Vermelho saboroso




Noite fria combina com sopa.
Sem qualquer preparo antecipado, um pouco antes da refeição, o jeito é ver o que se tem em casa para fazer uma sopa rápida.
Tomate?
Não tenho tomates suficientes.
Mas tenho latas de tomates pelados, que vão permitir um creme bem gostoso.
O modo de fazer esse creme está na minha memória, mas resolvi fazer uma pesquisa rápida pela internet para ver se achava alguma proposta nova. Não encontrei nada que me seduzisse.
Vamos, então, à minha receita, que é adaptada de acordo com o número de pessoas e o ingrediente principal, fresco ou em lata.

Creme de tomate

Duas latas de tomates pelados
1 lata de água
3 colheres de manteiga
3 colheres rasas (de sopa) de farinha de trigo
2 copos (de 240 ml) de leite
1 colher (chá) de açúcar
sal e temperos a gosto

Bater os tomates com a água, no liquidificador. Peneirar.
Derreter a manteiga. Colocar a farinha de trigo na manteiga derretida e misturar bem.
Acrescentar os dois copos de leite e mexer bem para dissolver a farinha. Colocar o caldo dos tomates batidos e o açúcar. Por último acrescentar o sal e os temperos. Deixar cozinhar alguns poucos minutos, mexendo às vezes. 
Servir com croutons ou com pipoca.
É muito saborosa.
E para terminar a refeição, mantendo a cor principal, essa cor quente e estimulante, cairia muito bem uma Pana Cotta com calda de frutas vermelhas. 
Nessa noite ela faltou, mas ficará para uma próxima.




Comentários

  1. Além de lindos pratos, saborosos! Estamos aproveitando muiiiito.Acabamos de voltar de mais um daqueles dias especiais de bons. E sabes? Já tentei, porém ainda não consegui fazer aquela coisinha que te falei que pretendia por aqui! beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Me parece um creme muito apetitoso, Heloisa. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, querida!

    Esta sopa é prática, fica com um lindo visual e deve mesmo ficar saborosa. O emprego da pipoca me surpreendeu, que idéia mais original, vou experimentar, rsrs.

    Um beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê