Presente de Natal




Aprender uma língua nova, enfrentar novo desafio, desenvolver uma nova atividade. Conselhos dados por muitos, para quem quer envelhecer bem.
E eu, que sempre gostei de enfrentar desafios, e que quero, com certeza, envelhecer bem, estou me submetendo a uma atividade desafiante: costurar e criar em máquina de costura.
Virar modista familiar?
Isso mesmo. 
No Natal, ganhei da Pri e da Isadora uma máquina de costura moderníssima. Eletrônica, cheia de recursos e com pontos mil.




Tudo porque, tendo saído um dia para comprar um vestidinho para a Isadora, e diante da imensa dificuldade em encontrar algo adequado, comentei que iria comprar uma máquina de costura e me meter a costurar.
Mas pensava numa máquina simples, para roupinhas simples.
Isso porque nunca fiz curso de corte e costura. 
Claro que sei manejar uma agulha de costura. No meu tempo de criança aprendia-se, em casa, a fazer alinhavos, bainhas e a pregar botões. E no colégio, as aulas de trabalhos manuais se encarregavam de dar um aperfeiçoamento no aprendizado, por meio do “pano de amostras”.
Contudo, fazer moldes, cortar o tecido, montar o vestido 
Isso tudo é outra história.
Quando pensei em comprar a máquina, cogitei, também, de participar de um curso de corte e costura, e outro de conhecimento e utilização da máquina.
Só que, com a máquina na minha frente desde a noite de Natal, não iria aguentar a espera. Aproveitei uma mesinha que havia sido colocada na sala, para apoio durante a ceia de natal, para abrir a máquina ali mesmo.
E resolvi me atirar na costura. Sem cursos, sem preparações.



Três dias depois do Natal, fui com a Isadora a uma loja de tecidos e ela escolheu alguns.
Passei numa cunhada que costura utilizando moldes da revista Burda e escolhi um modelinho. Recebi uma assistência inicial por parte dela, que tirou as medidas da Isadora,  colocou a linha na máquina, e encheu a bobina.
E, daí, mãos à obra.
No emaranhado dos moldes, destaquei o que me interessava. 


 

Passei para um papel. Marquei o tecido. Cortei. Alinhavei. Experimentei na netinha, dona do vestido. 



Franzi a saia. Alinhavei na blusa. Experimentei novamente na “manequim”. Passei na máquina.
Encarei a complicada empreitada da colocação do zíper e dos acabamentos. Quebrei bem a cabeça.
Mas não é que deu tudo certo?







Foi um desafio e tanto. Que, certamente, será enfrentado muitas outras vezes no ano que vem aí.
Feliz Ano Novo!


Comentários

  1. Helô, você bem mereceu este presente, é uma avó muito presente e bastante moderna, vai em frente e aprende coisas novas, isso é tão bom, tomara seja assim quando for avó também, isso só faz aproximar mais os jovens da gente.
    Querida, que você tenha um ano excelente, primeiramente lhe desejo saúde e forças, muitas alegrias no coração e o amor dos seus sempre ao seu lado. Feliz Novo Ano!
    Obrigada pelos votos e um abração carioca.


    ResponderExcluir
  2. Até que eu queria uma avó assim... beijos! Um feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  3. Puxa, que desafio esse! E cumpriste muito bem! Imagino quantos vestidos a Isadora ganhará agora! Acho muito legal e tenho certeza, te sairás sempre muito bem!

    Valeu e muito!

    Que 2014 seja lindo e que nele tudo de bom aconteça e que nunca esqueçamos de agradecer cada momento passado e vivido no ano que termina!

    Feliz Ano Novo! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Ah, ficou demais!!! O post, o vestido e a modelo com ele!
    Depois faz um pra filhinha também!!!! rsrs
    beijos e ótimo ano novo, com muita costura e outras boas novidades.
    Pri

    ResponderExcluir
  5. Olá Heloísa
    O vestido ficou muito bonito! Sabe que eu também recebi uma máquina de costura, mas ainda não enfrentei a fera... estou à espera de umas lições. Vi tantos botõezinhos e rodinhas, que entrei em pânico! (rs) Isso só prova o quanto você é uma pessoa empreendedora e cheia de energia, obrigada pelo exemplo! :)
    Desejo-lhe um 2014 cheio de alegrias, e envio um beijinho grande para a Isadora, e um abraço carinhoso para si, envolvendo toda a família.

    ResponderExcluir
  6. Clap, clap, clap (sou eu, aplaudindo a sua obra! rsrs). Que bacana tudo isso, acredita que eu estou na mesma situação que você? Quero dizer que tenho desejado uma máquina nova, pois a que tenho, das antigas, sofreu alguma avaria, durante a mudança de casa. E eu também não tenho curso de corte e costura, sou apenas uma "curiosa", rsrs.
    O vestido ficou ótimo e a modelo é uma graça, adorei o post, rsrs.

    Um beijo e um 2014 cheinho de alegrias para você e os seus amados, minha querida!

    ResponderExcluir
  7. Vc é um exemplo, querida Helô !!! Feliz 2014!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Heloísa,
    Feliz 2014! Saúde e muito amor para você e toda sua família.
    Eu também tenho uma Janome e adoro. Faz maravilhas, né?
    Costurar requer muita paciência e dedicação, mas cá para nós, é uma terapia, né? Adorei o vestido de poá e essa sua modelo é um encanto.
    Bons fluidos e muita costura...
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  9. ¡Qué ilusión Heloisa!, es una maquina fantástica, si sin ir a clase mira lo que has hecho, yendo a clase harías maravillas,¡anímate puede ser estupendo¡. Un beso
    (Isadora monísima?

    ResponderExcluir
  10. Encantada! Você é uma avó e tanto, Heloísa. E uma grande mulher. Eu não nem a metade do seu empenho e da sua disposição. Adorei o vestido, amo "poás"!
    A modelo e manequim é um show à parte.
    Lindo o vestido, adoro tb esse estilo melindrosa, favorece a gente. E tem ainda o agravante dos preços das roupas infantis, fora da realidade! E o fato da Isadora estar num tamanho entre 2 manequins, certamente.
    Prevejo lindo vestidos e outras peças de roupa para essa mocinha!
    Um beijo pra vocês.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê