A bênção, vovó.


Há alguns anos era costume pedir “a bênção” para os pais, avós e até padrinhos.
O pedido de bênção acompanhava o cumprimento, ou era o próprio cumprimento. Quase sempre pedia-se, ou tomava-se, a bênção beijando a mão dos pais, avós e padrinhos, antes de beijar-lhes o rosto. Em resposta ao pedido, ouvíamos “Deus o (a) abençoe”.
Talvez até fosse um pedido mecânico, realizado pela força do hábito, mas tinha sua beleza. Mostrava que víamos essas pessoas com amor, mas que reconhecíamos, nelas, um poder fortemente ligado a Deus. E esse poder consistia em interceder a fim de que nos fossem concedidas graças e forças especiais, importantes para nossa caminhada pela vida.
Fui muito abençoada, e acho que as invocações a Deus feitas por meus pais, avós e padrinhos, tiveram grande peso nesse processo.
Com o passar do tempo os costumes mudaram mas, sem dúvida, continuamos mental e espiritualmente a pedir “a benção” a nossos pais (quando ainda os temos), e a pedir a Deus que abençoe nossos filhos e netos.
E hoje, dia de Santa Ana, dedicado às avós, quero pedir muitas bênçãos especiais para minha netinha.
Além desse pedido, quero registrar meu reconhecimento à enorme bênção de ser avó, e à benção de poder acompanhar, tão de perto, a vida da menininha que mudou o curso da minha vida, pois me transformou em vovó!
Beijos, minha linda! E muitas bênçãos!

Comentários

  1. Bom dia! Está lindo o post, como sempre emocionante! Que ela seja muito abençoada, o que já me parece ser tb. Assim como vc, vovó!
    Não sei por quê, nós, os netos, só pedíamos benção para o vovô, embora sempre tenhamos contado com as bençãos da vovó. Era um costume bem interessante, bonito, pena ter se perdido.
    beijos, Pri

    ResponderExcluir
  2. Helô minha querida, parabéns pelo dia das avós!!! Que esse anjinho lindo que é a Isadora continue a rechear a vida de vocês com muito amor e alegria... :)
    Beijo grande,

    Mari

    ResponderExcluir
  3. Heloísa, ainda não cheguei à condição de avó, mas espero ser um dia.
    Muito bom esse resgate da "benção". Meu pai dizia: já pediu a benção a sua mãe? Não era muito espontâneo esse ato, sentia-me meio constrangida.
    O texto ficou ótimo, como sempre.
    Feliz Dia da Avó!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Heloisa,
    Parabéns pelo dia e felicidades para a família inteira!
    Eu me lembro de beijar a mão de meu avô, até que um dia ele colocou a outra mão na frente e disse: Não precisa beijar a mão, netinha, só beija o rosto! O carinho e respeito eram os mesmos, mas ele abdicou da posição de autoridade. E, para mim, ficou ainda maior como ser humano. Minhas avós, uma nem conheci e a outra faleceu quando eu tinha 6 anos, então estou pensando em seguir o seu modelo, quando chegar a minha vez de ser vovó... te admiro muito, vovó Isa.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho lindo pedir a benção, aqui não se usa. Feliz dia das avós :)

    ResponderExcluir
  6. Heloísa

    A minha mãe tb fala muitas vezes que qdo ela era criança era costume pedir a bênção às pessoas mais velhas, principalmente aos avós, mas tb aos pais, e quando se esqueciam, eram chamados à atenção para o fazer.
    Aqui esse hábito tb caiu em desuso, mas eu lembro-me de, na aldeia da minha mãe, as pessoas mais velhas dizerem às crianças "Deus te abençõe",acompanhado de uma "festinha" na cabeça (mesmo sem o pedido).
    E por vezes os meus pais tb dizem isso à Carolina. É bonito!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Heloísa. Feliz dia da Vovó pra você e feliz Todo Dia! Nós merecemos e somos, ao mesmo tempo, privilegiadas. Como são preciosos esses serezinhos que nos tornam avós! Bj

    ResponderExcluir
  8. FELIZ DIA DA VOVÓ !!!
    A FOTO ESTÁ MESMO LINDA E DURANTE ALGUM TEMPO PEDI BENÇÃO AS AVÓS, MAS ELES SE FORAM E PERDI O COSTUME,
    QUANTO AS BENÇÃOS FORAM TANTAS E TÃO MARAVILHOSAS QUE ME FIZERAM ACHAR QUE QUERER ABENÇOAR O PRÓXIMO É UMA PROVA DE AFETO
    BEIJINHO E UMA LINDA SEMANA

    ResponderExcluir
  9. Oi Heloísa, sabe que nunca tive esse hábito? Nem sei se meus pais tiveram...Seá que vem da família ou depende de onde se mora?

    Vc é uma super vovó e sua netinah é abençoada por tê-la!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Heloísa, você é uma linda avó e tem a mais linda netinha do planeta que te adora e venera.
    Que fotos mais linda estas, adorei a montagem com o vermelho e o preto e branco.
    Você é uma vovó antenada e moderna, filhos e netos amam isso.
    Quero ser igualzinha a você. haha
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  11. Para mim sempre foi importante que recebesse a benção dos meus avós e da minha mãe...Meus filhos pediam até os 15 anos mais ou menos, depois por vergonha dos amigos deixaram de pedir, mas eu dou sempre que saem...Bjs

    ResponderExcluir
  12. Vovó Helo parabens pelo seu dia, aqui no interior as pessoas ainda tem esse habito, acho bonito apesar de não ter esse costume.
    As fotos estão lindas.
    Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  13. Oi Heloísa...
    É um prazer conhecer seu blog! Que pena que também deixei de conhecê-la pessoalmente no encontro, mas não faltará oportunidades.
    Feliz dia da vovó atrasado. Eu ainda tenho uma avó viva, com seus 94 anos, mas infelizmente ela não me reconhece mais.
    Que Deus abençõe sua linda família!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Que lindas fotos, Heloísa! Não seria o caso de você pedir a benção a sua netinha? Poderia ser, não?

    E essa foto com o Barney, se foi tirada na Disney, eu tenho uma i-gual-zi-nha!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Helô, sem dúvida ser vovó é uma grande benção de Deus! Parabéns pelo seu dia, mesmo que atrazado!
    Não temos este costume lá em casa, mas acho muito bonito, e, é uma pena que costumes tão bonitos se percam com o tempo.
    Beijos!
    Lindas fotos

    ResponderExcluir
  16. Helô, que Deus te abençoe!!!
    Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
  17. Querida Heloísa,
    continuar em nossos filhos e netos é realmente uma benção. Mais ainda amá-los e ser por eles amados. Parabéns pelo Dia dos Avós e que você possa festejá-lo por muito tempo com a netinha querida e com os outros que virão
    Beijos
    Cecília

    ResponderExcluir
  18. Ah, isso me lembrou meu avô. Eu pedia a sua bênção quando eu chegava e quando eu ia embora... fiz isso desde que nascí até sua morte. E até hoje quando vou visitá-lo em sua morada final, peço sua benção. Heloísa, meus parabéns pelo seu dia. Te admiro muito como pessoa e como blogueira e devo dizer q sou sua fã...

    ResponderExcluir
  19. Helô
    Que lindas fotos,
    que lindo post.
    você é uma Pessoa Linda!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Sempre pedi a benção aos meus avós, agora ficou somente a saudade!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê