Fios brancos






Outro dia escutei de passagem, numa das mudanças de canal de tv comandadas por meu marido, que muitas mulheres estão dispostas a assumir seus cabelos brancos. Percebi que tenho meio que uma ideia fixa em relação a isso.
Muitas vezes me pego achando estranho que esse seja um diferencial grande entre homens e mulheres. Normalmente, um casal envelhece junto. Mas enquanto os homens têm cabelos brancos, as mulheres sempre, ou quase sempre, os têm coloridos.
Há pouco tempo fomos assistir uma peça teatral com temática sobre a velhice. A plateia era formada quase que exclusivamente por pessoas de idade avançada. E a constatação de que, só os homens têm cabelos brancos, deu-se quase que por inteiro. Num teatro cheio, contei somente três mulheres com cabelos brancos.
Acho que isso, entre nós, é algo verdadeiramente cultural. Parece que em outras paragens os fios brancos têm melhor aceitação.
Por isso, questionei a notícia. Será que, realmente, as mulheres brasileiras vão começar a assumir seus cabelos brancos?


Judi Dench, atriz britânica, 76 anos.




Christine Lagarde, presidente do FMI, 55 anos


Comentários

  1. Oi, Heloísa.
    Esse foi um tema recorrente em meu blog. Por duas vezes deixei meus cabelos sem os fios pintados, mas da segunda vez "tive" que retomar a pintura, pois sofri um baque emocional e realmente a dor me fêz envelhecer com eles sem pintar.
    Mas, no geral, não acho que envelheça.
    Logo que vejo uma mulher com os cabelos brancos, presto mais atenção e sei dizer mais ou menos a idade dela. Há mais coisas em nossa expressão qeu denunciam a idade, do que simplesmente apenas os cabelos brancos.
    Mas tem-se que ter um cuidado redobrado, com eles e com a gente.
    Uma mulher de cabelos brancos deve estar sempre impecável, tanto no vestir quanto nos próprios cabelos.
    Veja bem esse da foto, que cabeleira linda!
    De novembro pra cá, quando voltei a pintá-los, fiquei mais quieta, mas aqui em BH, no domingo, também li uma reportagem, com mulheres lindas e jovens (mais as duas deste post) e realmente já me deu vontade de deixá-los sem tintura, de novo...rsrrs
    (desculpa o comentário longo).
    Quer relembrar? Vá lá no meu ex-blog:http://luciahsoares.blogspot.com/2010/08/cabelos-brancos-ii.html
    ou:http://luciahsoares.blogspot.com/2010/06/cabelos-brancos.html
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Lúcia,
    Adorei o comentário longo.
    Lembro bem quando li no seu blog sobre sua intenção de assumir os brancos.
    Realmente deve ser difícil essa decisão. também já escrevi sobre isso em outras ocasiões.
    Uma coisa é certa: para assumir os brancos é preciso estar bem cuidada.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Jamais, aqui no Brasil, deixaria meus cabelos totalmente brancos.
    O preconceito é enorme! Se você tem alguns brancos já te olham atravessado ..........
    Já ouvi vários relatos sôbre isso.
    Mesmo com as mãos e algumas rugas denunciando a idade, os cabelos não podem ficar brancos !!!!
    Isto é Lei no Brasil!
    Pena, não é?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Helô (lá vai outro comentário quilométrico, rsrs)

    Eu pinto os meus cabelos desde os vinte anos, idade em que começaram a me aparecer muitos fios brancos. Já pensei em parar de pintá-los, pois não gosto da 'escravidão' imposta por este hábito, já que as raízes têm de ser retocadas semanalmente. Mas, por enquanto, não me animo a assumir os fios brancos. E a razão disto é que a velhice não é valorizada, sobretudo a velhice em mulheres. Dizem que em outras culturas há mais aceitação dos sinais da idade nas mulheres, mas sempre me pergunto que culturas são estas, pois não me parece que sejam as ocidentais. Foi nos EUA, terra famosa pelos ditos sobre a dificuldade de uma mulher de mais de 40 anos se casar - tendo sido ela casada anteriormente ou não - que o falecido ator Tony Curtis disse que preferia morrer a se casar com uma mulher da faixa etária dele.
    Acho que temos errado feio na forma como encaramos a velhice e precisaria de mais de uma geração para que o equívoco fosse desfeito, pois a maturidade traz muitas compensações. Enfim, este assunto é complexo, rsrs.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  5. jamais pintarei...65 anos com todo orgulha do meu prateado.

    ResponderExcluir
  6. Eu nãoconsigo...Preciso pintar...beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe já aderiu ao branco, não quer mais saber de tintura, adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Heloísa, que ótimo tema!
    Eu pinto os cabelos e tenho muita vontade de um dia parar de fazê-lo. Mas ainda não tive coragem suficiente para assumir os brancos...
    Li um livro bem interessante sobre o tema, não sei se você já leu... É de autoria de uma jornalista norte-america, Anne Kreamer, chama-se Meus Cabelos Estão Ficando Brancos mas eu me sinto cada vez mais poderosa. Da Editora Globo.
    Há também um blog interessante, chamado Gorgeous Gray Hair com fotos de mulheres de todas as idades e muito atraentes com seus cabelos brancos. Para ver o blog, clique Aqui.
    Um assunto para refletir...
    Gostei também dos comentários.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Heloisa.
    O tema é muito interessante, razão pela qual acho que os comentários têm sido logos. E aí vai mais um. rsrs
    Quando entrei na meia-idade meus olhos só enxergavam as raízes brancas dos meus cabelos e as propagandas comerciais na televisão vendendo cabelos lindos. Foi quando engoli a ideia inteira, isca, anzol e linha. Comecei com rena depois tintura e agora mechas. Ultimamente, ando cansada. Perco horas e gasto altas somas no salão de beleza. Tenho me questionado e estou começando a pensar em abandonar esta experiência de mercado de massa e assumir meus cabelos brancos.
    Tenho três amigas, com cabelos grisalhos e não tem perfil de desmazeladas. Vejo que mudanças estão em andamento, pois tenho reparado muitas mulheres com cabelos grisalhos.
    Vou alongar um pouco mais, só para comentar do filme O diabo veste Prada, Meryl Streep representou uma editora de revisa grisalha absolutamente anti-avó, a personificação do charme e elegância. Lembra?
    Feliz escolha nas fotos postadas. Tanto a Judi Dench quanto a Christine Lagarde estão maravilhosas.
    Um beijo grande.
    Zuleica.

    ResponderExcluir
  10. Oi Helo!
    Eu não gosto de jeito nenhum de cabelo branco em mulher! Eu tinjo muito, aprendi a tingir e não passo de 15 dias! Tenho cabelos brancos desde muito novinha, com 9 anos, já apareceram alguns fios! Com 15, tinha vários, e com 18 comecei a colorir, e nunca mais parei....e penso q não vou parar nunca! Homem fica charmoso, mulher fica feiosa!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  11. Helô,
    Parece incrível, mas acho estas duas lindíssimas assim, porém não consigo me ver nunca de cabelos brancos, acho que irei pintá-los sempre.
    Quanto a você e a amiga Lúcia aí em cima, também não consigo visualizá-las de cabelos brancos, pois têm jeitão muito jovial ainda para usá-los sem pintura. Portanto, se estás fazendo sondagem para saber se ficarás bem, lhe digo logo que não.
    Você é muito bonita assim meio loirona e ainda está muito jovial para ficar parecendo mais velha.
    Pronto falei! hehe
    bjs cariocas e ótimo final de semana!


    (não deixe de ver/ouvir/ler a poesia no Me and You este fim de semana)

    ResponderExcluir
  12. Heloísa

    É complicado...
    Li o comentário da Beth, e também não consigo imaginá-la de cabelos brancos... (rs) mas acho que é uma questão de hábito.
    Aqui na Europa não me parece que essa ditadura seja tão forte como aí, pelo que você fala. Mas também existe.
    Eu acho que, de um modo geral, o facto de ter os cabelos brancos envelhece quase automaticamente a mulher, mas a verdade é que em algumas privilegiadas, os cabelos brancos ficam muito bem! Por exemplo ontem estive com uma amiga de 66 anos, que tem uns belos cabelos grisalhos que lhe ficam muito bem. Ela é muito morena, tem uma jovialidade enorme, e tem uns cabelos lindos.
    É muito subjectivo, acho que cada caso é um caso, até porque tb depende das próprias características do cabelo. Há grisalhos lindos e outros nem tanto...
    No meu caso, quando fico com muitos brancos à mostra (como agora) não me sinto bem. Enfim! Tb estou refém da tinta. :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Helô,
    Eu fico no meio do caminho,
    pois por exemplo minha mãe tem cabelo branco desde de os 18 anos, e desde entao ela pinta.
    Meu pai também pintou algumas vezes mas agora ja aderiu ao branco natural, mas é um tom bonito que combina com ele,
    Eu ja tenho uns fios brancos mas daqui uns dias vou começar a pintar.
    Eu acho que algumas coisas ficam bem, combinam com o tom de pele, mas outras não,
    bjusse bom fim de semana

    ResponderExcluir
  14. Helô,
    Existem cabelos... e cabelos... Alguns brancos são lindos, mas a maioria não é. Acho lindíssima a cabeleira inteiramente branca, sinceramente! Mas o meio termo, quando só as raízes aparecem...
    Pronto, todo mês estou no salão pintando, mas levo palavra cruzada, porque acho um absurdo o tempo gasto em salão...rs!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Acho que deveriam.
    O cabelo branco em mulheres, para mim, é um charme!
    É bonito, mostra seriedade e maturidade, e quando combinado com o corte certo se torna um charme.
    Valoriza o rosto, na minha opinião.
    Eu, quando chegar nessa época, vou assumir mesmo.
    =]

    http://taynalu.blogspot.com/
    http://profissaoblogueira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá Meninas!
    Tenho 47 e assumi totalmente meu prata. Pensava nisso há algum tempo, mas sempre me desecorajavam seja cabeleireiros ou familiares. Um dia deu certo sai pra pintar a raíz e voltei com eles curtíssimos e descoloridos....após 3 meses estou prateada, senti que até meu rosto clareou....As pessoas me perguntam que tinta uso...mais pessoas falam comigo na rua...me sinto livre daquela escravidão quase que semanal.

    ResponderExcluir
  17. já decidi vou assumir os fios brancos, com 36 anos e eles já começaram a aparecer, me preocupo com minha saúde, faço exercícios regulares, procuro me alimentar corretamente e uso um bom protetor solar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos juntas.
      Assumi os meus fios com exatos 38 anos,e olha que, antes, pintava por diversão e não para escondê-los. Comecei a pintar aos 11 anos. Usei todas as cores normais e as anormais tb (este ano, os 38, antes de passar máquina e deixar crescer natural, tive cabelo verde, azul, totalmente descolorido e roxo).
      Com cabelos coloridos, me davam 28 anos, com o cinza que agora predomina, tenho certeza de que não aparento mais tanta jovialidade, mas, pra que tb aparentar menos 10 anos? Estou em paz com o tempo.
      A liberdade é cinza!

      Excluir
  18. Oi titia, imagine só, eu já conhecia o seu blog, o qual agora passarei a acompanhar, mas foi quando digitei "deixando os cabelos brancos" no google, que para minha grata surpresa fui direcionada para o seu blog, tomando conhecimento dos seus comentários sobre o assunto. Êta mundinho pequeno, sô..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê