Amigas para sempre

Algumas se conhecem desde os 5 anos de idade; outras, desde os 10, 13, ou 15 anos de idade. Uma coisa é certa: todas nos conhecemos há mais de 55 anos.55 anos! Vocês podem imaginar uma coisa dessas?Fomos colegas numa escola tradicional de Santos, onde passamos bons anos da nossa infância e juventude. Casamos, tivemos nossos filhos e estivemos distantes durante muito tempo, cuidando da família e do trabalho.Há pouco mais de 20 anos, temos procurado nos reunir pelo menos uma vez por ano, para retomar e atualizar nossas conversas. É raro, nessas reuniões, não lembrarmos de algum fato curioso ocorrido no nosso tempo de escola, e rirmos com aquelas risadas gostosas, como se ainda fôssemos colegiais.Antes de ontem, estivemos reunidas em São Paulo, para comemorar os 70 anos da Ana Maria (nossa caçulinha), que estava cercada por seus familiares, amigas conquistadas em São Paulo, e 12 das amigas que cresceram juntas, num tempo que já vai longe, mas que ao mesmo tempo está tão perto. Tão perto, que ainda dá para escutar a canção de aniversário que cantávamos nas festinhas de nossos 15 anos, idade que era comemorada de uma forma muito especial, assim como estamos comemorando, agora, nossos 70.

A foto acima foi tirada em maio de 1951. Sou a primeira, do lado esquerdo, da 1ª fila superior.

E, aqui, fotos tiradas em dezembro de 1980 e outubro de 2005.
Na 1ª, de dezembro de 1980, tirada no pátio do colégio, também aparecem a Madre Madalena, nossa antiga professora de francês, e a Madre Loyola. Sou a 1ª, à esquerda.
As duas outras foram tiradas em outubro de 2005, uma na capela do Monte Serrat e outra no bondinho de Santos.



.

Comentários

  1. Ai, vovó Helô!!! Vc e suas histórias tão lindassssssssssss... Que doçura!!! Bjocasssss

    ResponderExcluir
  2. Como era essa canção de aniversário dos 15 anos? Se conseguir postar com o som melhor ainda!!!! Se não der, só a letra já está bom. bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Heloisa,vc está me surpreendendo,hein??

    Está se revelando uma ótima contadora de fatos!!!

    Estou adorando!!!

    A minha turma de formandas do Normal tb se reunia uma vez por ano para tomar um chá e,como vc disse relembrar a nossa época de juventude.

    Mas,faz tempo que não nos reunimos...

    Os nossos dois últimos encontros foram tristes...

    O último pq foi adiantada a data a pedido de uma amiga,Marta,pois estava com câncer,morava em São Sebastião e ,achava que não tinha mais tanto tempo de vida.

    Fizemos o nosso encontro e,depois de um m~es ela faleceu.

    O penúltimo tb marcou pela trizteza...tinha falecido o filho de uma delas.

    Bom,não sei...mas depois desses dois últimos,parece que as pessoas desanimaram um pouco..

    Esse ano ainda entrei em contacto com uma delas,para ver se nos reunimos outra vez...

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Michelle Rosa, obrigada pelas palavras lindas. Como disse na abertura do meu blog, meu objetivo é que, falando sobre netos, filhos e mães, a gente fale sobre a vida.
    Norminha, adorei seu comentário. Estamos falando sobre a vida, que tem momentos de alegria e felicidade, e momentos de tristeza. Reunindo as amigas, temos oportunidade para vivermos momentos de alegria e repartirmos as tristezas.Continuem a se reunir.
    Pri, sem pretender, passei a idéia de que existe uma canção própria para os 15 anos. A canção eterna é o "Parabéns a você".
    Beijos a todas.

    ResponderExcluir
  5. Oi gente ten coisa melhor do que amigo amigo de verdade aquele amigo q em dias de festa chega mais cedo para ajudar a arruma e sai mais terde para limpar a bagunça , amigo q te empresta o Cartão mesmo sabendo vc já estourou o seu , ou até mesmo aquele amigo q tem q falr firme e forte pra vc ver que a vida não é linda nos q complicamos ???

    Pois é que DEUS abençoe essa amizade eterna !!!!

    ResponderExcluir
  6. Com minha amiga mais antiga, a Cristina, já passamos das Bodas de Prata. Agora, com quase 28 anos de amizade, são os nossos filhos que começam a deles...

    ResponderExcluir
  7. Que idéia fantástica voce fazer um Blog!
    Foi ótimo conhecer a Isadora, que é uma fofura e realmente voce deve estar felicíssima por ter uma netinha, pois é deliciosa a sensação de ser avó!
    Que bom ter mãe ainda bem, lúcida e que ainda brilha os olhos ao ver um nêne,que é sua bisneta!!!!!!!!!!!!
    Adorei a lembrança dos nossos anos de Colégio, que embora longinquos ainda nos parece que foi ontem.Não consegui ver Mère Madaleine na foto( talvez por ela estar sem o Hábito).
    Realmente nós fomos abençoadas por mantermos essa amizade de mais de 60 anos tão viva, tão carinhosa, pois esse tipo de amizade é algo de um valor inestimável porque é extremamente sincera.
    Parabéns pelo seu Blog e vou acessa-lo sempre para acompanhar as novidades´
    Meu beijo carinhoso.
    Gilda.

    ResponderExcluir
  8. As fotos ficaram ótimas, dá para ver bem.

    ResponderExcluir
  9. Ai ... vovó helô... q delicia... tenho antigas amigas tb q parecem ser minhas irmãs (10, 15,19 anos de amizade), e geralmente nós rimos, como adolescentes ao lembrarmos das coisas q passaram... é gostosos ter esses laços q nos parecem eternos, q definem uma parte de quem somos, mas me pergunto se teremos a sorte de quando , com netos nos braços , poderemos nos encontrar ainda e sermos tao felizes como fomos...
    Minha avó ja faleceu mas ela tinha um LINDO grupo de amigas fieis q se reuniam e ate viajavam juntas... era uma coisa bela de se ver e eu achava q aquilo fortalecia minha historia...
    q bom...
    as fotos estao o maximo
    eu tenho 28 anos, mas estudei num colegio suuuuper tradicional tb e era so para meninas, o uniforme era: meia ate os joelhos, saia pliçada, camisa e colete e o sapato tinha q ser de verniz... esse tipo de colegio deixa muita coisa de lado, mas tb, fortalece nossas relaçoes com as colegas de uma forma muito, muito profunda.
    foi divertidissima a experiencia.
    e foi delicioso ver suas fotos e ler suas palavras...como sempre !

    ResponderExcluir
  10. querida amiga
    fiquei muito sensibilizada com suas palavras carinhosas
    como sempre você é uma pessoa especial. sinto-me uma previlegiada por fazer parte desse grupo amigo e eternamente unido
    OBRIGADA!!!!

    ResponderExcluir
  11. Queridas comentaristas,
    Realmente é muito bom participar desse grupo que já comemorou "bodas de ouro" de amizade e que, até hoje, se encontra com bastante entusiasmo.
    Beijos
    Heloísa

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da nossa foto de quando éramos garotas (3ª série ginasial). Também gostei das outras fotos em que já não somos tão novas.
    Ainda não sei lidar com internet e só apareci hoje porque estou na casa da Heloisa Helena que está escrevendo para mim.
    beijos para todas,
    Isa (Heloisa Maria)

    ResponderExcluir
  13. Que lindo esse post e tão bonita a fotografia dos tempos de colégio. Que bom que vocês se encontram ainda. Isso é maravilhoso. Às vezes penso em alguns colegas do liceu e como nunca mais soube nada deles. Perdi completamente o contacto com alguns.
    Gostaria de encontrá-los mais uma vez.
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê