Feliz acaso

Casamento de familiar em Florianópolis. Ótima oportunidade para rever cidade tão linda, berço natal da minha mãe.
Planos de visitas a diversas praias, a lugares que receberam forte influência açoriana, a restaurantes com as famosas sequências de camarão, e aos que servem as mais frescas ostras, aos redutos das rendeiras de bilro, à tão linda Lagoa da Conceição.
Planos bem pensados, mas quase todos dependentes de tempo firme.
E, enquanto o sol não aparece, os planos tiveram que sofrer adaptações. 
Tentativa de visita à Fortaleza São José da Ponta Grossa, incompleta porque achamos arriscado descer caminho de pedras, escorregadias em virtude da chuva. 
Assim, vimos só a lateral do forte e parte da bela paisagem. 



Gostamos muito de passear, mas pela idade somos bem cuidadosos. 
Para o dia seguinte, visita à Catedral Metropolitana e ao Museu Histórico, Palácio Cruz e Souza.



A Catedral tem vitrais lindos e abriga, desde 1902, uma escultura fantástica em tamanho natural, a “Fuga para o Egito” do artista Demetz Groeden. Entalhada à mão em peça única, foi feita em cedro. 


A Catedral, que foi construída no local da antiga Capela Nossa Senhora do Desterro, possui um órgão alemão, de tubos, e pudemos verificar a beleza da sua sonoridade pois quando estávamos saindo ele começou a ser usado lindamente.
A ideia era sair da Igreja e visitar o museu mas, na frente da escadaria estava acontecendo uma panfletagem que nos fez alterar o passeio.
O chamado era forte, e tínhamos que exercer nossa cidadania defendendo a Constituição Federal, lei magna do nosso país.
Foi um feliz acaso.
E lá fomos nós para a escadaria do Rosário, onde encontramos uma energia extremamente positiva.




Eu que estava meio desalentada com o tempo chuvoso, recebi uma injeção de ânimo, principalmente por ter tido a oportunidade de cumprimentar Fernando Haddad, a quem tanto admiro. 





Pessoas que eu não conhecia, tiraram fotos do nosso encontro e, em seguida, vieram me contar e pedir meus dados para que me enviassem.
Achei isso tão bonito!

Sim, ainda existe empatia. Muita empatia! 


Comentários

  1. Que boa a oportunidade de retornar a um lugar lindo assim e para festa, isso faz bem. Pena que o tempo não ajudou mas nessas caminhadas, encontraste o Haddad que foi bem simpático contigo. Que bom! E as fotos todas maravilhosas! Naqueles lugares com pedras, melhor não ir: pedras e piso escorregadio não combinam conosco nessa idade! Lindo dia! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Quantas fotos lindas, imagino a delícia que foi o passeio de vocês!!
    Ai que inveja de estar aí no meio dessa panfletagem e tirar uma foto com o Fernando Haddad, acho-o admirável, ele tem uma visão muito mais moderna da esquerda, inteligente, educado, sensível...e lindooo.
    Essa foto em que está sozinha aos pés da escadaria tomada merece um quadro, tá lida!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Heloísa: gostei de saber da influência açoriana em Florianópolis.A igreja faz lembrar as nossas ( não sei se será). Gostei imenso da peça em cedro. Que maravilha! E ,claro, gostei imenso de a ver, sempre tão bonita e bem disposta.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Heloísa!

    Adoro seus posts, minha amiga, porque são muito completos e culturais.
    O clima nem sempre ajuda nossos passeios, mas o importante é esperar que a chuva passe.

    Amei todas as fotos, que você aqui colocou e sua alegria na escadaria do Rosário, onde encontrou gente com energia positiva, contagiante decerto.

    Cumprimentar Fernando Haddad foi outro momento alto e simpático. Que muitos ocorram em sua vida, desse género!

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  5. belo lugar das primeiras fotos. ficaram ótimas todas as fotos. muito simpático mesmo compartilharem as fotos. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  6. sobre a postagem no meu blog, é verdade o filme nome da morte, baseado no livro. o matador vive no interior do pará. https://www.jornalopcao.com.br/colunas-e-blogs/imprensa/o-pistoleiro-brasileiro-que-matou-492-pessoas-e-nao-foi-preso-pela-policia-e-condenado-pela-justica-18929/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Helô,

    Veja, foi um acaso feliz que me trouxe de volta aqui também, rsrs. É que, de repente, intuí que nem todas as suas postagens estão aparecendo no meu feed.
    Também amo Forianópolis, cidade na qual eu moraria com prazer. Estive nesta catedral e rua no ano passado. E teria adorado ter sido surpreendida por uma panfletagem assim, rsrs.
    Mas, por coincidência, dei de cara com outra panfletagem, uns meses antes, em Porto Alegre. Nessa não havia "celebridades" da política. Mas isso também me agradou, pois me mostrou que o povo do lugar (professores e outros profissionais) tentavam - talvez liderados por sindicatos - mandar um recado aos políticos.Tiramos muitas fotos com o povo, mas não vimos nada sobre o evento na mídia.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly,
      Estou fazendo uma experiência para ver se consigo introduzir, sem problemas, essa opção de resposta ao comentário.
      O teste está sendo feito com você.
      Acho interessante que, muitas vezes, nas minhas viagens, eu cruzo com movimentos reivindicatórios ou de protestos. Até na Nova Zelândia, país tranquilo, assisti um contra uma lei ambiental, numa avenida de Auckland, com a presença de um maori com roupa típica.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê