Socorro!




Tremi nas bases.
Hoje, ao ler o jornal do dia, fiquei sabendo da existência de um grupo de trabalho, que quer “descomplicar a ortografia” da Língua Portuguesa.  Esse grupo é coordenado por um professor de Português, e atua junto ao Senado.
Pois bem. Talvez na linha de facilitar tudo para as novas gerações, ou na linha de subestimar a compreensão e capacidade das nossas crianças, os defensores de nova mudança na ortografia justificam sua posição com a diminuição do tempo necessário para a aprendizagem.
Dizem que, atualmente, são necessárias 400 horas/aula para a aprendizagem de todo o conteúdo da ortografia e que, com a reforma, 150/horas aula seriam suficientes.
E em nome dessa redução de tempo de aprendizagem, passaríamos uma rasteira na língua latina, e em toda a formação da nossa língua portuguesa, e passaríamos a escrever: “omem, oje, umor”. 
“Ch?” Para que? Vamos escrever “maxo, flexa, caxorro”.
E nada de "ss".
O que você "axa diso"?
Vamos tomar um “xá”?
Com “asúcar” ou sem?
Depois do “xá”, vou para “caza”, porque tem alguém “precizando” do meu “ausílio”.
Socorrooooooo!
Valha-me Deus.  




Comentários

  1. Socorro mesmo!Isso,ESPERO, não há de se criar! Imagina o caos que seria? Tomara seja apenas uma fumacinha e logo apague... Credo, seria ridículo!! Beijos tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Tomara isso não se concretize. Tristeza pura.

    ResponderExcluir
  3. Y digo yo, ¿cual es la diferencian 250 horas? y que son 250 horas en toda una vida o incluso ¿qué son en unos estudios elementales?, pero como decimos por aquí:"Sabios tiene la iglesia".

    Un beso

    ResponderExcluir
  4. Oi, Helô,

    Eu havia dito que também discordo de outra reforma, sobretudo uma desse tipo, que baixa o nível da coisa, como se os jovens fossem retardados, rsrs. Na verdade eu acho que hoje é mais fácil a aprendizagem de qualquer coisa, por causa dos recursos tecnológicos de que dispomos.
    Mas, eu acho também que deverá surgir alguma coisa que distinga o português falado no Brasil do português - digamos - de raiz, já que - rigorosamente - não nos expressamos mais do modo que estabelece esta língua.
    Digo isso por ver que temos sido criticados demais, pelos povos que se mantiveram fiéis à língua tradicional.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Inadmissível algo assim. Não tinha lido nada sobre. Não podemos aceitar, né? Nada de ficar parados, vendo as coisas absurdas acontecendo e aceitando. Para mim, isso não passa de uma brincadeira e de muito mau gosto!
    Beijo, Heloísa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê