boa, não é mesmo???? Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Oi Helo, fazia tempo que não vinha aqui...Nem sabia que vc. tinha viajado tanto. Muito bom ver as fotos, saber das suas impressões, seu olhar...

    Agora não vou mais ter inveja de vc. e a netinha, em breve serei avó de uma menininha também, espero poder saborear essa fase tão lindamente quanto vc. o fez e imagino ainda fazê-lo.
    Obrigada pela visita, muito bom voltar aqui.
    bj abraços, lembranças
    yvone

    ResponderExcluir
  8. Olá Heloísa,
    Viajei contigo nessa sua viagem. Quanta diversidade por esse mundo afora.
    VIajar é bom demais...
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  9. QUe maravilhas seus relatos, HElô! É como se a gente estivesse viajando com você.
    Obrigada por partilhar.
    Bj e boa viagem.
    Lylia

    ResponderExcluir
  10. Heloísa, foi uma delícia rever a Turquia através das suas fotos. Ela me pareceu ainda mais interessante. Achei Istambul o máximo e gostaria de voltar lá. O resto é para ver uma vez só. Bjs
    Cecília

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê