Festa junina



“O balão vai subindo

Vem caindo a garoa

O céu é tão lindo

A noite tão boa ...”

Quantas lembranças do céu pontilhado de balões, e das noites frias com garoa. Quantas lembranças das festas juninas com quadrilhas, correio elegante, cadeia. Dos fogos de artifício para soltar com as crianças: buscapés, vulcõezinhos, estrelinhas, chuvas de ouro, estalos e bombinhas.

Hoje não temos mais balões – nem podemos ou queremos ter. Não existe mais a famosa garoa, e os fogos de artifício praticamente desapareceram (sobraram somente os foguetes, usados em comemorações diversas). E até o frio do mês de junho está meio escondido.

Mas o encantamento das festas juninas permanece. Nas músicas típicas, nas bandeirinhas, na pipoca, no amendoim, na canjica, no quentão, e nas crianças vestidas de “caipirinhas”.

E aqui "minha caipirinha", pronta para uma festinha.


Já falei sobre as festas juninas anteriormente, inclusive fazendo uma comparação entre as festas juninas de Portugal e do Brasil. Também já falei sobre as simpatias juninas, contudo mesmo sem muito mais para falar, não quis deixar passar o mês de junho sem qualquer registro.

E como hoje é dia 24 de junho:

"... São João, São João,

acende a fogueira

no meu coração."

Ilustração daqui.

Comentários

  1. Oi, Helô

    É verdade o que vc fala.
    Também tenho saudades das festas juninas do meu tempo de infância. Era bom demais, não tínhamos medo de assaltos, brincávamos livres, comíamos tantos doces...

    Sua neta está cada dia mais linda. Parabéns!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  2. Linda caipirinha e bom S.João por aí!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. VC É SUA CAIPIRINHA ESTÃO LINDAS!
    ADORO FESTA JUNINA!
    BEIJO

    ResponderExcluir
  4. Gosto do clima de festa junina, as roupas, as comidas, a diversão, todo mundo entra no clima e vira uma festa muito legal.
    Que belezura de caipirinha está a Isadora.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi, querida
    Neste mês fui a duas e me esbaldei dançando quadrilha como não fazia há 40 anos... acredita?
    É bom demais,né?
    Lindo o que postou!
    Bjs e serenidade pra vc.

    ResponderExcluir
  6. Que linda! Adoro festa junina. Meu filho dançou frevo este ano, foi tão bonito!
    Pena que na maioria das vezes as escolas acabam inserindo cultura estrangeira à festa, como a minha menina que dançou como cowboy. Adoro a quadrilha tracional, com direito a noivos e casamento no meio da dança.
    E as comidas: adoro pinhão!
    Parecem que as festas juninas de rua também acabaram. Antigamente as igrejas promoviam e às vezes a vizinhança de algumas ruas também preparava. Hoje em dia, não sei se por conta da insegurança, fica restrito às festas na escola e algumas igrejas maiores. Uma pena...

    Bjs, Elaine

    ResponderExcluir
  7. Olá, Helô,

    Na minha falta de tempo, estou tendo que ler os posts dos blogs amigos de dois em dois, rsrs. Sabe que eu tinha intenção de iniciar o meu post recém publicado com esse verso que você usou? Só não o fiz porque ele ficaria ainda maior do que ficou, rsrs. As festas juninas são tão gostosas! E também sempre evocam outras festas e outras delícias passadas, não é verdade? Gostei do post e adorei a sua 'caipirinha' pronta para a festa!
    Ah, e quanto às estrelas é mesmo lamentável que elas não possam ser vistas por muitas crianças de hoje, acho que isso as empobrece em muitos sentidos!
    Beijinho e boa tarde.

    ResponderExcluir
  8. Heloísa, a Isadora está lindinha de caipirinha e você está uma beleza de vovó coruja. (nossa vestimenta diária, não? rsrsrs)
    Fests juninas são deliciosas e é uma tradição que não podemos perder.
    Tenho um irmão João Baptista, nascido no dia 26/06, com um pequeno problema e teve o nome do santo para que sobrevivesse, o que aconteceu. Fará 50 anos daqui a dois dias. Tem um problema neurológico, mas é nosso mascote, um eterno menino.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Helô, pois é amiga as festas juninas já nao são como as dos velhos e bons tempos.
    Tb. já falei sobre esse assunto ano passado e compartilho da mesma oipinião.
    Agora coisa gostosa mesmo deve ser ter uma netinha vestida de caipirinha se exibindo para a foto junto com a vovó...ai qui dilicia isso (melhor que bolo de milho heim?).
    Quero agradecer as palavras de apoio no meu blog, e dizer que aos poucos vou tentando retomar...
    bjk e feliz dia de Sao João!

    ResponderExcluir
  10. Helô tb. gosto muito de Festa Junina, mas realmente as festas que me lembro de qdo. eu era criança tinham um saborzinho diferente, mais especial.
    Qto. a sua caipirina, linda como sempre....e Viva São João!

    ResponderExcluir
  11. Helô, Fiquei boba de ver como a Isadora está enorme! E linda é claro!
    Adoro este clima de festa junina. É tão gostoso! Na semana passada fui numa festa em que estavam todos vestidos à carater, até os adultos e foi super legal. Pena que com este frio meus pequenos estão doentinhos e choraram a festa toda...
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que fofa! Ela está a crescer a olhos vistos :)

    ResponderExcluir
  13. Que lindas vocês duas!
    Ah, eu adoro festas juninas! Aliás, eu adoro festa, de maneira geral, rs... Mas sou fã especialmente de manifestações populares e tradições, nada como uma festa junina bem típica, né?

    beijo grande (e muito obrigada pelo comentário no meu post de aniversário!)

    ResponderExcluir
  14. As duas "caipirinhas" não poderiam estar mais felizes! Que semblante delicioso!
    Bjão

    ResponderExcluir
  15. Que linda, Heloisa!

    A música de São João que eu mais gosto é uma que a minha avó cantava, e me ensinou:

    Chegou a hora da fogueira
    É noite de São João!...
    O cé fica todo iluminado,
    fica todo estrelado,
    pintadinho de balão...

    E por aí vai. Sei a letra inteirinha! E ensinei aos meus filhos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Hoje, o melhor das festas juninas, é essa caipirinha! Muito linda! Mas um dia ainda quero ir conhecer o São João do Nordeste, que deve ser muito arretado!
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Heloisa, boa tarde.

    Um feliz e reconfortante fim de semana pra si e família.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  18. as coisas vão mudando, inclusive o clima.

    ResponderExcluir
  19. Este ano quase nem me lembro que é o mês dos "santos populares", anda tudo muito discreto por aqui, o que se ouve mais são as horríveis vuvuzelas...

    A Isadora está linda!
    Já agora, Heloísa, gostava de saber o que é uma garoa, nunca ouvi essa palavra... :)
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Ai que saudade de festas juninas! E esta musica então, tão gostosa!
    Caipirinha mais linda a sua netinha! Ela está cada dia mais linda!
    Parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Nossa, que mocinha mais linda está a Isadora!
    Linda caipirinha!
    Você é uma felizarda, pois está podendo reviver todo este tempo de festinhas junto com sua neta, que legal!
    um beijo grande carioca

    ResponderExcluir
  22. Helô, tenho um tio que todos os anos é sagrado, ele faz o terço no sitio dele em Minas, os comes e bebes também, acende a fogueira e tem o mastro também.
    bjuss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê