1º de abril?





1º de abril.
Poderia ser uma mentira grande, uma dessas mentiras que provavelmente ninguém acreditaria. Mas é real. Absolutamente verdadeira.
O mundo inteiro, ou quase, dentro de casa, por causa de um mesmo inimigo oculto.
Você acreditaria nessa afirmação, se a tivesse escutado meses atrás?
Pois é assim que estamos vivendo, acuados dentro de casa pela ameaça verdadeira de um inimigo invisível e altamente perigoso. Avança com velocidade, atravessa oceanos, invade as regiões geladas e os rincões mais quentes.
Poderia ser uma mentira. Mas não é.
Pouco sabemos sobre esse inimigo, o que dificulta sua derrota total. Algumas batalhas são vencidas, mas muitas deixam seus resultados trágicos.
E tudo aconteceu repentinamente.
Vínhamos vivendo comandados pelo dinheiro, pelo mercado com sua visão utilitarista. O humanismo sempre em segundo, ou último plano. 
Vínhamos vivendo no meio das imensas desigualdades sociais, vínhamos meio que ignorando os preconceitos raciais, de gênero e outros, vínhamos desvalorizando a ciência e a educação.
Estávamos mergulhados em uma política de interesses pessoais, sem consciência humanitária. E numa sociedade altamente contaminada pela falsidade e pelo egoísmo.
De repente, um vírus altamente contagioso e letal, nos confina. Muda nossa rotina, desperta a solidariedade, afasta projetos pessoais.
E, obrigatoriamente, provoca reflexões.

Ilustração daqui.

Comentários

  1. Ele chegou ,sem ser primeiro de abril, parece pra que todos aprendamos nossos reais tamanhos. Agora ele, tão pequeninho, colocou o mundo inteiro ajoelhado à sua frente! Que aprendamos! beijos, saúde, EM CASA! chica

    ResponderExcluir
  2. sim, e o isolamento a única proteção. tempos difíceis. se cuidem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Um período perfeito para reflexão. Nunca tive tantos sonhos onde pobres questionam a fartura e desperdício dos ricos . Acho que um bom exemplo de solidariedade é ver pessoas com recursos distribuindo cestas básicas e pagando seus empregados em ordem, mesmo que eles fiquem em casa. Esse vírus vai mudar comportamentos. Só os adeptos do Bozo continuam idiotas.

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga, acredito que, quando tudo isto acabar, a maior parte das pessoas estará diferente. Ninguém pode entrar e sair de uma guerra sem as marcas inexoráveis dela! E que as cicatrizes sirvam para lembrar a cada um de nós que precisamos transformar o mundo num lugar acolhedor para todos! 😘😘

    ResponderExcluir
  5. Heloísa, parece mesmo um jogo de vídeo game ou filme de ficção...Somos muito frágeis, apesar da sapiência que muitas vezes não age a nosso favor, ao nosso instinto de sobrevivência.
    Ótimo texto, espero que aprendamos, é mais uma oportunidade.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Comentei num blog que essa situação é mesmo surreal... quase inacreditável, não fôssemos nós testemunhas do que está acontecendo. O pior é que o caos sempre gera um outro 'universo' e esse que está para nascer já agora não parece que será dos mais amistosos. Mas eu sempre tenho esperanças de que fatos inesperados ocorram, levando a situação de volta a um equilíbrio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê