terça-feira, 24 de março de 2009

Palavra (En)Cantada



Para quem gosta de música e de poesia, o programa vale muito.

O documentário Palavra (En)Cantada, dirigido por Helena Solberg, aborda as relações entre a música e a poesia, iniciando-se por referências aos antigos trovadores. Segue pela música popular brasileira, fala também de literatura de cordel, de repentistas, de rap.

A apresentação realiza-se por meio de entrevistas com vários compositores e poetas brasileiros, que tocam, cantam, declamam.

Tem imagens que são verdadeiras relíquias, como um trecho da encenação de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Mello Neto, no Festival Universitário de Nancy, França, em 1966. Aparecem alguns dos atores, estudantes que faziam parte do TUCA, assim como o compositor, Chico Buarque, que na época deveria ter 20 anos, responsável pelo som atribuído aos versos do João Cabral.

Ainda entre as imagens antigas, algumas da Nara Leão, do Vinícius, Tom Jobim, Caetano, Cartola, Dorival Caymi ( em filme dos anos 40!) e carnaval ao som de Lamartine Babo.

Achei que o documentário perdeu um pouco do encantamento na abordagem do tropicalismo. O início do tema, com a apresentação do Caetano em 1967, interpretando “Alegria, Alegria”, foi muito interessante e pertinente. Mas quando enfocou o lado “kitsch” do tropicalismo, deixou cair o encanto. Achei essa parte desnecessária, mesmo porque não permite perceber a relação entre a música e a poesia.

Mas isso é somente um detalhe e que, de repente, só vale para mim.

O documentário é muito bom, e merece ser visto.

 

5 comentários:

  1. Tem tido criticas boas né? Nunca tinha ouvido falar, aqui demoram para chegar os filmes estrangeiros. Gostava de ver, é um assunto que me interessa :)

    ResponderExcluir
  2. Olá
    passando pra deixar um bjinho
    *
    ahh
    adorei a receitinha do pudim de pão

    ResponderExcluir
  3. Parece muito interessante esse documentário. Pena não chegar aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Heloísa,

    Meu Filhote e eu adoramos o Palavra Cantada!

    Passei aqui pra lhe deixar um presentinho : )

    Passe lá no TQG quando der.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Já li outras resenhas sobre este documentário e todas favoráveis. Espero poder assistir em breve.

    ps.:cheguei aqui por um "comentário" seu em outro blog e gostei. Parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Depois é só escolher uma identidade. Se você não tiver conta google, clique em nome/URL, logo abaixo. Coloque seu nome e, depois, clique em Publicar. Vou adorar ler o que tem a me dizer.