Viagem: altos e baixos.




Um turbilhão de ideias, com alguns textos redigidos mentalmente. Mas, em viagem, nem sempre é fácil escrever e publicar. E vive-se tantos momentos diferentes, que aquilo que já estava pronto na cabeça, acaba ficando ultrapassado.
Foram 14 dias de viagem pelo mar, de Santos a Barcelona. No último dia, acordei com um enorme sentimento de gratidão. Gratidão pela viagem maravilhosa, gratidão pela oportunidade de poder realizá-la.
E essa gratidão, acompanhada por um grande bem-estar.
Mas, de repente, esse bem-estar foi se desmanchando. A incorporação a uma excursão de sete dias, que na sua apresentação parecia algo prazeroso, foi quase um desastre. Embora passando por lugares lindos, pouco nos deu a oportunidade de vê-los e aproveitá-los. Correria, saídas muito cedo com exposição ao frio, cansaço.
Ao fim do período da excursão, senti-me como uma sobrevivente. E, o pior, com conclusões de desânimo: a velhice chegou com força total, viagens só bem próximas de casa.
Nesses momentos lembrei muito de meu pai que dizia: “boa romaria faz, quem em sua casa fica em paz”.
Liberta da excursão, fiquei com um saldo de alguns dias em Amsterdam para, juntamente com o Berto, imprimir-lhes nossos ritmo e escolhas.
E foi, então, que pude encontrar o sentido total desse passeio terrestre após o cruzeiro: nossa visita ao Museu Van Gogh.
Lugar lindo, com obras maravilhosas, diante das quais, muitas vezes, me senti como num santuário. Silêncio, concentração e enorme respeito.
Foi muita a emoção, foi forte o sentido de ligação com o eterno. 
imensa a gratidão ao artista, por tanta beleza.



Comentários

  1. Que bom ter tido esse momento de transcendência, de união com o eterno! E fique com a boa sensação do cruzeiro, dos outros passeios, e esqueça as dificuldades com a excursão. Não é a idade, o formato que é difícil mesmo. Você está ótima e ainda fará outras lindas viagens, mas no ritmo que vocês querem imprimir. beijos e boa volta, estaremos aguardando ansiosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pri. Mas, realmente, dessa vez deu para perceber bem os limites trazidos pela idade.
      Beijos e até breve.

      Excluir
  2. Heloísa, tenho certeza que aproveitaste bem o que deu e a excursão é cansativa, muito programada. Aqui , Kiko e eu nunca fomos disso. Gostamos de colocar nosso ritmo . Mas valeu a experiência e os dias sem ela, foram lindos e aproveitados!

    beijos,m fica bem e vocês estão ótimos! chica

    ResponderExcluir
  3. Que legal, Helô! Ir no Museu de Van Gogh. Viajar é assim mesmo, tem seus altos e baixos, mas sempre é uma experiência incrível.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Heloisa,sou muito comodista e faço tudo por minha conta e com meus horários,portanto acredito que cansa mesmo!!Mas valeu por Van Gogh!!Eu adoro!!bjs é bom retorno!!

    ResponderExcluir
  5. Heloisa querida
    Faça muitas viagens, do seu jeito.
    Vc é jovial, tem muita vitalidade e muito o q aproveitar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê