segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Hiperrealismo



Aproveitando bem um fim de semana em São Paulo, fomos ver a exposição do Ron Mueck, na Pinacoteca de São Paulo.
A simples ida à Pinacoteca já vale o passeio. O prédio tem uma arquitetura linda e fica no simpático Jardim da Luz, no centro da cidade.


É o mais antigo museu de artes de São Paulo, tendo sido fundado em 1905 e, até 1989, dividiu espaço com a Faculdade de Belas-Artes. 
De 1994 a 1998, o prédio passou por uma grande reforma, com projeto do renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Por esse projeto, o arquiteto foi merecedor  de um importante Prêmio Internacional.




O acervo da Pinacoteca é valioso, e representativo da arte brasileira, e muitas são as exposições temporárias que ela abriga.
Desta vez a atração estava nas fantásticas esculturas de Ron Mueck, australiano que se serve basicamente de fibra de vidro, silicone e resina, para seus trabalhos hiperrealistas.
As esculturas representativas de pessoas ou são enormes, ou menores que o normal. Os detalhes são perfeitos: a pele, os cabelos, o brilho dos olhos. 




As filas para a visita à exposição sempre estavam enormes, mas exercendo nosso direito à prioridade, como já contei aqui, conseguimos, juntamente com a netinha, apreciar obras tão interessantes.




Foi um programa muito agradável.


4 comentários:

  1. Que lindo passeio e as obras desse artista, (ainda não vi ao vivo, mas vi em outros blogs e artigos) são demais, perfeitas, parecem verdade!


    Imagino o quanto a netinha deve ter adorado! bjs e como é bom proporcionar coisas assim pra eles! chica

    ResponderExcluir
  2. Heloísa, impressionante como BH, terceira capital do país (há controvérsias..), fique de fora dessas grandes exposições. E olha que já está muito melhor, de uns 3 anos para cá, mas ainda lastimável. Agora temos o circuito cultural da Praça da Liberdade, vc que conhece a cidade deve se lembrar dos prédios lindos que compõem a praça, junto ao Palácio da Liberdade. Tomara que essa exposição do Mueck chegue até aqui. bom rever a Isadora.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Una exposición muy interesante. las esculturas hiperrealistas, supongo las disfrutasteis junto a la nietecita. Un beso

    ResponderExcluir
  4. Oi, Helô,

    Acredita que já tinha vindo aqui e comentado e o comentário simplesmente não entrou? rsrs. Eu havia dito que tenho muita vontade de ver o trabalho do Ron Mueck, estas esculturas são fantásticas! É legal também que a Isadora participe das atividades culturais dos avós, rsrs.

    Um beijo!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Depois é só escolher uma identidade. Se você não tiver conta google, clique em nome/URL, logo abaixo. Coloque seu nome e, depois, clique em Publicar. Vou adorar ler o que tem a me dizer.