Ricota, para quem gosta


Adoro partilhar coisas boas, e no último domingo fiz uma sobremesa que ficou tão gostosa que vale a pena mostrá-la.

Além de gostosa, é simples de fazer, e fica bem bonita. Mas tem uma coisa: só quem gosta de doce de ricota é que vai apreciá-la.

Como eu gosto bastante, e sou adepta da Cozinha Fácil, acho que vou repeti-la no Natal.

Quem me inspirou para essa receita foi a Carmencita, que sempre traz boas idéias para a cozinha. Fiz umas pequenas alterações, e aqui está meu resultado:



Pudim de Ricota

500 gramas de ricota (usei uma que pesava 480 gramas)

1 lata de leite condensado

1 lata de leite (coloquei o desnatado)

3 ovos extras

raspas de casca de dois limões

frutas cristalizadas picadas

Amassar a ricota com um garfo. Colocá-la no liquidificador com o leite condensado, o leite e os ovos. Bater bem.

Juntar as raspas de limão e as frutas cristalizadas (mais ou menos 100 gramas) e misturar.

Colocar em forma de anel, que possa ir ao microondas, untada com manteiga. Cozinhar em potência alta, por 10 minutos.

Aguardar 5 minutos e desenformar. Levar para a geladeira.

As frutas ficaram concentradas na parte superior do pudim. Acho que quem quiser que elas fiquem espalhadas, deve passá-las por farinha de trigo.

Servir o pudim com calda feita com Geleia de Frutas. Usei uma geléia de damasco muito gostosa, uma dinamarquesa (Danish - Apricot), que tem pequenos pedaços da fruta. Mas dá para fazer com qualquer geleia, desde que não seja muito doce, ou com calda de frutas.

Para a calda:

200 gramas de geleia

1 / 3 de xícara de água

1 cálice pequeno de vinho do Porto.

Levar ao fogo a geléia com a água, mexendo para dissolver o doce. Acrescentar o vinho e deixar ferver um pouco, para uma ligeira apurada. Deixar esfriar e colocar sobre o pudim.

O resultado é um bom doce. Bom, mesmo. E o melhor, é que é pouco doce.


Comentários

  1. Helô, você arrasou!!!
    Menina ficou linda a apresentação e essa calda então? Que luxo!!!
    Culinária é isso, temos sempre que dar nosso toque pessoal.
    É como você disse tem que gostar de ricota, porque a pessoa já vem achando que é um pudim cremoso, mas é uma sobremesa de puro queijo,a textura é outra. O doce suave, a calda da preferência que dá um toque a mais, e sofistica uma receitinha tão simples de fazer.
    É uma das minha prediletas, faço sempre principalmente por usar produtos ligths, não vai faltar na minha mesa de Natal.Já fiz com a farinha pulverizada, mas olhe que com as frutas aparente ficou mais natalino, gostei demais da sua sugestão.Bjss

    ResponderExcluir
  2. Helô..ficou linda a sua...eu adoro receitas doce com ricota..ficou incrivel ..bjus amiga..

    ResponderExcluir
  3. Sim, arrasou!
    Gostei tanto que já estou copiando para fazer no meu natal. Lá em casa todos gostam de queijo e ricota também, ademais minha irmã que é diabética estará presente e terei que inventar coisinhas para que ela não fique tentada. Talvez mude apenas o açúcar por aquele magro, sabes!
    Valeu!

    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Heloísa. Que delícia, heim? Adoro ricota, mas da salgadinha ou temperadinha, senão...rsrsrsr
    Não sou muito de fazer sobremesas mas esta vou fazer, pois precisava mesmo de uma sugestão de doce que minha mãe possa comer, já que ela adora mas não gosta de nada muito light.
    Heloísa, li seu recado sobre o "tilti" que seus comentários tiveram,em 2 posts que comentei, mas não os refiz nem lhe comuniquei nada por absoluta falata de tempo. Ou tento postar um pouco, ou leio os blogs, ou ....corro pra lá, corro pra cá...mas uma hora dá pra parar e comentar "gigantescamente" como agora.
    Pelo visto você é animada com o Natal e deve estar "a pleno vapor" nos preparativos. Bj

    ResponderExcluir
  5. Helô querida, que pudim lindo! Nunca comi pudim de ricota, mas como gosto, e muito, acho que vou adorar fazê-lo em casa!!!
    Você é uma cozinheira de mão cheia, amiga... quanta coisa linda tem saído dessas mãozinhas de fada.
    Bjo grande,

    Mari

    ResponderExcluir
  6. Georgia,
    Faça mesmo. É bem gostoso.

    Carmencita,
    Obrigada pela inspiração. Você reparou que eu coloquei leite, na minha receita? Acho que deixa mais leve.

    Iliane,
    Eu sempre estou atrás de receitas com ricota. E essa foi uma revelação.

    Beth,
    Então teremos sobremesa igual, no Natal. Acho que é possível fazer adaptações para a sua irmã. Vou enviar para você por e-mail.

    Lúcia,
    O bom dessa receita é que é rápida. E gostosa. Faça antes para ficar geladinha.
    Logo imaginei que você estava na correria.

    Mari,
    Faça que você vai gostar.

    Beijos para todas.

    ResponderExcluir
  7. Deve ter ficado uma delícia, pelo menos linda já ficou.
    Carmencita arrasa, mato minha fome só de ver as fotos. Você arrasou na sobremesa também.
    Adoro ver foto de comidas e receitas, näo faco nada, mas gosto de ver.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Hummm que delícia e deve ser bem fácil de fazer, né?

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Helô, adorei essa receita!
    Parece fácil e ficou linda!!!
    Só não gosto de frutas cristalizadas, mas posso substituílas por ameixas ou passas. I-sso na mesa de natal deve fazer um sucesso danado!!!
    Um cheiro!

    ResponderExcluir
  10. Fica bem bonita mas eu detesto frutas cristalizadas! Pena, porque adoro queijos no geral e ricotta deve ficar muito bom :)

    ResponderExcluir
  11. Hum, Helo, adoro ricota!

    Acho que esse eu vou fazer... Mas vou trocar as frutas cristalizadas por passas!

    beijo

    ResponderExcluir
  12. Heloisa

    Você me deixou com água na boca. Que delícia de sobremesa. Manda um pedacinho, vai......

    Abs

    ResponderExcluir
  13. Queridinha,
    Passei para uma visitinha virtual, hummmm...deve ser muito gostoso esse pudim! E ficou lindo também, todo colorido com as frutinhas...
    Então um beijinho pra você e para todos os seus!

    ResponderExcluir
  14. Que legal.Vou fazer essa.Meu marido adora ricota. beijos,chica

    ResponderExcluir
  15. Olá Bom dia.
    Tenho visitado o seu blog,e tenho-a visto em vários blogues amigos,desta vez decidi deixar um comentário,não sabia em qual,mas como li Vovó,e eu sou uma avó babada,vim a este,mas já estive a ler como meter musica no blog,e obrigado pela dica.
    Beijinhos e vou adiciona-la,espero pela sua visitinha.

    ResponderExcluir
  16. Huuuum, ricota pra quem gosta! Eu adoro!
    E que receita fácil e rápida! Eu também busco receitas fáceis, apesar de gostar de receitas elaboradas, não tenho muita paciência de preparar uma camada, esperar duas horas pra colocar a próxima, etc.
    Esta está no ponto certo pra mim. Pena que aqui em casa sou voto vencido; ricota e frutas cristalizadas agrada somente a meu paladar. Portanto, sua dica de usar a receita nas Festas de final de ano é perfeita.
    Gostamos da geléia da Queensberry aqui em casa, que também vem com pedaços de fruta e não é tão doce. Mas é sempre bom ter a indicação de outros bons produtos e marcas, não é?

    Bjs, Elaine
    Bjs, Elaine

    ResponderExcluir
  17. Heloísa,

    que pudim incrível, adorei a receita e anotei. Eu adoro ricota e pudins e estou mesmo nunca onda de fazer ricota em casa. Eu fazia sempre uma torta de ricota, mas pudim? nunca tinha visto. Já estou pensando em usar mamão seco que comprei esses dias...

    Beijo,

    C.

    ResponderExcluir
  18. estamos na mesma sintonia, postei hoje este pudim. adorei a sua sugestão vou fazer a sua tambem. bjs

    ResponderExcluir
  19. grata pela visita, vi sim, sabe eu tbm fiz com um vidrinho de leite de coco e um colher rasa de amido de milho, ficou muito bom tambem.
    parazer em passar por aqui. bjs

    ResponderExcluir
  20. SE FICAR TÃO BOM QUANTO ESTÁ LINDO!
    RECEITA ÓTIMA AGORA PRO NATAL.
    SEU BLOG E UMA BELEZA!

    ResponderExcluir
  21. Helô, que delícia!!! Amei as fotos e fiquei aqui salivando...
    Não tem como não ser deliciosa a receita vindo da Carmencita e feita por você!
    Eu só substituiria as frutas cristalizadas por figos secos ou damascos!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  22. Vim convidar você para pegar meu cartão de Natal, no Blog: Arco-Iris Encantado. Ficaria Muito Feliz tb, se você voltasse lá dia 1° de janeiro, é meu aniversário, vou colocar uma lembrancinha.

    Beijo.

    Jacque

    ResponderExcluir
  23. Helô....eu também estou namorando esse pudim....o seu ficou um espetáculo mesmo!
    Deu mais vontade....
    Beijão

    ResponderExcluir
  24. OI Helô, tudo bem?
    Acabei de chegar do serviço e abri seu blog, e dou de cara com essas delicias... ai como queria estar ai pra comer.. hummm !!!!
    Que saudade das comidas brasileiras... bjusss

    ResponderExcluir
  25. Heloísa,
    Achei o seu pudim espetacular. Lindo! Só pode ser delicioso. E, ainda por cima, de microondas!!! É uma maravilha.Grata por partilhar suas descobertas.
    Já estou com a receita copiada para fazer este fim de semana. Digo-lhe o resultado.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Para evitar que seu comentário venha como desconhecido,, por favor, coloque seu nome no final. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Achados e Perdidos

Apelidos

Losangos com glacê