Rodeada pelo oceano








Cruzeiros marítimos, além do conforto da viagem, podem nos trazer surpresas fantásticas.
Nas paradas durante o itinerário, levam-nos muitas vezes a lugares lindos que, se não fosse pelo trajeto marítimo, dificilmente conheceríamos.
Isso acontece principalmente quando se passa por um arquipélago, e se desce em alguma ilha.
No meu último cruzeiro, realizado de 08/04/2018 a 28/05/2018, passamos pelas Ilhas Canárias e pelo Arquipélago dos Açores, com paradas em Tenerife e em Ponta Delgada.
Preciso confessar que, antes de ler o itinerário do cruzeiro, nunca tinha ouvido falar de Ponta Delgada, mas para me preparar fui em busca de informações e fiquei muito curiosa para conhecer o lugar.
Desde o tempo do colégio, graças às aulas de Geografia, sabia alguma coisa sobre o Arquipélago dos Açores, mas nada conhecia sobre as ilhas e as cidades. 
Passado tanto tempo, chegara minha hora de descer numa ilha dos Açores, e caminhar por uma das suas cidades.
A cidade portuguesa Ponta Delgada fica na Ilha de São Miguel, que é a maior ilha do arquipélago. O arquipélago tem, no total, nove ilhas e, curiosamente, há poucos dias fiquei sabendo que um dos meus bisavôs maternos era de uma das ilhas: Faial.
Pois, pois! Descobri que tenho um bisavô ilhéu. 
Já escrevi sobre meu bisavô alemão, e de como fui atrás dos seus passos. Quem sabe não tento encontrar alguma coisa sobre meu bisavô português de Faial? O passeio para Sete Cidades foi lindíssimo. Paisagens deslumbrantes, mar com cor fantástica, lagos e lagoas maravilhosos, assim como seus entornos. 
                                                        





Em Sete Cidades fica a Caldeira das Sete Cidades, também conhecida como Lagoa das Sete Cidades, maior lago dos Açores e que é um lago duplo: Verde e Azul. Depois de um tempo apreciando a beleza estonteante da Lagoa, seguimos para conhecer a Igreja São Nicolau e seus arredores.


E para encerrar o passeio, fomos para o surpreendente centro de Ponta Delgada, com a originalidade dos destaques na cor preta nas Portas da Cidade, os três arcos, no piso das calçadas e em prédios. No local, uma estátua de Gonçalo Velho Cabral, e uma de São Miguel.



Acima, Praça de Gonçalo Velho Cabral, com sua estátua e os três arcos das Portas da Cidade.


Acima, estátua de São Miguel.



A Ilha parece ter em abundância a pedra negra basalto, utilizada em construções e calçamentos. 
Fizemos todos os passeios com um guia de uma companhia de turismo, que nos esperou no porto no horário anteriormente combinado.
No grupo, havia mulheres que estavam no navio, e que eram de lugares diversos do Brasil. Mulheres corajosas, algumas viajando desacompanhadas.


Quase todas avós, e uma bisavó. Embora me ache corajosa, bati palmas para elas.

Meu Bisavô Alemão - https://blogdavovohelo.blogspot.com/2018/09/meu-bisavo-alemao.html.
No meu blog de viagens, Fotos: lazer e memórias, ( helofoto.blogspot.com.br )  mais detalhes sobre Ponta Delgada.



Comentários

  1. que lindo passeio e que lindas fotos. minhas amigas tem feito viagens em cruzeiros e são muito convidativas realmente. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Oh, que maravilha, Heloísa. Então esteve na minha ilha que , modéstia à parte, é linda, não é?
    A abundância de pedra negra ( basalto) deve-se à origem vulcânica do arquipélago. Aliás, a areia das praias também é negra.
    Casei na igreja que aparece abaixo da estátua do arcanjo. As fotos estão lindas!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia, foi muito bom ter estado na sua ilha. Pena que por pouco tempo e na correria. Mas, antes assim. Pelo menos tive a chance de conhecer lugar tão lindo e de aí passar horas agradáveis e felizes. Bjs.

      Excluir
  3. Foi mesmo bem maravilhoso e ver a aslegria de todos cobtagia! Lindas fotos👏👏👏bjs chica

    ResponderExcluir
  4. Lindas paisagens ! Bastante charmosa a ilha !

    ResponderExcluir
  5. Que belo relato sobre este arquipélago famoso pelas belezas naturais.As fotos já despertam na gente uma forte vontade de conhecê-lo!

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei um lugar especial, Marly. E o uso do basalto na arquitetura é muito original.

      Excluir
  6. Que lindo lugar! Fotos belíssimas. (No cruzeiro que farei em breve passarei bem perto! )Adoro ler seus relatos, aumenta a vontade de viajar!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Inês, passe pelo blog de viagens. Lá, coloquei mais fotos.

      Excluir
  7. Só pelas fotos e seu relato já me pareceu um sonho, imagine pessoalmente ver todas essas maravilhas!!
    Abraço, Heloísa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalva, um sonho, mesmo. Passe pelo blog de viagens, onde coloquei outras fotos lindas.
      holofoto.blogspot.com

      Excluir
    2. Dalva, o endereço saiu com erro: helofoto.blogspot.com

      Excluir
  8. Helo que benção essa viagem. Estou ensaiando um cruzeiro desacompanhada. Sua postagem me animou. Fiquei muito feliz de receber sua visita e saber que já esta melhor da queda. Realmente disputar a calçada com bicicletas ou atravessar nas faixas de pedestre é uma aventura.
    Se tem uma coisa que eu não gosto em Santos é essa disputa. E não são apenas os mais velhos que sofrem. Banhistas desavisados, crianças e turistas são alvos fáceis, basta uma distração e pronto! Não sei o que a prefeitura pensa em fazer, mas o fato é que a ciclovia já não comporta mais o movimento de pedestres e ciclistas. Estou morando no canal 4 Boqueirão. Vamos marcar um cafe uma hora dessas. Aqui bem do lado a padaria Dom José famosa pelas delícias é bem vizinha. Vamos? Beijos e prazer enorme em revê-la. bj no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yvone, que prazer. Vamos combinar, sim. Vi que no seu perfil há um e-mail, vou enviar uma mensagem para você com meu telefone. Bj.

      Excluir
  9. Que maravilha de viagem, Helô! Deu até vontade de conhecer esses locais tão bonitos.
    Ando atrasada com meus comentários, pois tive problemas com blog e computador, mas aos poucos vou me inteirando de todas as publicações.
    bj e ótimo dia,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Lylia. Espero que já tenha resolvido os problemas do blog. Bjs.

      Excluir
  10. Lindas imagens Açorianas. Beijinho e Feliz semana.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Heloísa! Menina, nunca fiz um cruzeiro. Deve ser o medo da água, definitivamente eu não sou um ser aquático. Mas deve ser lindo, eu sei. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oh Heloisa que crucero más interesante has hecho, realmente disfrutasteis de unos paisajes preciosos, esw muy cómodo el no tener que cambiar de hotel y no andar haciendo y deshaciendo la maleta. A mi me gusta mucho hacer cruceros, pero me encuentro que a mi marido esta forma de viajar no le atrae en absoluto,!Es una pena¡
    Un beso

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que paisagens interessantes. Excelentes fotos e história!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê