Ainda há vida para os blogs?



Em julho meu blog completou 10 anos. Nos primeiros anos, minha produção foi intensa. Escrevi muito sobre família, comportamento, livros, filmes, lembranças. Com o tempo, o tema do envelhecimento também passou a merecer muitos textos. 
Foi uma época em que a comunidade dos blogueiros/as era extremamente atuante e amiga. Em pouco tempo formava-se um grupo, com uns seguindo os outros, comentando as publicações, estabelecendo laços de amizade. 
Segui, e fui seguida, por blogueiras de Portugal e da Espanha, e por blogueiras brasileiras espalhadas pelo Brasil e até pelo mundo. Era uma atividade envolvente e enriquecedora. Nessa época publiquei quase 600 textos, que acabaram compilados em seis volumes impressos.
De repente parece que foi se formando uma onda de desânimo, que só agora percebo com clareza. Na ocasião pensava que o desinteresse era só meu. Passei a escrever menos e a partir de agosto/setembro de 2014 minhas publicações foram ficando mais espaçadas. Até que em julho de 2017, depois de escrever sobre um acontecimento muito triste, eu me calei.
Fiquei em silêncio mas, na verdade, não pensei em colocar um ponto final no blog.
E, há poucos dias, voltei.
Voltei e renovei a aparência do blog. Estava totalmente “démodé”. 
Seu nome também é bem vintage, porém é com ele que o blog deve continuar. Já teve uma pequena alteração, anos atrás, para mostrar que o blog nascido para tratar de assuntos de “vovó" era, na verdade, um blog que tratava de muitos outros temas. 
Blog da vovó …mas não só. 
Hoje, caso estivesse nascendo, não receberia esse nome, mas é com ele que deve prosseguir e manter sua personalidade.
Voltei há um mês e, em poucos dias, publiquei alguns textos. Voltei com ânimo e logo fui procurar, na lista de leitura, os blogs que eu segui durante vários anos. 
Fiquei surpresa e decepcionada. Dos quase setenta blogs que acompanhava com proximidade, permanecem ativos somente seis ou sete. Os demais acham-se inativos de um a dois anos, ou seja, parece que a partir de 2016 a atividade dos blogueiros/as foi se esvaziando.
Não estou falando de blogs comerciais, ou com objetivos puramente comerciais, e sim  de blogs "sociais", daqueles que permitem aproximação entre os autores e leitores.
O que explica isso?
A evolução das redes sociais?
A pressa nos resultados?
As redes sociais permitem contatos rápidos, com respostas rápidas. Os textos aparecem e desaparecem. Se quisermos voltar a algum, nem sempre conseguimos. Alcançam milhões de pessoas, de forma instantânea. Mas as postagens, são transitórias.
Os blogs são estáveis. Os textos podem ser relidos a qualquer instante. E são intimistas, destinados ao alcance de determinados segmentos de pessoas, muitas vezes de um mesmo e limitado universo.
Portanto, blogs e redes sociais são instrumentos muito diferentes, com objetivos diversos. 
Nada impede que convivam em harmonia.  
Mas, parece que nos nossos dias, a pressa, as realizações instantâneas e até os relacionamentos superficiais acabam levando vantagens. 
Daí a dúvida: ainda existem leitores de blogs?
Ainda há vida para os blogs?

(Imagem do kidslearntoblog.com)

Comentários

  1. Heloisa, as coisas andam muito diferentes!

    Tenho essa pergunta nos últimos tempos sempre em mim... Diminuí bastante o número de meus blogs.
    Fiquei apenas com alguns deles e mesmo assim, cada vez menos blogueiros aparecem... Mas, como uso o blog pra interagir e brincar, continuo com minhas visitas e blogando. Claro que não o farei por muito tempo mais, mas enquanto me fizer bem, me alegrar, continuo.

    Mas está bem menor o fluxo e me parece com todo mundo!

    beijos, tudo de bom e vamos continuando!

    Aqui Kiko me incentiva a não parar... Neno adora ouvir o tic,tic das teclas e eu adoro aqui estar...Assim, sigo! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica/Rejane, somos sobreviventes da época boa dos blogs, mas estamos vendo que há espaço. E vamos continuar! Beijos.

      Excluir
  2. Helô, realmente não é um caso isolado e sim generalizado. Podíamos fazer blogagens coletivas e a adesão era fantástica e enriquecedora. Quantas histórias maravilhosas partilhamos!
    As redes realmente têm esse dinamismo que caiu no gosto popular e foi tomando espaço.
    Estou sobrevivendo com meu blog de 10 anos, reduzi as postagens para atender às redes... Embora a motivação seja diferente, assuntos não faltam, já que o universo gastronômico é inesgotável.
    Sigamos, Helô! Tem espaço sim! E se quiser participar da coletiva dos 10 anos do Naco Zinha Brasil, fique à vontade.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gina, foi muito bom, depois de ter parado por um ano, voltar e encontrar você por aqui. Sim, Gina, vamos continuar seguindo por aqui. Bjs.

      Excluir
  3. Oi Helô! Você definiu bem as diferenças entre os blogs e as redes sociais. O "Um sonho de casa" também está bem parado, fui sentindo todos pararem de blogar e acabei parando também. Mas o bichinho do blog me pegou novamente e abri um endereço que ainda não tornei público, para deixar registradas as lembranças dos dias com meu filho (hoje ele está com 1 aninho). E como é bom blogar! Se texto me deixou saudosa das blogagens coletivas e de toda a interação que havia... Será que conseguimos repetir isso? Um beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathalia, que prazer receber sua visita depois de tanto tempo. Parabéns pelo filhinho. E acho que, com um pouco de persistência, conseguiremos repetir o clima bom que havia entre os blogs. Bjs.

      Excluir
  4. Oi Heloisa! Tenho a mesma sensação que você, embora não tenha interagido na época de ouro dos blogues, na verdade sempre o usei mais como um caderninho de divagações.
    Algumas pessoas chegam, se apresentam, comentam e seguem.
    Você vai lá, retribui a visita, comenta, segue e...as pessoas somem.
    Ainda tento interagir por um tempo comentando, mas quando não há reciprocidade dá a impressão de que estamos falando sozinhos... Nem que seja uma vez ou outra (no caso de blogues "grandes") responder ou fazer uma visitinha é sinal de educação, penso eu.
    Enfim, acabamos sendo números, nada mais...sem troca além disso.
    Não quero números nas redes sociais, em nenhuma delas, vez ou outra faço uma faxina, isso torna mais visível quem realmente quer interagir e merece nosso tempo para trocar ideias.
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante a comparação entre as redes sociais e os blogs. Muito pertinente o paralelo entre os efeitos (ou as causas?) E, como tem visto, há sim muita vida para o blog. E, se não houvesse, super valeria a tentativa pela riqueza das possibilidades.

    E por que esse teria outro nome agora? Já traz a experiência de vovó! Revela a promoção na escala da vida! rs E o nome já diz tudo: que a temática é mais ampla, sempre!

    ResponderExcluir
  6. Querida Helô,
    Ótima reflexão a sua. Tenho o mesmo sentimento.Mas, ter seguidoras como você , me animama a seguir em frente. O maior ganho do blog são as amizades que fazemos.
    Vamos continuar, pois o que é feito com amor nunca morre.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. ¿Vaya Heloisa has puesto letra a mis pensamientos. Yo he estado todo el invierno parada,¿ la razón? he estado ocupada con otras cosas, y al regresar he constatado lo que tu has dicho y casualmente he hecho el mismo ejercicio, miré una de las entradas: Febrero del 2009, 44 entradas, puedo contar con los dedos de una mano los que hoy existen. ¿por qué me pregunte?, después de mucho pensar llegué a tu misma conclusión. La gente quiere rapidez, un blog exige tiempo y parece que actualmente lo que la gente no tiene es tiempo, pero si lo tiene para pasar largos ratos entretenida en su móvil con juegos a mi parecer absurdos, o pasando horas mirando fotos de Instagram o enganchada en el WhatsApp o ... Llegue a la conclusión de que las cosas cambian, siempre ha sido así..., pero yo de momento quiero seguir con mi blog, aunque estoy de acuerdo contigo en que se la ha de cambiar la apariencia, lo tengo previsto para cuando me queden unas horas libres. ¿Horas libres?, ¿ una jubilada no tiene horas libres?
    ¡mmm!, ¿será que yo sin darme cuenta y a mi manera, también estoy atrapada en la rueda de la nueva tecnología?
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  8. Que saudades dessa turma! Eu tb venho resistindo bravamente com meu bloquinho. Tb não posto mais com tanta frequência, aliás, tem sido cada vez menos, até porque depois que me auto-proclamei minimalista não consigo mais falar tanto sobre casa, decoração e reciclagem. Entretanto, sempre que tenho algum assunto que ache ser útil para alguém gosto de expor opinião e descobertas. Agora, por, exemplo, estou muito feliz de saber que você continua firme e forte por aqui apesar de... Lindo dia para todos nós! bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yvone, não pare com o blog. Continue contando sobre suas experiências como minimalista. Bjs.

      Excluir
  9. É bem interessante as razões pelas quais se olvida em continuar um determinado serviço. Funções outras substituem aquelas anteriores por algum tempo, até que venham a lembrança o continuísmo do que está esquecido. Realmente você deixou, por razões outras, de prosseguir com os artigos a serem publicados no seu blog, mas sempre é tempo para recomeçar. E este recomeço resultou num novo livro e novos artigos. E este este está explicando com clareza as razões dessa parada temporária. Espero que não pare mais para gerar mais uma publicação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê