A Separação






O filme é muito bom.
Triste, doído, mas muito bom.
Dirigido pelo diretor iraniano Asghar Fahardi, vencedor do Globo de Ouro de 2012, como melhor filme estrangeiro, e forte candidato ao Oscar, " A Separação" foi todo rodado no Irã. Seus atores são ótimos, o que também garantiu, ao filme, o Urso de Prata para o elenco masculino e feminino.
A história poderia ocorrer em qualquer outro país, pois envolve um drama familiar, com problemas que qualquer pessoa pode ter que enfrentar. Mas, no filme, a história se distingue pelos princípios e valores do islamismo.
Tem início num Tribunal, onde os principais personagens estão discutindo o pedido de divórcio, feito por Simin (Leila Halami), que quer viver no exterior levando a filha do casal.
Simin e Nader (Peyman Moaadi) estão de frente para o juiz, que não aparece. Só sua voz é ouvida. Na mesma posição do juiz, estão os espectadores, como se a decisão estivesse com eles.
E essa é uma característica do filme. Até seu final, ele passa por diversas questões, porém parece deixar as decisões para o espectador.
Lealdade, classe social, família, religião, submissão da mulher, cuidados com idoso, ética, respeito. Tudo isso está presente.
É um filme comovente sobre relações humanas. 



Comentários

  1. Puuuuuuxa, pelo trailer, vi que é forte, dramático, mas deve ser bom.

    Temas da vida esse ,não?

    beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Genial,

    Gostei de conhecer um pouco do Irã, seu povo, seus costumes, a posição da mulher nesta sociedade,o fervor religioso, suas leis e a implicação dessas leis na população...eu acho que este filme é a voz de um povo que não pode falar...

    Comovente,
    Me emocionei, vibrei, e gostei de sair como uma dúvida: com escolheu quem ficar a filha? Hein? rsss...

    Abraço minha amiga
    Boa Noite

    ResponderExcluir
  3. Li comentários sobre Separação. Vi agora o vídeo e dá pra sentir o quanto é bom. Filmes iranianos, são sempre de excelência. Merece o Oscar de melhor filme estrangeiro.

    Beijos, Heloisa
    Boa semana!
    Beijinhos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Olá...vou falar primeiro do post abaixo com a história do cabelo e as lindas fotos de uma princesa e o fofo cachorro! Parabéns pelas fotos da neta e a história - de verdade - bem legal!
    E claro que vou procura esse filme...eu e meu marido vemos sempre 2 ou três novos por semana! Está na lista sua dica!
    Beijos e boas energias na semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  5. Heloísa, fiquei com vontade de ver o filme, depois de ver o trailer e ler o seu texto. Ainda não conhecia este filme, ando um pouco por fora. Agora quero muito ver "O Artista", já ouviu falar? É um filme mudo, a preto e branco, parece-me ser muito bom, pelo que tenho visto e lido sobre ele. E também "A Dama de Ferro", e por aí. Nesta fase que precede os óscares, há sempre muito por onde escolher...
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Helô,
    Este é o tipo de filme que adoro, vou ver se assisto neste feriadão de carnaval.
    Valeu a dica.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  7. Helô,

    Desde a deposição do Xá Reza Pahlevi eu passei a ter interesse pelo Irã, pois o governo do xá teve um quê de glamour e ocidentalização do país, e quando os ayatollahs o depuseram, pareceu ao mundo que o Irã estava dando um passo para trás.
    Contudo, recentemente, o mundo veio a tomar conhecimento de muitos filmes interessantes, feitos naquele país, como é o caso deste, que ainda não vi mas pretendo.
    Ótima dica, como sempre, rsrs.

    Um beijo, querida!

    ResponderExcluir
  8. Oi Helô amei o post anterior sobre o cabelo da Isadora, que cabelo lindo ela tem né, e como cresce rápido, o da Nathalia é tão dificil pra crescer, acho que porque é cacheado, mas ela morre de vontade de ter cabelão também.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê