Como não amar?




Passei horas desse sábado ouvindo o Chico. E quanto mais ouço o Chico, mais gosto dele, mais o admiro.
Chico Buarque, cuja obra é de uma riqueza difícil de ser medida, engrandece nossa cultura há mais de cinquenta anos, e garante, à minha vida, momentos de imenso prazer.
Suas canções me provocam, já nas primeiras notas, enlevo, encantamento, bem-estar. Sua poesia, é de um lirismo único.

Amou daquela vez como se fosse a última …

Pai, afasta de mim esse cálice …

O meu amor tem um jeito manso que é só seu …

A Rita levou meu sorriso
No sorriso dela ….

Quando olhastes bem nos olhos meus
E o teu olhar era de adeus …


Lembro bem do II Festival da Música Popular Brasileira, em 1966, quando Chico, com beleza e timidez, apresentou sua canção “A Banda”, vencendo a disputa, junto com “Disparada”. 


A partir de então, colecionou sucessos, com canções de amor, canções do cotidiano, canções de cunho social. Canções com temas a partir do ponto de vista das mulheres. 
Todas impregnadas de beleza e poesia. 
Desde menino, ele mostrou seu interesse pela música, pela escrita e … pelo futebol. 



Até agora, Chico Buarque, na sua caminhada de 76 anos, compôs centenas de músicas, escreveu muitas letras, livros, peças teatrais e jogou muitas partidas no seu time Polytheama.
Músico, dramaturgo, escritor. 
Humanista. 
Coerente. Verdadeiro.
E lindo. Muito lindo.
Como não me apaixonar?

Já li alguns livros do Chico Buarque e comentei sobre Leite Derramado em https://blogdavovohelo.blogspot.com/2009/04/leite-derramado-ii.html
E fiz referência ao Meu Irmão Alemão aqui.

Fotos:
 1, daqui.
 2, da web, 1966 com os intérpretes das músicas vencedoras do festival, Jair Rodrigues, Nara Leão e Chico Buarque.
 3, de Marcos Tristão, da Agência O Globo.


Comentários

  1. Que lindos momentos passaste ouvindo nosso eterno Chico.
    Bom programa pra dia frio como.hoje...
    Gostei de ler e recordar ...
    Lindo domingo! Aqui.muiiiiiito frio! Bjs chica

    ResponderExcluir
  2. Ótima cia. Tudo que Chico produz tem poesia, delicadeza, humanidade. No dia que morreu João Gilberto vc esteve em comunhão com um compositor que se iguala em talento e criatividade ao gênio q se foi.. Uma homenagem pressentida!

    ResponderExcluir
  3. tb adoro chico. "eu te vejo sumir por aí..." dos livros não gosto. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo que disse de Chico, maravilhoso, único!!

    Passas em exposição
    Passas sem ver teu vigia
    Catando a poesia
    Que entornas no chão

    Não é lindo demais?!

    ResponderExcluir
  5. Olá Heloísa: adoro Chico Buarque e como não gostar? Um poeta grande da língua portuguesa, um músico de referência e uma voz única.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Oi, Helô,

    É bom encontrar post novo aqui!
    Eu também sou grande fã do Chico e concordo com cada uma das suas palavras!
    Nos últimos 24-36 meses eu me vi 'defendendo' o Chico em várias ocasiões, por conta dos ataques ferozes, que desfecharam contra ele, no imbroglio relativo ao golpe. Sou seguidora da página dele,em uma das redes sociais e não conseguia me conter, ao deparar com agressões gratuitas postadas ali incansavelmente.
    Nessas ocasiões, os versos que me vinham à cabeça eram os da canção 'Roda Viva":

    'Tem dias que a gente se sente
    Como quem partiu ou morreu
    A gente estancou de repente
    Ou foi o mundo então que cresceu...

    A gente quer ter voz ativa
    No nosso destino mandar
    Mas eis que chega a roda viva
    E carrega o destino prá lá ...'

    É isso, rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Lindo Demais! Dia muito bem aproveitado, bom pra alma e espírito mesmo. E você também me trouxe esse bom gosto e bem estar desde muito cedo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê