Santos. Olhar de turista?


Quando se está na condição de turista, normalmente a máquina fotográfica faz parte da nossa indumentária. Não se sai, sem ela.
Assim, tudo que é bonito, interessante, ou curioso, vai sendo registrado, principalmente nesses tempos de máquinas digitais.
Mas quando se sai para passeio, na cidade em que se vive, não é comum carregar-se a máquina fotográfica. Com isso, perde-se a oportunidade de registrar paisagens, cenas interessantes, monumentos, praças, enfim, muitas coisas que estamos acostumados a ver nas nossas andanças diárias.
É verdade que as paisagens e cenas da nossa cidade estão gravadas na nossa memória, mas é muito bom poder vê-las também em registros fotográficos.
Senti isso, com clareza, ao ver as fotos que minha amiga Ana fez, na praia e durante um passeio turístico num bonde de Santos.
As fotos ficaram lindas e, com sua autorização, publiquei algumas no post anterior.
E foi pensando nisso, que nos últimos dias fiz umas fotos da minha cidade. Não estava com máquina fotográfica, mas meu celular deu bem conta do recado.
No final da tarde, maravilhada com o lindo por-do-sol, atravessei a avenida e fui caminhar na praia.
A luz estava linda!







No dia seguinte, fui caminhar na beira do mar. Ainda com o celular, fui batendo uma foto aqui, outra ali, e ficando com vontade de fotografar tudo. Mas isso, num percurso pequeno. Praticamente no "meu pedaço".



                                       Comecei, caminhando no sentido da Ponta da Praia (leste).



                                                  Lá longe, os prédios da Ponta da Praia.



                                   Fui até o canal 3 e voltei, no sentido do José Menino (oeste).
                                                         
                                                            Passando pelo Gonzaga.




                                                        Ao longe, a Ilha Porchat.



                                          Antes da Ilha Porchat, a Ilha Urubuqueçaba.

   
                                                             Chegando ao canal 2.
                                                   



Vindo do mar, quase no final da grande faixa de areia, as palmeiras. Ultrapassando as palmeiras, o calçadão e o jardim.




Atravessando o jardim, para voltar para casa, também fiz meus registros.







                                                                         Ciclovia.



                                                   Casal indo para a praia, e eu, voltando.


O jardim da praia de Santos é lindo, e extenso. Faz parte do “Guinnes Book of Records”, como o jardim frontal, de praia, de maior extensão do mundo. Fiz as fotos num trecho bem pequeno, na frente do meu apartamento, e prédios vizinhos.
Preciso sair com a máquina e tirar outras fotos, em outros pontos do jardim.
Preciso, também, dar outra volta no Bonde Turístico, subir mais uma vez o Monte Serrat, ir do José Menino até a Ponta da Praia, observar as palmeiras da av. Ana Costa, os canais...
Enfim, preciso cruzar muito minha cidade, para admirá-la, mas também para registrá-la.




Esse vídeo, lançado no último dia 26, dia do aniversário de Santos, diz bastante da cidade.

Comentários

  1. É bem assim...Lindas fotos e eu, mesmo aqui em Poa sempre ando com ela. Pena aqui não se ter liberdade de caminhar nas ruas sem medo de assaltos... beijos,chica e linda semana!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida,

    Devo dizer que a sua cidade é mesmo muito simpática!
    Estive em Santos há muitos anos, e não me lembrava como é linda!
    Seus olhares fotográficos me cativaram, e cultivaram em mim uma vontade de poder estar em Santos novamente...quem sabe?

    Te agradeço, pois gostei de verdade!
    Um grande abraço,
    E meus agradecimentos pela presença constante e tão carinhosa no EternosPrazeres,

    Renata

    ResponderExcluir
  3. Oi, Helô,

    Que lindas estas fotos, fiquei impressionada com a beleza de Santos, que eu imaginava uma pequena cidade portuária, sem muitos atrativos, desculpe a franqueza e a ignorância, rsrs.
    O seu celular também fotografa maravilhosamente bem, eu nem descofiaria, se você não dissesse que tirou as fotos com ele. Gosto de ver as cidades brasileiras nos blogs, justamente porque há muitas belezas no Brasil ignoradas até por brasileiros, como era o meu caso com relação a santos.

    Um beijo e boa tarde, querida.

    ResponderExcluir
  4. Helô, que fotos lindas!!!
    Fazem jus à beleza de Santos!
    Espero voltar em breve!
    Mais uma vez, obrigada pela acolhida,

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Belissimas fotos Heloisa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Aí, Helô, está se saindo uma ótima fotógrafa!
    E que celular bom, heim!
    Bom, eu acho Santos uma graça de cidade e já falei pro maridex que moraria aí amanhã, pois se parece bastante com esta cidade em que moro aqui no Rio, a diferença por aqui é que a paisagem é o cartão postal mais incrível do Brasil que é simplesmente o outro lado do Rio de Janeiro, a começar pelo Pão de Açúcar.
    Mas, voltando à Santos, digo-lhe que acho a praia daí muito legal, com esta faixa de areia grandona e o lindo jardim que intermedia a praia e a rua. E o pôr-de-sol também é divino.
    Fiquei com maior saudade de aí voltar.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela partilha. Amei rever Santos com os seus olhos.
    Lindo.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Heloísa,
    Suas fotos estão lindas e que lugar encantador!
    Teve uma época que aqui em casa pensávamos em morar em ai, mas... Fomos para outros cantos desse Brasil afora.
    É bacana andar com a máquina para todos os lugares e mostrar imagens que encantam.
    Tudo de bom.
    Bjs mil

    ResponderExcluir
  9. Que fotos lindas! Especialmente as do coqueirinho.
    Acho que a sequência de fotos do centro também vai ficar muito boa. No aguardo!
    beijos,
    Pri

    ResponderExcluir
  10. Fiz um comentário enorme, mas não entrou!
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Que belas fotos da sua cidade, vê-se que é um local bem aprazível, espero que se mantenha preservado e bem cuidado, para o bem-estar de todos. Isso é muito importante!

    Aqui tem estado tanto frio que nem na nossa cidade apetece passear, está-se melhor no quentinho da casa. :)
    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê