Beleza com Tarsila




A exposição de Tarsila do Amaral no Museu de Arte de São Paulo (MASP), encerrada em 28/07/2019, recebeu, durante três meses, mais de 402 mil visitantes.
Afortunadamente, eu estava nesse número. O que posso dizer, é que a exposição foi maravilhosa.
Tarsila, figura central da primeira fase do modernismo brasileiro, deixou uma obra expressiva, que pode ser classificada em três fases:
Fase Pau Brasil, caracterizada pelo uso de cores fortes e temas nacionais;
Fase Antropofágica, inspirada no surrealismo e cubismo, e
Fase da Pintura Social, marcada pelos temas cotidianos e sociais do país.
As filas para a entrada no museu estavam imensas, e nessa hora percebe-se como é importante a legislação que dá o direito preferencial aos idosos. 
Dificilmente eu ousaria ficar horas na fila, para conseguir visitar a exposição. Não ousaria, porque minhas pernas não suportariam tal esforço.
Como eu, com certeza muitos outros idosos, só se animam a sair de casa porque sabem que terão condições de participar de eventos concorridos. Sem cansaço excessivo.
Os quadros de Tarsila encheram o ambiente de cores e alegria. E as obras da fase social, provocaram reflexões, assim como as antropofágicas, com todo seu simbolismo.
Foram horas de admiração e prazer.



Fase Pau-Brasil

Estação Central do Brasil - 1924

A Cuca - 1924

 Morro da Favela - 1924

O Pescador - 1925

Fase Antropofágica

Abaporu, símbolo do modernismo brasileiro - 1928

Antropofagia - 1929




A Lua - 1928


O Lago - 1928


Fase Social

Operários - 1933


Segunda Classe - 1933



Garimpeiros - 1938

Na exposição, 120 obras, entre pinturas e desenhos da festejada Tarsila, observadas atentamente por pessoas de todas as idades.

Abaixo, algumas fotos da minha galeria.










Foto do início - Auto-retrato de 1923. 

Comentários

  1. Que linda essa exposição da Tarsila!! As três fases da artista estão muito bem representadas. Alguns trabalhos eu nunca tinha visto. Parabéns por ter conseguido desfrutar desse privilégio e dar para nós uma visão didática e precisa da trajetória dessa artista revolucionária!

    ResponderExcluir
  2. Beleza de exposição! Horas certamente muito bem exploradas e aproveitadas! Coisa boa e bom que conseguiste ver! Belas obras por lá! Valeu! beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. que sucesso que foi essa mostra. teve tanto público que superou a mais vista que foi monet. muito orgulho. acabei não vendo. embora já tenha visto algumas obras em outras mostras. minha amiga ficou 3 horas na fila que não andava e desistiu. qd o ccbb teve muito público assim, e eram 5 horas de fila, resolveram promover o agendamento pelo site, o que ajudava muito. o masp precisa pensar mesmo em outras formas de agendamento. adorei as fotos. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Helô, querida,

    Que sorte a sua ter podido ver esta mostra da arte da Tarsila Amaral. Foi com muita satisfação que tomei conhecimento do grande interesse que este evento despertou no público. Não apenas por se tratar de evento de arte mas, sobretudo, de arte brasileira, num momento em que estamos sofrendo - novamente - ataques aos nossos valores culturais e aos elementos ligados à nossa identidade. De resto, o post resultou bastante elucidativo.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Uma belíssima exposição. Ainda bem que conseguiu vê-la. Os quadros são lindos e compreende-se bem o interesse do público.Gostei de a ver, amiga.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê