Peras ao vinho



Muitas vezes fazemos uma receita durante um certo período e, depois, a esquecemos. 
Deixamos de fazer, sem nenhum motivo, e adotamos outras.
Parece, mesmo, que não é muito comum manter a fidelidade nessa área. 
Ora porque surge um novo ingrediente, uma nova forma de usar um conhecido, ou então algum pouco usado entra na moda.
Sim, os ingredientes culinários também entram na moda. 
E lá vamos nós experimentar novas receitas.
É evidente que existem algumas que permanecem inatingíveis. São tradicionais e dificilmente são deixadas de lado.
Outras, usadas eventualmente, acabam sofrendo esquecimentos.
Foi o que aconteceu com a minha receita de Peras ao Vinho. Há tempos não a usava, embora seja simples e tenha um ótimo resultado.
Ontem, bastou perceber na geladeira umas peras meio esquecidas, para lembrar na mesma hora dessa sobremesa deliciosa.
Em dois tempos estava em ação e, logo depois, no meu almoço de domingo, estava saboreando minhas peras ao vinho.
Como está difícil compartilhar notícias, aproveito para compartilhar receitas.


                        Peras ao vinho
3 peras
1 xícara e meia de vinho tinto
1 xícara de água
1 colher (sopa) de açúcar.
 5 cravos e um pedacinho de canela.

Descascar as peras, conservando o cabinho.
Levar ao fogo os outros ingredientes, em panela pequena. Quando começar a fervura, colocar as peras e conservar em fogo médio.
Ir virando as peras, com cuidado, para que cozinhem por igual.
Em 30 minutos elas deverão estar prontas. Podem ser saboreadas quentes, em temperatura ambiente ou geladas.
Sós, ou acompanhadas por uma bola de sorvete, ou creme batido (chantilly). 

Recomendo.

Comentários

  1. Aaaamo pêras ao vinho! Vou experimentar sua receita. Depois eu te conto...
    Beijos
    Zaira (WhatsApp)

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa o Kiko adora essa sobremesa. Muito boa e tens razão: em face às notícias que nos assolam, melhor as receitas! beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. eu amo receitas com pera. concordo plenamente, tem a época de cada prato. aí pra variar ele some do cardápio e esquecemos por completo. eu gosto de peras com gorgonzola e mel no forno para comer com comida salgada, de vez em qd compro mas faço com muçarela (e eu tentando lembrar como ficou esse ingrediente depois da reforma ortográfica). beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Oi Heloisa, ficou linda sua receita, a gente se habitua com certos ingredientes e esquece de testar outros, depois de programas tipo Master Chef tenho me aventurado um cadim mais.
    Vou tentar esta receita, parece simples e saborosa.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe fazia!!!. Há anos não como essa sobremesa que é realmente uma delícia.Boa lembrança, junto vem outras boas memórias da infância!!

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe costumava fazer e eram uma delícia. Tem razão Heloisa, há receitas que acabamos por "esquecer" porque outras novidades aparecem e esta é daquelas que vale a pena recordar e fazer.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê