Sofrimento globalizado





Ontem senti uma tristeza enorme. Sofri bastante. 
Quando as notícias demoram a chegar, parece que as reações são menos intensas. Recebe-se o relato do acontecido, acompanhado de todas as suas consequências e eventuais prognósticos.
O impacto do sofrimento fica amortecido.
Mas em tempos em que estamos mergulhados num universo amplo, e em que as notícias repercutem instantaneamente, sofre-se mais. Sofre-se juntamente com aqueles que estão vivenciando o drama, sem poder avaliar os resultados.
Sofre-se por problemas próximos, e sofre-se por fatos distantes. 
Sofre-se pelo mundo.
Ontem foi um dia em que muitos sofreram pelo mundo. Mesmo vivendo longe do fato, mesmo não tendo qualquer ligação religiosa, ou afetiva, com a Catedral de Nome Dame, acredito que um número grande de pessoas sentiu uma tristeza imensa ao vê-la ardendo pelo fogo.
Ao mesmo tempo em que ela queimava, que os franceses, turistas e moradores do local, assistiam atônitos ao espetáculo doloroso, muitos, espalhados pelo mundo, conhecendo o valor imenso daquele monumento, não tinham como fugir do sofrimento.
Sofrimento instantâneo e concomitante. Com a angústia das incertezas. O fogo será debelado? Ela resistirá? Poderá ser recuperada?
Notre Dame, catedral esplendorosa construída no século XII, que resistiu a grandes catástrofes, como as guerras mundiais, ontem teve seu dia de martírio.


Tive uma emoção indescritível ao conhecê-la, no dia 08 de maio de 1991. Atrás da foto, deixei escrito meu sentimento.
Nas outras ocasiões em que, afortunadamente, estive em Paris, sempre a visitei. Assisti a um concerto lindo, no seu interior, participei fervorosamente de missas. Sentia-me em comunhão com todos os fiéis. E a emoção sempre se renovava, naquele ambiente de religiosidade.


Estive lá, pela última vez, em setembro de 2012. 
Sem pensar em despedida.

A primeira foto é daqui.

Comentários

  1. Heloisa,foi muito triste ver tanta história ser consumida pelo fogo! Triste acompanhar!
    Desolação! Bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. que triste querida, não? a história se esvaindo. deve ter sido uma linda viagem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Que tempos tristes vivemos, parece que a História está sendo apagada em todos os sentidos, em todos os cantos...Tenho medo desse fogo incontrolável que parece soprar...
    Com tanta "inteligência" e tecnologia, não deveria ser assim.

    Abraço, Heloisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dalva, estou tentando introduzir a opção da resposta, sem causar qualquer problema na configuração. Vamos ver se vai dar certo.
      Sim, parece que o mundo está atravessando uma fase terrível. Fogo, lama, violência ...
      Vamos torcer por dias melhores.
      Beijo.

      Excluir
  4. Olá, querida, Helô, bom dia,

    Achei o seu texto maravilhoso: elegante e claro, mas também cheio de emoção!
    Sim, o lado ruim da instantaneiadade da informação é que recebemos as más notícias, no instante em que os fatos ocorrem, o que pode nos proporcionar uma sobrecarga de emoções negativas, como você bem observou.
    Todos nós, que amamos a humanidade e as obras que as representam, sofremos demais com esse incêndio. E eu também tive o pressentimento de que ... sei lá... é como se uma força misteriosa... quase espiritual, de destruição, tivesse baixado sobre o mundo com a intenção de aniquilar as coisas que nos fazem ser como somos... a arte, a história e a nossa própria memória. Que pena!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Impossível ficar indiferente a esta catástrofe. A catedral era ( é) património da humanidade. Também já tive o prazer de a visitar. Esperemos que a reconstrução seja célere.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Olá Heloisa, td bem?
    Sempre quando importantes construções são destruídas por incêndios fica uma sensação de impotência e uma indagação de como isto pôde acontecer. No Brasil já tivemos exemplos de monumentos tombados por serem patrimônio histórico que foram consumidos pelo fogo, é uma enorme tristeza, pois parte da cultura se perde com essas destruições.
    Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê