Minha mãe

19 de janeiro de 2009. Hoje minha mãe está completando 95 anos de idade e quero lhe prestar uma pequena homenagem.
Mulher linda, forte, sensível, cuidadora, que até seus 90 anos, teve pleno controle sobre sua vida. Foi sempre uma presença atuante, entusiasmada e firme, mas agora precisa ser amparada.
Teria muito a falar sobre ela, mas confesso que estão me faltando as palavras e as melhores construções para bem defini-la. Como não quero deixar passar a data em branco ( e o dia está quase terminando), fico limitada a essas poucas palavras e a esse pequeno número de fotos. Dotada de voz linda, sempre nos presenteou com as canções que entoava no seu dia-a-dia. Entre elas, Fascinação, que coloquei como fundo musical do álbum de fotografias.
Com amor, desejo-lhe muita saúde e tudo, tudo de melhor ! 


Comentários

  1. OI Tia tudo bem? Fiquei chateado em não comparecer a festa da Vovó, gostei da lebrança das musicas dela e eu em especial sempre quis saber uma e nunca aprendi, pois quando me dei conta de que musica linda que era aquela a vovó começou a nos deixar, pouco a pouco, dia a dia, foi se afastando, creio eu para que a dor seja menor no momento de sua partida.
    Mas a musica é aquela que ela começava a cantar "Onde vai onde vai meu pensamento....." e por ironia hoje em dia por onde será que os pensamentos dela estão? Acredito que em algum lugar maravilhoso, repousando sobre uma montanha de doces lembranças de uma vida repleta de amor, paz, amizade, carinho, fraternidade, zelo e ensinamentos.
    Por que você e minha mãe não fazem uma compilação das melhores musícas de Dona Norma "RIGIDA" e publicam no seu blog, assim mais pessoas poderão conhecer musicas antigas e de muito sentido.

    BJOS a todos, e VOVÓ NORMA "RIGIDA" feliz aniversário esteja você onde entiver.

    ResponderExcluir
  2. Que linda homenagem Vovó Helô!
    Pelas suas belas palavras e fotos podemos perceber quão valorosa é essa pessoa pra lá de especial.
    Beijos, saúde e muitas felicidades!

    ResponderExcluir
  3. Ai, como ela é linda, vovó Helô! Tão serena e fofa, dá vontade de ficar horas contemplando...

    Parabéns a ela e a vc por tê-la do seu ladinho!!!

    Bjos em vc, na Pri, na sua mamy aniversariante e na Dodora!

    ResponderExcluir
  4. Heloísa, fiquei emocionada com esta sua homenagem à nossa mãe. Acho que você também é uma pessoa especial como ela!
    beijos
    Olguinha

    ResponderExcluir
  5. Que lindas as fotos de sua mãe, tanto as antigas como as mais recentes. Que família unida e ternurenta vocês têm.
    Espero ver também minha mãe com essa bonita idade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Esqueci-me de dizer: adoro a música, a voz de Elis Regina era maravilhosa.

    ResponderExcluir
  7. Tia, muito, muito lindo
    beijões
    Silvia

    ResponderExcluir
  8. Que lindo esse post, que lindas suas palavras pra sua mamãe, que linda a própria homenageada. Com certeza ela se orgulha muito da familia que criou, que é muito linda e unida.
    Adorei o post, e adorei ver as fotos antigas de seus pais.
    Um beijo pra vc e Parabéns pra vovó Norma.

    ResponderExcluir
  9. Heloísa, que coisa mais linda! Parabéns pela mãe e pela homenagem.
    Não sei se comentei com você que acabei de preparar um vídeo sobre a vida de meus pais e levarei pessoalmente. Eles têm fotos históricas, inclusive de recém-nascidos, há quase 85 anos!
    Meu pai adorava cantar músicas de Vicente Celestino e cresci ouvindo minha mãe cantar. Segui os passos dela e adoro cantar.
    Essas coisas têm um valor inestimável.
    Qua família linda você tem!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Heloísa, mande um, melhor, dê um grande beijo em sua mãe pelo aniversário. Eu tive minha Vó Maria durante muito tempo por perto e também foi uma pessoa marcante como é a Dona Norma para você e sua família. É uma delícia poder aproveitar essas pessoas tão especiais. Que Deus a abençoe e continue presenteando a todos com a felicidade dela. Beijos da sobrinha. Maria Aparecida

    ResponderExcluir
  11. Adorei a homenagem... e independente de lhe faltarem palavras,o importante é não faltar emoção... e pelas fotos, parecem que não faltou nada! Eu não acho que você é especial... eu tenho certeza! Parabéns! Seu blog está cada vez mais sofisticado!
    Beijos...
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
  12. Linda homenagem!
    95 anos é tudo, muito bom ter tanta sabedoria e tanta vida, não é?
    Essa musica é linda, embora nao seja da minha "geração", eu amo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Heloisa
    você não me surpreende!!!!
    seu blog está lindo, com a linda Norma, a mulher mais bonita da família!!! e molde para as outras belezas...gerações de belezas, enfeitando a Terra.
    Meu Deus, que feliz eu fui por conviver com esta figura exemplar. Sugiro que você tenha, e leia, da Clarissa Pinkola Estès, "A ciranda das mulheres sábias". A autora deve conhecer a sua mãe, certamente.

    ResponderExcluir
  14. Heloísa, pela primeira vez na minha vida, chorei a ler um post num blog. É muito emocionante o seu texto, as fotos são lindas, que família maravilhosa, e com essa música em fundo... olhe, nem sei o que lhe dizer. A sua família é linda. Parabéns para a sua mãe e para vc também.
    Cláudia

    ResponderExcluir
  15. Helô, Linda Homenagem! É lindo ver uma pessoa completando 95 anos de vida, de felicidades, de família unida! Parabéns a sua mãe e à vc por ter tido esta mãe maravilhosa.
    Beijos!

    Obs.: Um grande beijo para Pri e Isadora.

    ResponderExcluir
  16. Heloísa, que lindo post o seu sobre sua mãe. Tenho no meu blog um post do dia 26 de julho de 2008 onde falo da minha avó, meu tesouro q moreu aos 97 anos, mas super lúcida e esperta. Infelizmente moreu de erro médico.Vc tem uma família linda e bem grande. Tb já tive uma assim, mas hoje só me restaram as 3 filhas e os genros, ainda não tive o privilégio de ser avó, quem sabe um dia? Adorei seus blogs e vou aparecer sempre, serei seguidora.Apareça tb no meu acesoriosdamarisa.blogspot.com onde mostro meu trabalho de artesã, pois tb faço arte nas horas vagas. Quem trabalha c idosos tem q estar sempre alerta, eles consomem mta energia. mas adoro! Apareça sempre e srá bem vinda. Bjks no coração e felicidade p esta linda mãe.

    ResponderExcluir
  17. Helô,


    Minha avó fazia aniversario dia 19 de janeiro e se estivesse viva faria 90 anos este ano. Sempre gostei do dia 19 de janeiro por causa dela.

    Lindo ver sua mãe cheia de energia aos 95 anos. Felicidades para ela.

    Beijos,

    C.

    ResponderExcluir
  18. Heloisa, minha amiga. Fiquei bastante emocionada ao ler e apreciar a sua arte nessa sua última postagem em homenagem à queridíssima D. Norma, que tive o privilégio de conhecer e admirar desde sempre.
    Parabéns! A ela e a todos vocês, seus filhos, pela maravilhosa história de vida que construiram a partir da iluminada mãe com que foram abençoados.
    Afetuosamente,
    Arlette.

    ResponderExcluir
  19. O seu desejo é o meu também!

    beijos!

    ResponderExcluir
  20. Queridos comentaristas,Caetano, Michele, Olguinha, Isabel, Silvia, Danny, Gina, Maria Aparecida, Ana Luiza, Luciana, Regina, Cláudia M., Patty, Marisa, Claudia, Arlette e Nina,

    Embora o agradecimento seja em conjunto, quero que cada um de vocês sinta o quanto foi especial para mim deixando palavras tão carinhosas. Fiquei muito feliz e enderecei à minha mãe toda essa energia positiva.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi, Helo, li a mensagem no e mail do Osvaldo e me reportei ao tempo que D. Norma era total energia, sempre atenta a tudo e principalmente a todos, com seu carinho , seu colo , seu afeto.Hoje ela está serena mas continua presente em nossas vidas . Sinto-me privilegiada por tê-la como sogra-mãe, porque ela foi e é para mim uma pessoal especial a qual amo e respeito muito. Parabéns pela homenagem tão merecida, bjos
    Gi.

    ResponderExcluir
  22. Mãe,
    havia escrito agora um comentário gigante, que perdi por um problema inacreditável na hora de postar. Uma pena. Estou quase inconformada. Mas vamos lá, vou tentar resumir o que havia comentado.
    1) A vovó Norma é uma pessoa realmente maravilhosa, especial, vc a definiu muito bem.
    2) O post está lindo, ótimo, como tudo o que vc sempre faz no blog e na vida. Vc é filha de peixe.
    3) Uma vez um primo, Nozinho, comentou que a casa da vovó era um lugar onde ele se sentia muito bem, que era diferente. Eu concordo. Sempre me senti assim lá tb. Talvez por ela ser uma avó incrível, super cuidadora, que sempre fez com que nos sentíssemos muito bem, muito protegidos, independente das dificuldades que estivéssemos vivendo. Independente dos nossos fantasmas. Perto da vovó, e na casa dela, estávamos sempre protegidos de todo o mal.
    4) A vovó sempre foi uma educadora nata e sem trégua. Não tinha esse de deixar os netos fazer o que quisessem. Ela educava como mãe. Certamente até mais rígida. Mas sempre com carinho e amor extremos. Talvez por essa característica, sempre a senti como avó-mãe mesmo. Uma extrema proximidade.
    5) É um privilégio a Isadora sentir e conviver com o carinho e a presença dela.
    Mudou, apenas, a forma da presença. Agora um pouco ausente, sem aquelas músicas especiais, que ela cantava o tempo todo lindamente, numa expressão de otimismo e de fortaleza incríveis...
    Enfim, são tantas emoções.
    O bom é que a presença dela e esses valores e ensinamentos todos estão nos filhos... Já nos netos... infelizmente a minha geração - por força das circunstâncias e das mudanças, já não me parece viver essa forma de doação total à família, esse amor e dedicação sem limites.
    Por isso, sou muito grata à vovó. Assim como a Isadora será a você!
    beijão,
    Pri

    ResponderExcluir
  23. Helô, parabens pelas brilhantes colocações sobre dona Norma. Tenho para mim que ela, realmente, é única dado o tempo em que convivemos, seus fins de semana em Itanhaém. As festas de natal reunindo toda a familia e os "agregados" para um almoço no dia 25. Grandes festas que só nos deram satisfação, embora muito trabalho para o preparo do local de maneira a satisfazer a todos. Compra de gelo, contratação de alguém para instalar tolos de proteção para a chuva; compra de compensados para cobrir o gramado, etc. Mas tudo com muita satisfação ao ver que ao fina da festa tudo correu nos conformes. E dona Norma com o cuidado de semepre, distribuindo pequenas lembranças a todos os filhos, netos, etc, compradas e embrulhadas com muito carinho e dedicação. Depois as falas dos "oradores de plantão" da família, depois de muito chope, caipirinha, batidas preparadas por Voce e a comilança de todos, com o final memorável de avanço nas sobremesas e em especial nos sorvetes de derretiam rapidamente. Isto, sem contar com a sempre presença dos meus cachorros a infernizar a vida de todos. E dona Norma participando, cantando junto ao piano com voce e seus irmãos tenores. Ela nos acompanhou por muitos anos nos fim de semanas para Itanhaém e nas noites de natal e ano novo que lá passamos. Gostava de te ouvir ao piano. Quando tocavas as musicas que ele conhecia, cantava sem desafinar. Estas são as boas lembranças que tenho dela daqueles tempos. Hoje, com uma saúde de ferro, com seus 95, tem seus esquecimentos, trata-me de senhor, o que nunca fez, dá-me a impressão que não me reconhece assim como outros membros da família, mas nos sdá muita satisfação porque não perdeu o seu sorriso a sua atenção para aqueles que não reconhece. O interessante é que algumas pessoas que não ve ha tempos, lembra-se logo delas, como é o caso do Gus, imitando o gesto que sempre faz quando o ve. E também o caso da bisneta Isadora, que a faz rejuvenecer, falar corretamente, fazer brincadeiras de criança com ela,etc. São boas recordações e a esperança de que, mesmo estando esquecida de tempos para cá, continue vivendo conosco por muitos e muitos anos.

    ResponderExcluir
  24. Querida, que bonita homenagem vc fez à tia Norma!Que felicidade !
    Achei lindas as fotos e a forma como vc as apresentou, ao som de
    "Fascinação". Parabéns a ela pela data e a você pela maneira como
    soube demonstrar a sua emoção. Afeto da
    Cecília.

    ResponderExcluir
  25. Heloísa, minha mensagem aqui agora é para o Berto, seu parceiro neste círculo de carinho que criaram em torno de todos nós, ao longo de todos estes anos, como anfitriões mais do que cuidadosos e amorosos em nossos almoços de Natal. Você também é uma pessoa super especial, Bertolino! Obrigada por seus cuidados com todos nós!
    beijo Olguinha

    ResponderExcluir
  26. Muitos parabéns nesta data tão querida :) A tua mãe é linda! Espero que a minha mãe chegue a essa linda idade tão fresca como a tua mãe está.
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  27. Amiga,

    As suas palavras a respeito de Dna Norma me emocionaram mto.Conheci e sempre admirei essa mulher guerreira.Parabens a ela e a toda familia.
    beijos.
    anna maria.

    ResponderExcluir
  28. Oi, Heloisa! Quem ficou emocionada, agora, fui eu... Você se parece muito com ela, sabe? E que vida plena, completar 90 anos rodeada de tantos filhos, e seguir em frente interagindo com a bisneta... Será que eu chego lá? Acho que não. Mas o que importa é a vida plena. Isso, sim.
    Um beijo, obrigada

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pra sua mãezinha!
    Mãe é mãe. É fato, não tem alguém no mundo que mais te ame do que elas, sem cobrar retribuição, cheia de doação.
    bjos e bom finde!

    ResponderExcluir
  30. Queridos Giselle e Berto,
    Adorei seus comentários. Vocês deixaram claro que sogra pode ser mãe, e mostraram todo seu carinho por ela.


    Querida Pri,
    Você é uma neta que toda avó gostaria de ter. Espero que a Isadora tenha sempre esse amor e carinho para comigo, e que minha casa seja seu "porto seguro".

    Querida Cecilia,
    Primeira sobrinha de minha mãe (já pensou nisso?) e que sempre tem palavras tão afetuosas.

    Querida Olguinha,
    Acho que o Berto é que irá agradecer suas palavras tão amigas. Aproveito para ratificar o conceito de pessoa super especial que ele é, e para também dizer muito obrigada pelo alimento tão saboroso que você traz ao meu blog.

    Querida amiga de tantos anos, Anna Maria, e queridas amigas conquistadas virtualmente, Valéria, Carolina e Ameixa Seca,
    Muito obrigada pelo amor, carinho e emoção. Carolina, sempre tive bem claro isso que você escreveu : "mãe é mãe". É doação, é disponibilidade, é amor verdadeiro.

    BEIJOS para todos.

    ResponderExcluir
  31. Heloísa,
    " Uma boa árvore dá bons frutos". Assim dizia nossa avó Olga que também era de janeiro, dia 16 . Repetindo a vovó homenageio todas as mulheres fortes, valorosas da família: vovó Olga, tia Norma, minha mãe Carmen, você, suas irmãs , as minhas e nossas filhas.
    A emoção que sinto agora você despertou com a belíssima homenagem à tia Norma no dia de seu aniversário. Parabéns
    Cecília

    ResponderExcluir
  32. Oi Heloisa,cheguei um pouco tarde,mas cheguei!!

    Meus olhos estão molhados ,e as mãos tremendo!!

    Não sei se vou conseguir por aqui tudo que vai no meu coração agora..

    Primeiro,quero te agradecer por essa homenagem tão linda a nossa mãe...essa homenagem,que tenho certeza nós todos,gostariamos de fazer.


    Como vc falou,ela é, sempre foi e sempre será essa mãe "linda" em todos os sentidos!!!

    Fico impressionada,com a serenidade que ela ainda nos passa,mesmo estando do jeito que ela está..

    As vezes,penso:Será que ela está me conhecendo!!!

    Quero crer que sim,pois me olha com uma ternura e cuidados que sempre mostrou ter comigo..

    Ela,é demais!!!

    O meu amor por ela é imenso!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  33. Queridas Cecilia e Norminha,
    realmente é difícil fugir da emoção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Concordo com a Olguinha! Tb voltei aqui para agradecer as palavras do Berto. E o máximo a percepção dele sobre o sorriso e o olhar de cuidado, a atenção mesmo que de outra forma, que ela tem com todos nós até hoje. Talvez por isso que a sentimos tão presente, mesmo que de uma forma diferente.
    O Bertino, com sua sensibilidade, pegou bem!
    Valeu Bertino!
    E valeu tb a todas as outras pessoas que deixaram suas palavras carinhosas à minha mamãe e vovó.
    E obrigada à mamãe, pelas palavras. A Isadora já tem você e a sua casa como porto seguríssimo.
    beijão,
    Pri e Isadora.

    ResponderExcluir
  35. Ah, Helô, seu blog é lindo. E essa homenagem foi de muita sensibilidade. Que Deus ilumine sempre todos os seus familiares e dê muitas alegrias a sua mamãe.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê