Ócio criativo


Ainda festejando o 1º aniversário de meu "Blog da Vovó ...mas não só", fui reler o que escrevi quando ele completou dois meses. Eu estava engatinhando na arte de blogar, descobrindo tudo sozinha naquela do "ensaio e erro". E sempre que conseguia aprender algo novo, ficava com vontade de dividir a descoberta com outras pessoas. 
Isso me levou a criar outro blog, o "Aprendendo a blogar e muito mais", que nasceu com o seguinte texto:


Ócio criativo

Antes de me aposentar, há quatro anos, tentei me preparar para alguma atividade diferente, que preenchesse meu tempo de forma prazerosa. Durante meus últimos períodos de férias, ainda no exercício do meu cargo, matriculei-me em um curso livre de História da Música e também num curso de História da Arte. Pensei em voltar a estudar um idioma, inscrevendo-me e freqüentando aulas em um curso de francês. Separei meus antigos livros de música, várias partituras, e ensaiei um retorno ao piano. Treinei, por poucos dias, escalas e acordes, para recuperar minha agilidade no teclado. Cheguei, até, a estudar, novamente, o lindo Adágio da Cantata n. 156, de Bach, uma das últimas peças eruditas que toquei nos meus tempos de “pianista”.

Chegou a aposentadoria e, com ela, a idéia de que me dedicaria ao piano. Não foi o que aconteceu. Embora eu adore piano, que comecei a estudar com 5 anos de idade, não consegui encontrar nele as condições que imaginava para meu “ócio criativo”. Ainda voltarei a esse tema mas, em princípio, acho que isso aconteceu porque, com o piano, eu não estaria desbravando novos caminhos. Estaria voltando a um antigo, que na verdade nunca tinha sido abandonado. Estaria tentando me aperfeiçoar, em algo que já conhecia. Percebi, então, que precisaria de algo novo, que representasse um desafio e que me permitisse a criação.

Foi assim que me tornei blogueira. Meio que por acaso, participando do blog "Nós duas" , fui incentivada a criar um blog da vovó. Nasceu, então, no dia 1º de junho de 2008, o "Blog da Vovó ", que tem me levado a várias descobertas, criações e, sobretudo, tem me dado grande prazer. E por sentir necessidade de aprender mais sobre a técnica dos blogs, parti para esse “Aprendendo a blogar e muito mais”.

Esse foi o texto que eu reli, agora que estou completando um ano de "Blog da Vovó ... mas não só". 
O blog de aprendizado é um blog simples, mas que tem algumas dicas que têm se mostrado úteis. 
E quanto ao ócio ... Ócio ? 
Tenho procurado vivê-lo da melhor forma. E considerando-se que o ócio criativo compreende o trabalho, o estudo e o jogo, acho que a atividade de blogar permite, sem dúvida, que se viva um ócio criativo.

Imagem daqui.



Comentários

  1. Heloísa querida, amei demais da conta a tua postagem!! É lindo demais vê-la viver esse ócio criativo, ter essa sede de aprender, de criar, e de ter algo de bom e útil para passar para tanta gente, como todas as pessoas que acompanham o teu blog.
    Você é um ser humano admirável.
    Beijo grande,

    Mari

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Heloísa, curta o seu mais que merecido ócio criativo!
    Você é uma das boas novidades que descobri nestes últimos meses.
    Parabéns!

    Ah, recebi teu email e vou enviar prá você o nome do hotel e meu telefone para a gente combinar o encontro, ok.
    beijão carioca

    ResponderExcluir
  3. Oi Heloisa!
    E pensar que seus dois blogs inspiraram e ajudram tanta gente!! Eu e minha mãe somos uma destas pessoas!
    Que vc continue por muitos e muitos anos neste maravilhoso ócio SUPER criativo.
    beijão

    ResponderExcluir
  4. Heloísa, em boa hora você resolveu criar seus blogs para combater o ócio. São maravilhosos não só para você como para todos os que os visitam. Eu já não passo sem a minha visitinha aos cantinhosque a Heloísa criou neste maravilhoso mundo virtual! Parabéns por tanto "ócio" criativo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Heloisa, não conhecia o seu blog, a Mari que me indicou!
    Parabéns por um ano de blog e é uma delícia esse mundo, conhecer pessoas novas e sabores na cozinha.
    Dei uma lida em 3 páginas e adorei tudo.
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Heloisa, grande mulher com uma vida tão rica em sabedoria, beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Mari, Beth, Pati, Isabel e Gabriela,
    Queridas amigas, que já me seguem há algum tempo,
    Muito obrigada pelos comentários tão carinhosos.

    Nana,
    Seja benvinda. Apareça sempre.

    Beijos para todas.

    ResponderExcluir
  8. Heloisa,
    tenho visitado muito seus blogs, e aprendido muita coisa; estou na fase de engatinhar, mas com sua generosidade, logo logo estarei dando os "primeiros passos"!
    Obrigada e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  9. Que legal, Heloisa! É isso aí!

    Eu cheguei a criar um blog pro meu pai mas acho que não foi pra frente...

    Parabéns!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Heloisa
    Sou encantada com seu blog e como és rica em seu ócio para lá de criativo.

    Fui ver suas dicas para blogar e vou tentar fazer o que vc. descobriu por alí.
    Confesso que eu não sei fazer quase nada...Para vc. ter uma idéia, só no mes passado que consegui colocar o tal contador de visitas...
    Fotos piscando, colagem...músiquinhas e outros quitais...ui ui nem pensar.

    Mas com sua explicação para leigas como eu, acho que vou aprender.

    Nós miçoilas de outras gerações não chegamos ao mundo com esse dispositivo de fábrica né???

    Tá certo que sabemos lavar, cozinhar, costurar, limpar, organizar, bordar, crochetar, pintar...
    Cuidar e criar filhos, netos (ainda não tenho) mas que venham para eu estragá-los...

    Cuidamos de quatro panelas no fogo, do forno e atendemos ao telefone...tudo ao mesmo tempo...

    Vamos às compras, organizamos a geladeira a despensa, festas e eventos...

    Ah, os maridos: Sim sim...Eu já tive tres (continuo casada com o terceiro há 17 anos)...

    Eles necessitam de governanta igual àquela da familia Dó, ré, mi... Secretária (de preferência bi lingui, meu caso), organizadora de jantares para 10 ou 100 talheres e informais também...(sim porque nós aprendemos a fazer muito bem o social em nome de algumas garantias não é mesmo??)ou em nome da boa política chamem como quiser...Isso já é serviço de oficial de chancelaria...

    Enfermeira (já viu como uma gripe, tem coisa mais irritante do que isso...Qualquer dorzinha...estão lá reclamando feito donzelas...

    Bom, depois disso, ainda resta; Ser feminina, elegante e discreta estar sempre arrumada e de preferência ser boa de cama...

    Aprender a blogar...Xamevê...
    Alguém dúvida que será mole mole...!!!!!

    Beijos grandes
    yvone

    ResponderExcluir
  11. Querida Heloisa, o seu blog é um luxo, eu bem que queria saber aquele recurso do álbum de fotografias para poder postar todas as fotos dos eventos, mas como não sei, tive que colocar apenas três de cada, e daquele jeito que vc viu. Um dia eu chego lá!!!

    E meus PARABÉNS pelo aniversário de um ano do Blog da Vovó, tá? Um beijo e um abraço apertado!

    ResponderExcluir
  12. Oi Heloisa,
    Um dia ganhei um laptop do marido(acho que uns 4 anos atras). Comecei a vasculhar a internet adoidada, lia tudo que me dava na cabeça e me caia nos olhos. Um belo dia enjoei...e pensei internet tem que ter coisa melhor do que so ler. Dai descobri os blogs e mergulhei fundo. Criei o Sonho Meu e to la ate hoje. Gosto e é minha diversao predileta.
    bjs,
    me

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê