Fazendo a festa






Volta e meia minha netinha Isadora vem passar o fim de semana comigo. E, com ela, sempre estão presentes as ideias de comidas diferentes daquelas do dia-a-dia.
Se eu perguntar qual será o cardápio, ela primeiro fala em comida japonesa.
E foi o que aconteceu no último fim de semana. 
Mas, daí, eu dei um corte: não, chega de comida japonesa. 
Que tal um “fondue"?
A sugestão foi aceita de pronto. Fomos atrás das nossas pouco usadas panelas de fondue e, em seguida, até o supermercado para a busca dos ingredientes.
O jantar de sábado foi um sucesso. 



Para facilitar, compramos para o fondue de queijo uma mistura pronta, de queijos suíços. Deu muito certo, e adorei o ritual do consumo ritmado dos pedacinhos de pão italiano, envoltos na massa quente de queijos.
Para mim, já estava completo.
Mas como estávamos com duas jovenzinhas, a Isa e sua amiga Elena, não poderia faltar o fondue de chocolate.




As duas participaram de toda a arrumação dos chocolates e das frutas, e ainda incluíram pedaços de marshmallow.
Foi uma festa. 
Não tão ritmada como a do queijo, pois a mistura dos chocolates ameaçava queimar, e tudo teve que ficar meio rápido. E com respingos mil de chocolate, na toalha.
A chama estava um pouco forte demais, e o chocolate estava em muita quantidade.
Mas que estava uma delícia, estava.
Aposto que antes que passe o frio, as meninas vão querer bis.


 Fondue de Chocolate

360 gramas de chocolate ao leite
130 gramas de chocolate amargo
1 xícara e meia de creme de leite fresco

Partimos os chocolates em pedaços pequenos e levamos ao fogo, em panela comum, mexendo sempre, para derreter lentamente com o creme de leite.
Depois de bem derretido e incorporado, transferimos para a panela de fondue.
Servimos com morangos, bananas em rodelas, uvas, manga em pedaços e marshmallow pré-tostado.

Obs. Foram quatro barras de chocolate ao leite e uma e meia de chocolate amargo. Essa quantidade pode ser diminuída. Sobrou bastante.
A receita pede de uma a duas colheres de conhaque, mas não colocamos.
O vinho foi só para os adultos.
As fotos são da Isadora.



Comentários

  1. Quem resiste a um fondue assim? Aqui adoramos e a criançada també,. Creio que gostamos mais ainda do ritual, da preparação e depois claro a boa degustação. Foi uma bela noite de sábado! Coisa boa! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Amei o relato. Que delícia.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilhosa companhia, para curtir um fondue.
    Logo Isa, será mestra dos quitutes da vovó.
    Parabéns prima, pelo seu exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Que jantarzinho delícia, deve ser muito bom ser avó!!
    Pão italiano é um de meus alimentos preferidos, com fondue de queijo então, que máximo!
    Abração, Heloísa!

    ResponderExcluir
  5. Huuum que delícia!

    ResponderExcluir
  6. que delícia conviver com a neta e q fotos lindas. acredita q nunca usei meu conjunto de fondue, uma hora preciso tirar de um móvel onde estar entocado e trazer pra baixo pra poder usar. delícia de programa. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha este fondue. Penso que é do melhor para partilhar e criar um ótimo ambiente à mesa. O de chocolate também é delicioso com as frutas. As fotos estão muito bonitas. Parabéns à neta.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  8. Olá, minha amiga,

    Realmente, o aparelho de fondue acaba sendo - infelizmente - subutilizado. Mas eu estou seguindo o teu exemplo, tratando de o por "para trabalhar", rsrs.

    Dá para ver que o fondue de vocês foi delicioso, tanto pela refeição em si, quanto - e especialmente - pela companhia e preparativos. Isso é muito bom!

    (Desculpe os meus atrasos por aqui, estou passando por uma fase de correrias, devido ao tratamento de saúde que estou fazendo, como já te contei).

    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê