O despertar da fala.

Tudo começou com um "ééé...". Com menos de um mês, a Isadora já olhava bem firme para a mamãe, observando bastante e parecendo querer se comunicar com seu sonzinho "ééé.................". Aos poucos foram surgindo outros sonzinhos, com os quais ela parecia participar das conversas. O interessante é que a gente pedia para ela falar um pouquinho, e lá vinha ela, pequenininha, com seu "ééé............". Depois, as palavrinhas, papá, mamã, ága (água), nenê, titi, não (com bastante ênfase), gogói (dodói), pepê (chupeta), mamá, bóia (bola) e muitas outras. É claro que, entre essas, ela também falava vovó. Mas é inexplicável : não sei dizer quando ela falou pela primeira vez essa palavrinha que eu adorei, e adoro, ouvir.

Quando completou um ano, seu vocabulário era bem reduzido. Depois, foram se incorporando novas palavras ( a vovó ensinou a falar "sim", para equilibrar com o "não"), e ela passou a juntar duas : "é meu"( com bastante propriedade), "nenê qué", e três : "eu pego, tá?" (quando alguma coisa caía no chão).

Continuou a gostar de falar "é". Toda vez que contamos alguma coisa para ela, surge a vozinha delicada em tom de interrogação : "é?", como se estivesse dizendo "é mesmo ?".

De repente, maravilha das maravilhas, quase completando dois anos, houve o despertar da sua fala. É uma coisa fantástica de ser observada. Dos sonzinhos, passando pelas poucas palavras e pequenas frases, há a incrível explosão da fala. Nossa menininha parece conhecer todas as palavras do nosso dia-a-dia, e nos surpreende a todo instante.

É, ou não, um enorme privilégio poder assistir a esse maravilhoso desenvolvimento ?

No vídeo acima, produzido pela vovó Helô, a Isadora tinha somente 25 dias de vida.

Comentários

  1. aiiiiiiiiiiii,eu AMEI esse video!
    Que fofa a Isadora!
    Muito bom, ne, ver e lembrar de todo o desenvolvimento, do milagre da vida e do quanto vale a pena fazer tudo pelos filhos!
    ADOREI!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai, meu Deus, não acredito que ela já foi "pititica" assim. Meu bebê! tá muito linda. Mas tadinha, ela chora no final do filme!!!! Mas acho que vc tem outros ela falando mais o "éééé..." Lembrei bem! O post retrata bem o desenvolvimento da fala mesmo. bj, pri

    ResponderExcluir
  3. Vovo helo,
    se todas as avos tivessem a delicadeza das suas atitudes e a duçura da fala da Pri... q mundo feliz teriamos !
    Alias..."temos um mundo feliz"...mas poderia ser mais ainda...
    Esse comecinho, qdo o nosso bebe é tao pequeno desperta em nos uma fala doce e atitudes mais delicadas mesmo...tudo é tao cheiroso, gostoso, lindo e a nossa mente nao para de repetir a mesma pergunta: "sera que tudo isso é de verdade? saiu de mim tamanho milagre? o q sera q eu fiz nessa minha vida q merecesse tamanha recompensa?"
    sublime o video...
    ai q delicia!
    ma

    ResponderExcluir
  4. É realmente impressionante quando nos deparamos com a evolução (constante) dos nossos pequeninos, eles são como vc mesmo citou: SURPREENDENTES!

    E nos enchem de orgulho, não é?

    Bjocas 1000

    ResponderExcluir
  5. Heloísa,

    estou feliz por vc ter colocado essas "chamadas" para postagens mais antigas.

    Adorei ver esse vídeo da Isadora tão bebé, e gostei muito de ouvir a sua voz! É estranho, mas agradável, ouvir a voz da pessoa que só conhecemos por foto e por troca de ideias...

    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Apelidos

Achados e Perdidos

Losangos com glacê