Velha, velho. Quem é?





Meu texto anterior, “ Ainda há vida para os blogs?”, já estava pronto quando, por um acaso surpreendente, obtive a resposta: sim, ainda há muita vida para os blogs.
E tudo por conta de um vídeo fantástico, sobre uma blogueira sueca.
Fiquei extasiada com o vídeo e, mais do que depressa, entrei no seu blog, cujo nome, em tradução livre, seria “Blogue comigo! “(Bloggga med mig!).
Rodei um pouco pelo blog até que, como título em uma das páginas, encontrei o seguinte:

Jag har blivit 106, på väg mot 107.

Corri para a tradução e lá estava: "eu me tornei 106, a caminho de 107”.
Ou seja, a blogueira sueca Dagny Carlsson, que assina suas postagens como Bojan, havia completado 106 anos.
Dagny, que pelo vídeo mostrou toda sua vitalidade física, é uma blogueira ativa, conectada ao mundo por seu computador e seu blog.
O interessante é que começou a usar o computador quase aos 100 anos. Participou de um curso, para conhecer os segredos do aparelho, surpreendendo os professores com sua idade e, depois disso, ela mesma deu aulas durante um certo tempo para iniciantes na computação.


Criou seu blog e passou a publicar, praticamente todos os dias. Já recebeu visitas de milhões de pessoas. E conta com comentários em todas as postagens, até mesmo de crianças, o que a deixa muito orgulhosa conforme suas próprias palavras.
Num evento em que foi homenageada disse que, quando deixa de escrever um dia, muitos pensam que ela morreu.
A morte não a preocupa. 
Diz viver o aqui e o agora. Atribui sua vitalidade à curiosidade, e diz que os outros a vêem como uma pessoa bem humorada e muito franca. 
Afirma que é determinada e que gosta de quase tudo, embora prefira as coisas mais divertidas.
Seu blog tem temas variados, e é incrível ter assunto para atualizá-lo quase que diariamente.
Num dos seus posts (23/11/2015), ela diz que, quando está sem ideia, procura algo útil nos jornais, mas que atualmente as matérias principais são sobre “o terror e os cérebros doentes que atingem muitas pessoas inocentes”. Será a globalização das notícias nefastas?
Com muito humor, e comentando sobre o avanço da tecnologia, considera a possibilidade de ter que se acostumar com a ideia de ser cuidada por um robô, desde que programado e confiável. Mas que, caso possa escolher vai preferir ser cuidada por um humano, ainda que só para ter alguém com quem conversar (01/12/2015).
Considera que a sociedade marginaliza os idosos, tratando-os como se fossem crianças ou idiotas, não se importando com o que eles dizem. Afirma que só é ouvida porque se tornou famosa. 
Nessa questão do tratamento dado aos idosos, também enxergo efeitos da globalização. Suécia, Brasil, marginalização dos idosos. 
O blog é a voz e a vida de Bojan, a sueca blogueira que tem 106 anos, e que nos mostra diariamente que há vida para os blogs, muita vida.
106 anos, e a caminho dos 107!
Valeu como um puxão de orelhas. Até passei a me sentir jovem!


Veja aqui o blog.http://www.123minsida.se/Bojan/

Comentários

  1. Oi, Helô,

    A caminho dos 107... lúcida e ativa... Que bênção! Não faz muito tempo tomei conhecimento de um médico, de mais de 100 anos (104, se não me engano), também ativo, exercendo a medicina, e que tinha recém renovado a carteira de habilitação! São exemplos muito inspiradores. Infelizmente ela tem razão no que diz respeito à marginalização do idoso. Mas isso tem que acabar, pois eles podem dar ótimas contribuições à sociedade, em vários sentidos.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Que beleza de post o teu e que lindo e contagiante exemplo dessa vovó blogueira! maravilha! Então, nós somos ainda "jovenzinhas na arte de blogar",rs...

    beijos, lindo fds!ADOREI! bjs, chica

    ResponderExcluir

  3. Que pessoa maravilhosa! Inspiradora! Fazendo bem a tantas pessoas, a mim inclusive…

    ResponderExcluir
  4. Lourdinha Magalhães Ozoressábado, 25 agosto, 2018

    Delícia. Como amo ler seus textos.
    Continue ...firme e forte. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Que lição de vida!"Eu ando um pouco apática ultimamente, um tanto pela doença de uma irmã, e,
    outro tanto, por decepção e desalento com amizades .A própria situação do país coloca as pessoas em campos opostos e torna difícil uma convivência amena. É muito bom, portanto, quando encontramos pessoas como vc Helô , que trazem uma aragem leve e gostosa, pesquisando exemplos de pessoas resilientes e cheias de vigor, transformando essas descobertas em histórias estimuladoras. Prossiga sim com seu blog!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Realmente incrível a história da blogueira cheia de vida e de interesses aos 106 anos. Há vida aos blogues e vitalidade aos 106 anos! beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê