Letra H




Tive a ventura de acompanhar todo o desenvolvimento da linguagem oral da minha netinha Isadora, desde seus primeiros sonzinhos de recém-nascida, até a formação de frases completas. Ela está com 3 anos e 3 meses, e a cada dia me surpreendo com seu vocabulário extenso e com a correção da sua fala : não comete qualquer deslize nas concordâncias verbais.

Outro dia achei maravilhoso ela estar conversando comigo sobre instrumentos: "sabe, vovó, eu queria tocar um instrumento de cordas." Nossa, eu nem sabia que ela já falava em instrumentos musicais, e muito menos que fosse capaz de classificá-los.

Agora, sinto que está começando uma nova fase, a da linguagem escrita, e ontem tive a oportunidade de ver seus primeiros passos nessa área. Com esse "tamanhinco", minha menininha começou a escrever sozinha a "minha letra".

Ela estava brincando com uns adesivos de letras e reconheceu sua letra (I) e a letra da mamãe (P). Daí me perguntou qual era a minha letra (H) e a do titio (G). Colou as letras e continuou brincando.

Eu saí de perto e, logo depois, fui chamada para ver o que ela havia escrito: a letra da vovó, com canetinha vermelha e letra bem firme. No meio escreveu sua letra (i), com a bolinha encima. Achei realmente incrível a facilidade com que ela memorizou e escreveu "a letra da vovó", e fiquei muito orgulhosa pelo fato da letra H ter sido uma das escolhidas para o início do seu caminho pelo mundo das letras.


Há algum tempo, falei aqui sobre o desenvolvimento da sua fala, colocando até um pequeno vídeo com seus "sonzinhos" de bebê.

Comentários

  1. São fases marcantes e muito especiais :)

    ResponderExcluir
  2. Que post incrível! E que criança mais ainda!!! Como temos falado, a Isadora já tem grande interesse pelas letras, pelo aprendizado. E o scaner da escrita foi demais.
    parabéns à vovó tb! bjs, Pri

    ResponderExcluir
  3. Oi, Heloísa. Que encanto a sua linda Isadora. Nesses dias de hospedagem da filha, pude ficar mais próxima de Estevão, que tem 2 anos e 7 meses. Incrível seu desenvolvimento da fala, também articula bonitinho, usa "esses" e "erres" nos lugares certos, uma graça! Eles são realmente nossos xodós! E como o tempo passa rápido, né?
    Beijinho pra Isadora, essa menininha linda e esperta!

    ResponderExcluir
  4. É mágico acompanhar esse desenvolvimento das crianças. Ela está bem precoce! Com 3 anos e meio já começa a querer escrever. Carolina também foi assim e nós temos imensos "rabiscos" guardados para ela ver mais tarde. E muitos desenhos também onde podemos ver a passagem das várias fases.
    Muito linda a sua netinha. Que avó babada, hihi, e com razão para isso!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. OI Helô, tudo bem?
    Sumi quase 2 semanas, estava trabalhando direto aos sabados e domingos também, e este fim de semana fui visitar meus sogros, e sem contar que peguei uma gripe que não me abandona.
    Bjusss

    ResponderExcluir
  6. Helô, que encanto acompanhar tão de perto todas as fases da isadora!
    Ela está muito sabida.
    Beijos às duas!

    ResponderExcluir
  7. Oi Heloisa
    Que gracinha a Isadora já em contato com a escrita!

    O Rodrigo, também, cada dia me surpreende mais, com cinco anos adora escrever tudo que aprende na Escola e, uma das letras que mais gosta, por incrível coincidência, é a inicial de seu amigo Hermes, veja só. Acho que é porque não tem som, é diferente das outras.
    Nós ....e os nossos netos queridos...que corujice, não?
    Delícias da vida.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Que delícia, Heloisa, acompanhar o desenvolvimento da netinha, hein? E tem que botar a menina para aprender um instrumento de corda, bem devagarinho, pois esse é um pedido incomum nessa idade.

    Quanto à foto, se vc olhar bem no meio coração ainda tem um casal apontando um castelo no céu. É muito linda mesmo!

    Beijos, boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Querida Helô!
    As crianças estão surpreendendo-nos a cada instante e sua Isadora é realmente uma menininha tão vivaz e inteligente que você tem mesmo que ficar atenta a tantas situações que vão aparecendo para poder relatar e mostrar pra gente.
    Acho que ela teve a quem puxar, né mesmo! Parabéns!

    Marido foi pro Canadá só por 4 dias, mas é lá em cima perto do pólo norte e eu não quis saber disso agora não, tô cansada, quero ficar no meu cantinho por enquanto.
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  10. A Isadora é um encanto... seus posts me dão uma saudade tão grande dessa fase da Isabella... agora que já está mocinha, no auge dos seus 12 anos, virá o Albertinho, e eu poderei reviver essas coisas tão gostosas que as crianças nos proporcionam!
    Bjo grande,

    Mari

    ResponderExcluir
  11. O encontro da criança com a escrita deve ser assim, desprentencioso e espontâneo...Como educadora sou radicalmente contra crianças em escolas tão cedo e forçadas a fazer exercícios intermináveis e enfadonhos...Meus netos só irão à escola quando quiserem e pedirem, e, se não gostarem poderão ficar em casa com a vovó, até que seja necessário ir mesmo...(espero em Deus que seja assim).
    Uma graça sua neta, lembro dela dormindo como anjo...Bjs

    ResponderExcluir
  12. Ai, Helô!

    Que coisa mais linda esse registro! É tão bom poder acompanhar o progresso das crianças, não é mesmo? E a Isadora é mesmo especial, parabéns a vocês!!

    beijo grande!

    ResponderExcluir
  13. Que fofissima está a Isadora. É Helô estamos iniciando uma nova fase né, lá em casa estamos nessa também, o conhecimento das letras e da coordenação motora para escreve-las, estou adorando essa fase. Adorei a imagem da escrita dela. Muito fofa!
    Saudade dos post da Pri com fotinhas da Isadora.
    Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  14. Helô, Vcs estão de parabéns pela Isadora! Inteligente, esperta, doce e sensível! Sem dúvida nenhuma ela é uma criança muito educada e muito amada.

    Lindo vê-la tão pequena e tão esperta, já escrevendo.

    Beijos e boa semana!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê