Páscoa 2020




Não sou só eu a pensar, e a dizer, que jamais imaginaríamos viver uma situação como estamos vivendo. Sob a ameaça constante de um inimigo perigosíssimo, que parece estar à espreita de uma distração nossa, para nos atingir e derrubar.
Com isso, é evidente que somente um isolamento social completo ajuda a minorar não só o risco de aumento de contágio, como a tensão em que estamos mergulhados.
E nesse clima, a Páscoa, chegou e passou sem a tradicional reunião de família.
Cada um em sua casa, festejando à sua maneira. Houve até coincidência de pratos, com o bacalhau ocupando o lugar de destaque.



Eu e o Berto preparamos nosso almoço e, na hora de arrumar a mesa, senti falta dos meus enfeites de Páscoa. Todos os anos decoro a mesa com os enfeites básicos, que juntei durante alguns anos, e acrescento os ovinhos de chocolate e bombons.
Os enfeites, todos guardados em armários altos. Não poderia pegá-los.
Os ovinhos, não tinham feito parte das nossas preocupações com compras.
Montei a mesa e resolvi: nessa Páscoa não temos chocolates, mas temos flores.






Foi um almoço a dois, com muito sentido, e com o sentimento forte de passagem para novos tempos.
Esse sentimento se aguçou quando, ao final do almoço, pudemos assistir a emocionante apresentação de Andrea Bocelli na Catedral de Milão, inteiramente vazia. Concerto que agregou ouvintes do mundo todo e que nos mostrou, por tomadas das grande cidades, de diferentes países, que todos estamos vivendo as mesmas dúvidas, as mesmas emoções. 
E se, por conta de um vírus, estamos unidos na perplexidade, na tensão e no sofrimento, será que não poderemos por uma séria reflexão, e grande mudança, nos unir numa rede de solidariedade e de amor?
A Páscoa de 2020, vivida em situação dramática, significará, realmente, uma passagem?

Comentários

  1. que linda a mesa. confesso não ser fã de bacalhau. só como se vou em alguma casa que tenha. desde 2015 essa data passa em branco e em luto. então não comemoro mais. não sou religiosa e a religiosa q unia a família foi embora na páscoa de 2015. então passei como sempre. sozinha e em reflexão. mas todo ano eu relembro o ovo de páscoa q ganhava. mantenho a tradição em homenagem a quem me presenteava. mas como fora da data. comi antes. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Que bonita reflexão, querida amiga!

    A situação de confinamento que todo o mundo está vivendo, talvez, haja uma passagem, uma m mudança a solidariedade, a fraternidade e a igualdade, talvez, mas tenho minhas dúvidas.

    Sua mesa está linda e bem decorada. Você e o Sr. Berto, creio ser seu marido, estão lindos e mto distintos nas fotos.

    Aguardemos dias melhores e mais felizes.

    Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  3. Foi linda a tua Páscoa. O prato bem preparado, a mesa no capricho, flores, o amor ao lado e as vozes lindas na tarde! Faltaram os familiares.Aqui também.Uma pena, mas estamos a nossa parte fazendo! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Que bonita reflexão, querida Heloisa. São tempos muito difíceis e estranhos, esses que estamos vivendo. Penso que o pior é mesmo o isolamento. Penso na minha mãe com quem todos os dias falo ao telemóvel, mas que se sente tão só e triste. Mas há que pensar a longo prazo e também isso irá passar.
    A sua mesa estava linda e festiva.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Helô,

    Estamos passando por uma situação incrível, tão surreal e inesperada que até parece ficção. Mas o melhor jeito de atravessá-la é mesmo relevando os aspectos negativos, aqueles que tendem a nos deprimir, e nos fixando no lado bom... o de estarmos livres do vírus e próximos.
    A Páscoa de vocês resultou bonita e gostosa, apesar de tudo. A mesa ficou linda e este bacalhau (também fizemos bacalhau na Páscoa, rsrs) deve ter ficado muito saboroso.

    Um beijo e bom domingo

    ResponderExcluir
  6. A mesa ficou linda e o prato então...ai que delícia!!
    Temos que nos reinventar, observar ainda mais os limites físicos para evitarmos acidentes.
    Não sou otimista mas torço para acabar logo, a vida não será a mesma, mas um pouco da velha rotina é um desejo grande.
    Ah, amei sua toalha rendada vermelha!
    Abraço e boa semana, Heloisa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê