Fotos e bolo






Nos últimos dias tenho me dedicado a organizar as fotos do Cruzeiro pelo Mar Báltico, e a escrever  no meu blog de viagens sobre as cidades em que estive. É uma atividade bem trabalhosa, principalmente para selecionar as fotos e incluí-las nos textos.
Já falei sobre Copenhagen e sobre Oslo, e espero manter um ritmo bom de postagem, para não repetir o que aconteceu quando da viagem à Nova Zelândia. Levei, absurdamente, dois anos para falar sobre os lugares que conheci, pois deixava passar um tempo grande entre uma publicação e outra. 
Agora estou com outras intenções, embora, por esse motivo, tenha descuidado um pouco do Blog da vovó ... mas não só.
E para dar um sinal, por aqui, vou registrar um bolo delicioso cuja receita experimentei na semana passada.
É gostoso de verdade, parece que desmancha na boca, é fácil de fazer e é pequeno, com o que se evita que ele fique rolando muitos dias, ou então que se coma mais do que se deve.
Encontrei a receita no delicioso blog Saboreando a Vida, da Marly, que disse estar adaptando uma receita da Martha Stewart.
Dando o meu jeitinho, fiz o delicioso bolo de morango assim:


Bolo delicioso de morango

1/2 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 colheres (chá ) de fermento em pó
1 colher (café) de sal
1 xícara de açúcar
1 ovo extra
1/2 xícara de leite
1 colher (chá) de baunilha
aproximadamente uma caixinha pequena de morangos limpos.

Peneirar a farinha, juntamente com o fermento e o sal. Reservar.
Bater bem a manteiga com o açúcar. Acrescentar o ovo, e bater. Em seguida, misturar o leite, e ir colocando aos poucos a farinha, mexendo com uma colher, ou fouet, sem bater. Quando estiver tudo bem misturado, colocar em forma de 20 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. A massa fica meio grossa, e deve ser bem espalhada.
Por cima da massa colocar os morangos, um a um, pressionando um pouco para que entrem na massa.



Pronto para ir para o forno

Levar a forma ao forno pré-aquecido, numa temperatura de 180/200 graus.
Fazer o teste do palito, para verificar se já está assado. O meu levou mais ou menos 30 minutos.
Para o próximo vou providenciar uma assadeira adequada, com no máximo 20 cm de diâmetro, para que ele fique um pouco mais alto. Minha forma era um pouquinho maior, mas não houve prejuízo.
Por cima, polvilhar com um pouco de açúcar.
E agora, comer.




                                                                       Delícia.




Comentários

  1. Oi, Helô,

    O seu bolo ficou lindo, a foto da fatia ficou muito apetitosa! Acho este bolinho perfeito, por todas as razões que você citou.
    Quando uso formas com teflon eu cuido para que a temperatura do forno fique um pouco mais baixa, pois acho que elas esquentam muito. Outra coisa, querendo desenformar este bolo, melhor é assá-lo em forma untada e forrada com papel manteiga também untado, pois a massa é muito delicada e tende a quebrar, quando desenformada. Isto, aliás, é algo que esqueci de mencionar no meu post, mas vou acrescentar depois mais esta pequena advertência, rsrs. Obrigada pela menção carinhosa ao meu bloguito.

    Beijo e boa noite, querida!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de bolo, parece cuca...Adoro, apenas estou afastada dos doces por uns tempos... E estou adorando teu blog de viagens, ver tudo por lá! Beijos,linda semana, ótima primavera,chica

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui boa boleira, mas sempre me interesso em colecionar receitas. Vez por outra me arrisco e se consegue comer. Este de morango me parece fácil e apetitoso. Que a cozinha me aguarde, no sábado.
    As crianças (incluindo eu) agradecem!

    Beijos, Heloisa!

    ResponderExcluir
  4. Este bolo é mesmo uma delícia né?

    Ficou divino, palmas pra você na cozinha!

    ResponderExcluir
  5. Nem falo! adoro bolo, por isso evito fazer. Ficam a semana toda me olhando e acabo comendo sozinha! Aqui, cada um come uma fatia, e olhe lá!
    Como este não é muito grande, dá pra arriscar fazer.
    Pode-se colocar a fruta que quiser, não? Adoro morangos, mas como dão por tão pouco tempo no ano..., né?
    Suas fotos estão lindas (do bolo. Da viagem, vou lá ver).
    Beijo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê