Lista de espera

De novembro a dezembro ganhei todos esses livros, e pretendo lê-los logo que possível.
Já comecei por dois: A menina que roubava livros, de Markus Zusak, e Fazendo as malas, da Danuza Leão. Como o segundo é uma leitura leve, com crônicas sobre viagens a Sevilha, Lisboa, Paris e Roma, dá perfeitamente para intercalar as leituras.

Sempre gostei de ler, e penso muito sobre o que pode ser feito para estimular a leitura entre as crianças e os jovens. Acho que quanto mais cedo, melhor será o resultado.

Há anos atrás, quando não havia televisão, e muito menos computador, o lazer principal era a leitura.  As crianças distraiam-se com brincadeiras no quintal, na rua e com a leitura. Quase todas as escolas tinham bibliotecas e, muitas vezes, havia lista de espera para os livros mais cotados. Hoje, inúmeras são as formas de lazer e, muitas vezes, o livro não está entre elas.

Em casa, líamos muito. Quando estava muito interessada na leitura, minha mãe conseguia terminar um livro num fim de semana.

Acho que conseguimos passar esse hábito para nossos filhos, mas reconheço que hoje não é fácil. Se os pais não têm o hábito da leitura, dificilmente conseguirão passar o interesse pela leitura para os filhos. Só mesmo dando o exemplo, comprando livrinhos para as crianças desde bebezinhos, contando histórias e lendo para elas enquanto não estiverem alfabetizadas.

Vale a pena esse incentivo pois os benefícios da leitura, além do prazer, são enormes.

Parece, contudo, que em alguns lugares do mundo o hábito da leitura é levado ao extremo. Em Londres, praticamente todos os passageiros do metrô fazem seu percurso lendo jornal, ou livro, ainda que estejam em pé. E achei incrível ver, num teatro, duas crianças aguardarem o início da sessão, e depois nos minutos do intervalo, lendo livros que tiraram de uma mochila. Comentei esses fatos com uma amiga e ela me disse: Isso foi em Londres? Ora, eles leem para não precisarem conversar. Será? 

Comentários

  1. Amo ler, Helô!!! Amo amo amo... E tento incentivar a Laís a cultivar este hábito tão gostoso!!!

    Bjos e boa semana, Helô!

    ResponderExcluir
  2. Helô, no último sábado, estava conversando com meu irmão justamente sobre isso. Nós achamos importantíssimo o hábito da leitura, tendo em vista que sempre adoramos ler, e, estávamos discutindo a forma de cultivar este hábito desde cedo. Minha princesa, sempre me pede para ler os livrinhos para ela. Depois ela me conta do jeitinho dela, a mesma estórinha. Eu acho o máximo. Quando estou lendo, ela pega um de seus livrinhos, deita do meu lado, e fica olhando, como se soubesse ler. Quero que ela entenda desda cedo, que lendo, vc viaja sem sair de casa. Eu adoro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ando lendo pouco ultimamente, mas teve época que lia um livro após o outro.
    Acho bacana o incentivo à leitura desde cedo também. Quando meus filhos eram crianças, tínhamos muitos livros infantis. Eles herdaram o hábito da leitura e isso abre mais a cabeça das pessoas, né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma mãe que nunca teve tempo para ler mas um pai que, apesar de não ler literatura, sempre comprou livros para os filhos. Eu sou uma pessoa que ocupa o tempo livro a ler e adoro. Ando com um livro na carteira para quando tem aqueles momentos de espera num consultório ou na estação de trem. Mas os ingleses são pessoas muito fechadas mesmo, acredito que usem os livros como desculpa para não falarem com ninguém :)

    ResponderExcluir
  5. Sempre amei ler, mas agora confesso que estou relaxada, não tenho tido tempo para ler, mas estou sempre incentivando a leitura pra Nathalia. Me preocupo muito com os meios de intretenimento hoje em dia, ontem fui a casa de uma amiga e o filho de 05 anos de uma amiga estava jogando video game, um jogo cheio de socos e monstros de 04 braços (ele tem os bonecos também) e ele jogava akilo com raiva do adversário, mas fiquei mais abismada quando ele disse assim: Mão, coloca akele outro que é mais violento!!!!
    Gentiiiiiii! Que isso??????
    Fiquei abismada, se depender de mim a Nathalia vai demorar muito pra ter video game, celular, e computador, quero que ela brinque de boneca, de casinha, de bicicleta, de pular corda e elástico, quero que ela goste de ler, de teatro, música.
    Que Deus nos ajude com essa nova geração!

    ResponderExcluir
  6. Querida Helo,

    A viagem foi ótima, mas infelizmente não posso dizer que foi perfeita.
    O que era para ser uma lua de mel entre mim e meu namorado tornou-se uma busca pela minha felicidade - em forma de retrospectiva das coisas que aconteceram em 2008 - que resultaram num rompimento ainda na viagem.
    É, minha vida é uma novela mexicana, como ando dizendo por aí, mas sei que tudo aconteceu como deveria ter acontecido.
    Tudo o que deu pra aproveitar foi bem aproveitado no período que passamos lá e o café do blog, bem... esqueci de tirar foto de dia!! Fui obrigada a passar à noite e tirar uma foto - as comidas de lá valeram o esforço.. Com certeza a temperatura naquele momento estava abaixo de zero.
    Fez - e ainda faz - muito frio na Europa e tive a "oportunidade", mais uma vez, de virar picolé por lá.
    A França, mesmo com o frio e seus ventos gelados, vale a pena ser conhecida por inteiro.

    Li seu último post, além daquele do dia 1º. Feliz mudanças para você querida!
    Há muito já sabíamos que o blog não era só da vovó e por isso mesmo continuávamos lendo!

    Estou ocupadíssima neste 2009 mas prometo, sempre que puder, passar por aqui!

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  7. Eu também adoro ler e como os ingleses leio no metro no caminho para o trabalho, mas não é para não falar com ninguém porque vou sempre sozinha, não teria ninguém com quem falar de qualquer maneira! Lendo, o trajecto passa bem mais depressa. Alguns da sua listinha já chamaram a minha atenção nas livrarias. Boas leituras.

    ResponderExcluir
  8. Oi Heloisa,só hj vim ver o seu blog..

    Fiquei maravilhada!!

    Ele está lindo!!Cheio de novidades!!É mto gostoso ler as suas postagens....Agora,então com música!!!

    Qto a leitura,eu adoro ler!!

    Costumo viajar junto com os personagens dos livros...

    Sempre incentivei meus netos a ler.Desde pequeninhos,comprava revistinhas,depois livrinhos apropriados a idade,e assim é até hj.

    Eles adoram ler..

    O Rodrigo,até escreveu um conto para um livro publicado no Jean Piaget,e agora está escrevendo outro junto com 4 amigos...

    A Giovana,tem uma facilidade enorme para contar histórias..Acho que isso se deve ao há bito da leitura.

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Minhas queridas,
    Gostei de saber que todas vocês são ligadas nuna leitura.

    Isabel,
    Não sei se me expressei bem na história do metrô. Claro que é muito bom ler nos trajetos longos e em salas de espera. Aqui também é bem comum a leitura no metrô e, em São Paulo, há venda de livros de bolso em máquinas.

    Ju,
    Que pena que não deu para ser perfeita. Mas ainda bem que você conseguiu aproveitar. Não fique tristinha.

    Norminha,
    Apareca sempre. Adorei os comentearios.
    Beijos para todas.

    ResponderExcluir
  10. OI, Heloísa! Esse "Comer, rezar e amar" é super-elogiado, todas as minhas amigas leram. Já até me prometeram de presente de aniversário. Intuo que vou gostar.

    Quanto ao domingo agitado, sim, o melhor de tudo foi o tantão de amigos. Eles são a minha família! É uma família grande, com ramificações no Brasil e no mundo, graças a Deus.

    E o Brad Pitt, pesquei na internet!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oii Helô !

    Obrigadaa pelo coments no meu blog.
    Passando aqui para retribuir a visitinhaa! Volte mais vezes !

    Sobre sua postagem:
    Adoro ler. Gostoo tanto, mais tanto que quero fazer letras !!
    tss
    Eu acho um absurdo minha irmã mais nova estar abtuada apenas a ler profiles no orkut e as conversas no msn !!

    É deprimente ver como as gerações que surjiram depois da minha não tem o gosto suave e nobre da boa literatura.

    Beijoss !!

    Adoreii seu blog.

    www.maisq1historia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Querida Heloisa

    Que bom encontrar alguem como você que incentiva o hábito da leitura!
    Sim, porque vc é um típico exemplo dos resultados desse salutar costume. A qualidade dos seus posts e, mais, o seu brilhante percurso profissional e de vida, que acompanho há tantos anos, demonstram o resultado do hábito de ler.
    Beijos afetuosos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê