Por onde estão?
Já comentei que iniciei meu blog no ano de 2008, numa época em que os blogs fervilhavam. Fazíamos uma pesquisa pelo assunto, e passávamos a acompanhar o blog que nos atraía. Pelos comentários, íamos conhecendo as pessoas, e aumentando o número dos blogs que seguíamos.
O dia sempre começava com a leitura dos blogs amigos. Havia uma troca interessante de comentários, e o início de muitas amizades que muitas vezes saíam do mundo virtual e passavam para o físico.
Tive a oportunidade de conhecer algumas blogueiras residentes em outros países, e nossos encontros foram muito agradáveis. Em Lisboa conheci as irmãs Claudia e Isabel Marques, e a simpática avó Gabriela, que morava em Torres Vedras e que foi nos visitar em Lisboa, na companhia de filha e neta.
Quando em Aix en Provence, conheci a Ana Tereza, uma brasileira que havia se transferido para a Provence, e que foi me visitar no hotel onde eu estava hospedada, com seu filhinho que na época (2009) tinha 1 mês.
Conheci, também, numa das suas vindas ao Brasil, a Claudia, brasileira residente na Noruega, que ainda continuo a acompanhar por uma rede social.
E, ainda, tive encontros com blogueiras residentes em São Paulo e no Rio.
No campo virtual, sem ter tido oportunidade de encontros, estabeleci fortes laços com a Marly, Chica, Ana Maria, Pedrita, Pilar ...
Enfim, a atividade de blogueira sempre foi muito prazerosa.
Acontece que com o aparecimento das redes sociais, muito blogs foram deixando de funcionar. E, da lista extensa de blogs que eu seguia, poucos restaram.
Eu mesma havia pausado meu blog, e ficado alguns anos sem escrever. Antes dessa parada grande, tinha havido uma interrupção por certo tempo.
É dessa época o texto Ainda há vida para os blogs?
Agora que retomei a atividade, espero que com mais decisão, procurei a lista antiga de blogs para poder contatar suas titulares, e constatei, com pesar, que dá para contar em uma mão o número de blogueiras conhecidas em atividade.
Por onde estão as demais?
Quem sabe algum dia, uma ou outra comece a voltar, assim como eu fiz?
Esse texto saudoso me fez dar uma passeada pelo meu blog e ver registros muito gostosos, sobre encontros com blogueiras e, também um post com um tema semelhante a esse. Os links mostrando a Ana Tereza e a Claudia você pode ler clicando no link do nome delas, em azul. São narrativas saborosas.
E o texto com tema semelhante a esse, você encontra aqui.
Clique no azul e, novamente, no link azul que abrirá.
Oi,Heloísa! Impressionante mesmo o número de blogues e amigas que desistiram de blogar,interagir e foram para as redes mais fáceis, sem tanto a ler!
ResponderExcluirPena,né?
Por isso vamos que vamos continuar enquanto der!
beijos, tudo de bom e nós nos acompanhamos, mesmo apenas virtualmente, há muiiiiitos anos!
Linda semana, chica
Puxa, uma pena mesmo a redução da atividade de bloggar, mas que as antigas blogueiras estejam bem e reapareçam para novos encontros, sempre tao bons, com quem nos identificamos, mesmo à distância. Beijos, Pri
ResponderExcluir